Postagens

SOBRE O NOVO NOBEL

Noticia amanhecida: todo mundo sabe que a América Latina tem um novo Nobel. O outro foi Gabriel Garcia Marquez. O novo premio Nobel é Mário Vargas Llosa, que de há muito deveria estar incluido entre os  Nobeis. Não sei porque demorou tanto!!!!
Não gosto de  escrever  quando a noticia ainda é “noticia”. Todo mundo escreve, todo mundo comenta, e a vida do escritor é invadida por “xeretas” de intimidades. Comentam e falam de dois ou três de seus livros, em geral os primeiros e que muitas pessoas leram. Desta vez falaram muito de “Pantaleão e as Visitadoras”, “Tia julia e o Escrevinhador”  e “Conversa na Catedral,  eleitos pela midia como representantes do novo Nobel.
Eu li todos esses há muito tempo, preciso até ler de novo. Meus comentários são sempre opiniões pessoais. Pantaleão para mim inaugurou a maneira pessoal de Vargas Losa escrever. Assustei.. Nas primeira 10 ou 15 páginas tem-se a impressão que o editor misturou as folhas . Quando se “pega no breu”  é uma delicia de ler pelo assu…

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2010 – MÚSICA, LITERATURA E ARTES PLÁSTICAS

JULHO Muitos acontecimentos neste mês  e curso da USP que tomou bastante tempo, deixou pouco para a musica. O que valeu foi uma palestra sobre História da Música no curso da Estação Ciência que me fez rever muita história, ler mais sobre música e até organizar um ppt para a palestra. Parece que gostaram. Quem não gostou fui eu.Vou rever tudo e quando puder, faço de novo a palestra, mais cuidada.
AGOSTO
Agosto começou  bem em termos de música.
No dia 3, um sábado às 17h fui ouvir  o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Gosto muito do conjunto.  Muito alegres, bem humorados e em um sincronismo perfeito,   O QUARTETO  foi  o fim de sábado perfeito.  Cyro Pereira e Brahms foram o programa.
Domingo, dia calmo, hora do almoço, fácil de ir ao Centro Cultural de São Paulo, porque o metrô deixa praticamente dentro do centro. Na hora bastante cheio, um auditório de pouco mais de 300 luagares. Como este é o ano de Chopin (200 anos de seu nascimento) a maior parte dos programas tem prestigiado …

ENVELHESCÊNCIA

Ontem voltei no tempo. Um tempo de 60 anos atrás, quando eu dava os primeiros passos em direção ao futuro, entrando na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Era 1948 e eu conheci minhas futuras colegas. Uma delas era o meu modelo: bonita, elegante, fina, educada  , representava para mim o outro mundo, um mundo de elite que eu não conhecia. Durante 4 anos fomos colegas do dia a dia e depois, com a vida correndo, sempre nos falamos e "trocamos figurinhas". Tem duas filhas como eu tenho dois filhos. Poucos encontros reais mas sempre um elo de amizade. Essa era Helena.
Internet, sempre a Internet a juntar pessoas, juntou a mim e Carmen Silvia, filha de Helena. Ela escreve e escreve muito bem. Não resisto em compartilhar com meus amigos as coisas boas que encontro pela vida e hoje estou postando um  texto de Carmen que é simples e completo, emotivo e real.
Aqui vai ele:


ENVELHESCÊNCIA (CARMEN SILVIA VILLAÇA CERQUEIRA CESAR - PSICÓLOGA))

O processo de envelhecimento é co…

NESTA SEMANA DA ÁRVORE veja que coisa mais linda

Pronta para escrever um texto sobre a interação USP, DPH IPT,Corpo de Bombeiros, DEPAVE, Diário do Comércio e uma gletianas curiosas que querem sempre acompanhar tudo o que se faz com a Figueira da Glette, mas não foi mais preciso. Usem o link

http://www.dcomercio.com.br/materia.aspx?id=52501

e verão uma bela reportagem de Valdir Sanches para o Diário do Comércio. Reportagem feita com amor e carinho mostrando o quanto Valdir é um repórter diferente.

PRESTIGIE A SEMANA DA ÁRVORE

Imagem

OS PORTUGUESES EM SÃO PAULO

Dando continuidade a uma bela palestra  no CIEE sobre “A presença portuguesa  em São Paulo” muitos conhecimentos foram  acrescentados aos que já tinha por pesquisa  (não academica,mas amadora) resolvi publicar um texto escrito em 2007  que mostra o meu respeito por esse povo tão especial, com caracteristicas marcantes de  honestidade e trabalho. 
Esta é a minha contribuição para que Portugal seja mais conhecido. Aqui vai o texto. 
Sentindo Portugal
O brasileiro em geral só conhece Portugal através do português da padaria, das piadas sempre ofensivas ou gozadoras, da suas predileções pelas mulatas. E fica nisso. Alguns sabem um pouco mais: de vinhos e azeites. Comprovação? É só perguntar a um brasileiro médio se Portugal fica na  Península Ibéria e poucos saberão responder. Quando muito sabem que fica na Europa. 
Mas, PORTUGAL é muito mