OS PORTUGUESES EM SÃO PAULO



Dando continuidade a uma bela palestra  no CIEE sobre “A presença portuguesa  em São Paulo” muitos conhecimentos foram  acrescentados aos que já tinha por pesquisa  (não academica,mas amadora) resolvi publicar um texto escrito em 2007  que mostra o meu respeito por esse povo tão especial, com caracteristicas marcantes de  honestidade e trabalho. 

Esta é a minha contribuição para que Portugal seja mais conhecido. Aqui vai o texto. 

Sentindo Portugal

O brasileiro em geral só conhece Portugal através do português da padaria, das piadas sempre ofensivas ou gozadoras, da suas predileções pelas mulatas. E fica nisso. Alguns sabem um pouco mais: de vinhos e azeites. Comprovação? É só perguntar a um brasileiro médio se Portugal fica na  Península Ibéria e poucos saberão responder. Quando muito sabem que fica na Europa. 

Mas, PORTUGAL é muito mais do que isso. Conheça PORTUGAL para respeitá-lo e entendê-lo. 

Saiba um pouco da História de PORTUGAL

 - PORTUGAL tem uma bela história passando por Celtas, Romanos, Suevos, Visigodos e Mouros. Estes, que dominaram a região por 8 séculos deixaram marcas  bem perceptíveis. O país se torna independente em 1179 e seus muitos reis vão moldando  o perfil do país.

 - PORTUGAL tem Inês de Castro “ aquela que depois de morta foi rainha” uma bela história de amor.

 - PORTUGAL a partir do século XV  ajuda a  escrever a história do mundo com  numerosas referencias a este pequeno povo, de um pobre país , nos confins da Europa. É quando acontecem as Grandes Navegações. 

PORTUGAL tem no “sebastianismo” o seu mito. O povo não tendo visto seu rei D.Sebastião morrer na batalha de Alcacer Quibir, interpretou a profecia de um sapateiro que previa a volta de D.Sebastião como o novo Messias.  Sebastianismo converteu-se em ingrediente poético.  

 - PORTUGAL pertenceu à Espanha, viveu muitas guerras com a França e Inglaterra, mas continuou o regime monárquico por muito tempo. 

 - PORTUGAL na primeira metade do século XVIII teve D. João V como seu rei  e nesse tempo várias industrias foram instaladas por estrangeiros: fabricas de papel, de vidro, de sedas e uma fundição (para fundir os sinos do Mosteiro de Mafra) Todas faliram. 

 - PORTUGAL teve seu terremoto em 1755 com destruição de 10.000 casas. A reconstrução da cidade levou três anos.

 - PORTUGAL teve Pombal o polemico e controvertido estadista que expulsou a Companhia de Jesus do país e das colônias, teve atitudes repressivas contra o povo e seus inimigos. O despotismo foi sua formula de dirigir, mas seu tempo foi progressista para o Estado que saiu da estagnação nos 27 anos de dominação de Pombal. 

 - PORTUGAL quando foi invadido pelos franceses mandou sua família real para o Brasil e isso teve muita influencia no nosso país. A Família Real ficou no Brasil de 1808 até 1821 quando voltou para Portugal, mas deixou aqui o Príncipe D. Pedro I.

 - PORTUGAL perdeu o Brasil como provedor e voltou-se para a África  tentando fundar um verdadeiro império africano. Novas guerras com Inglaterra, Alemanha e Bélgica. Muitas colônias fundadas. 

 - PORTUGAL se tornou  Republica em 4 de outubro de 1910, mas isso durou só até 1926 quando começou  a Ditadura Militar que em 1933 passa a Estado Novo, apenas um novo nome para a ditadura continuada.  Há um Chefe de Estado – o Presidente e um Chefe de Governo –Primeiro Ministro que é realmente quem governa. 

 - PORTUGAL teve Salazar como Primeiro Ministro de 1933 a 1974 - uma Ditadura Civil. 

 - PORTUGAL teve a Revolução dos Cravos em abril de 1974 e volta o regime constitucional.Continua republica. 

 - PORTUGAL atualmente faz parte da União Européia. 

Esse é um resumo resumido da História de Portugal  que deveria fazer parte do currículo dos cursos fundamentais  brasileiros. Afinal são nossas raízes que precisam ser estudadas. 


Ao longo de sua história Portugal teve sua Arte, sua Musica, sua Literatura.  Saiba um pouco mais sobre Portugal agora de outro ponto de vista. 

 - PORTUGAL tem o maior complexo de arte rupestre ao ar livre do mundo em Côa, região Norte. Há ali 300 gravuras em pedra espalhadas por 200m. Datam do Paleolítico – uns 10.000 a.C.

 - PORTUGAL tem os “castros” castelos de origem pré-germânica, de construções circulares, marcando a presença celta. 

 - PORTUGAL tem inúmeras catedrais  do século XII, de arquitetura românica – Sé de Braga, Sé de Lisboa, Sé de Coimbra. 

 - PORTUGAL tem no Renascimento (século XV e XVI) o que se chamou estilo MANUELINO, um estilo próprio, reflexo da época das grandes navegações. 
É uma arte original, especial. Monumentos com sugestões marroquinas, temas náuticos, visões oceânicas. Mosteiro dos Jerônimos, Torre debelem,  Igreja de Tomar. 

 -  PORTUGAL   tem o Palácio Convento de Mafra cuja construção se entendeu de 1717 a 1750,  no período Barroco.  Leia a história romanceada “Memorial do Convento” de José Saramago

 - PORTUGAL teve pouca expressão musical até pelo menos o século XIII quando aparecem os trovadores, menestréis com as Cantigas de Amigo, Cantigas de Amor.

 - PORTUGAL teve na musica religiosa sua maior expressão musical no século XV com musica polifônica tocada na Capela Real. 

  - PORTUGAL teve sua casa da Ópera inaugurada em março de 1755 e destruída pelo terremoto de novembro de 1755. Não foi mais reconstruída. 

 - PORTUGAL teve a “modinha” gênero musical romântico  importada do Brasil. Tem-se  atribuído à modinha  o papel de antecessora do FADO. 

 - PORTUGAL tem MARCOS PORTUGAL no século XIX, seu compositor de opera portuguesa. É o compositor português mais conhecido. 

 - PORTUGAL tem a Fundação Calouste Gulbenkian (1956) que divulga musica portuguesa do passado e prepara  músicos da nova geração. 

 - PORTUGAL tem o FADO que é o mais belo poema da língua portuguesa. É o símbolo de Portugal. 

 - PORTUGAL teve Amália Rodrigues e Dulce Pontes como cantoras e símbolos do  FADO.

 - PORTUGAL tem Coimbra com estudantes que cantam o fado envoltos em suas capas, com melancolia e tristeza. 

 - PORTUGAL teve Gil Vicente do século XV com seu Auto da Barca do Inferno. 

 - PORTUGAL teve Camões com o épico LUSIADAS que conta a história de Portugal em versos. Quem não conhece “ As armas e os barões assinalados /que da ocidental praia lusitana.....

 - PORTUGAL teve o Padre Antonio Vieira – missionário, pregador, diplomata com seus SERMÕES. 

 - PORTUGAL teve Tomás Antonio Gonzaga que deveria pertencer a nós brasileiros por sua ascendência (pai brasileiro) sua atuação  na revolta com Tiradentes e por sua produção romântica dedicada à sua noiva Maria Dorotéia, com o nome Marilia de Dirceu. 

 - PORTUGAL teve Almeida Garret, Alexandre Herculano, Antero de Quental, Eça de Queiroz...

 - PORTUGAL teve FERNANDO PESSOA  (Alberto Caeiro, Alvaro Campos, Ricardo Reis) 

“O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é rio que corre pela minha aldeia”. 

 - PORTUGAL tem José Saramago (Nobel de 1998) que nos trás a história  de Portugal de maneira romanceada, mas confiável e completa.   Retrata situações de aldeias portuguesas durante a época de Salazar e magistralmente “pinta” o ambiente em “Levantados do Chão”.   Conta parte da história portuguesa na “História do Cerco de Lisboa”. Romanceia a construção do Mosteiro de Mafra  em “Memorial do Convento” . É polemico com “O evangelho Segundo Jesus Cristo” .

 - PORTUGAL teve outro premio Nobel do qual ninguém se lembra. Foi em 1949 o agraciado  foi o médico Egas Moniz que criou uma técnica precursora da lobotomia. No seu tempo, perceber que psicopatologias podiam estar alojadas numa região especifica do cérebro e criar modos de intervenção que realmente funcionaram foi um feito assombroso. 

 - PORTUGAL teve Miguel Torga (Adolfo Correia Rocha) médico escritor de poesia e prosa conhecido mundialmente com sua vasta produção literária traduzida em vários idiomas. 

 - PORTUGAL tem MADREDEUS,  um grupo musical português atual. A sua música combina influências do fado e da música tradicional portuguesa com a música erudita e com a música popular contemporânea, com destaque para a música popular brasileira (sobretudo a bossa nova).

 - PORTUGAL tem escritores quase anónimos para nós que escrevem belos romances.  “Adeus, Princesa” de Clara Pinto Correia é um romance policial  que expõe feridas de Portugal da década de 80 em uma aldeia perdida do Alentejo. Lançado aqui em 2001 foi bem recebido e comentado. 

 - PORTUGAL tem seus vinhos, seu vinho do Porto e esses sim são conhecidos nossos. 

 - PORTUGAL tem azeites, azeitonas, e comidas deliciosas. 

 - PORTUGAL tem seus ditos, sua maneira de falar e de ser, seus significados, suas próprias construções de frase.    “ora pois!”  “Está lá?”  Gajo, Gaja.

 - PORTUGAL tem piadas que eles mesmos contam: “Conheces aquela do homem que pergunta ao alentejano amigo para onde  vai esta estrada e o alentejano responde: a estrada não vai para lado nenhum que faz aqui muita falta, homem” , 

 - PORTUGAL é  o protagonista do texto abaixo transcrito: 
“ Quando o assunto é moda masculina, italianos e franceses levam a fama. Ingleses, apesar da formalidade, também têm lá suas cartas e grifes na manga. O que pouca gene sabe é que  boa parte do vestuário masculino europeu utiliza matéria-prima e know-how de PORTUGAL. País forte em  “private label” ramo da moda que nada mais é que  a terceirização da produção de marcas renovadas. 
Significa que a industria têxtil e confecções portuguesas desenvolvem tecidos de ultima geração e peças incríveis de malharia, lã, linho e couro para Espanha,Reino Unido, Alemanha e França. As mesma peças exportadas da”terrinha” retornam com etiquetas badaladas e preços nas alturas. Em resumo, os portugueses fazem moda , mas não levam a fama.”Revista da Folha – 15 de abril de 2007

  
CONHEÇA UM POUCO DE PORTUGAL RESPEITE-O E AO SEU POVO. 


Abril  de 2007 – Para o curso Narrativas da Contemporaneidade – Cremilda Medina – ECA-USP


Comentários

Blog do Fer disse…
Oi Vovó Neuza! Sempre muito legal teus posts e apontamentos.
Estou te convidando, assim como seus leitores, a visitarem o Blog do Fer e votarem na pesquisa de opinião sobre as eleições para presidente.

http://www.bloggerdofer.blogspot.com/
Caio ¬¬" disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Adorei seu post, sou bisneta de protugueses e fiquei super feliz, além de aprender mais!!bjoo e ótima semana!
Fatita Vieira disse…
Vovó Neuza,

Acabei de conhecer seu blog e estou seguindo-a.

Este comentário não é sobre o post, mas sobre o que li da sua vida, seus gostos, seu passado e presente. Uma maravilha!

Tenho 57 anos, não casei e nem tenho filhos, mas cuidei sempre dos meus pais. Hoje é só do meu pai, que tem 88 anos e dois tipos de câncer, mas é um homem lúcido e que vive bem, apesar de tudo. Minha mãe morreu há 20 anos.

Também tenho um carrinho há 14 anos, do qual gosto muito e é bem cuidado, pois não posso comprar outro.

Tenho uma paixão por um homem complicado, mas vou levando...

Sou feliz com a minha vida e quero chegar aos 80 anos ou mais com toda essa vitalidade que a senhora tem.

Um grande abraço dessa sua mais nova admiradora!
Ricardo Roehe disse…
Conheci seu blog pelo selo de qualidade top.
vi a senhora comentando a respeito dos portugueses em seu blog.
Os portugueses que mais visitam o meu blog.
Gostaria de poder contar com sua ajuda a respeito do que minha família esta passando com a brutalidade de um hospital aqui de porto alegre.
com nosso pai de 77 anos.
gostaria que desse uma olhada em meu blog
http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com
Grato pela atenção.
bjs no coração e que a Luz acompanhe seu caminho.

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS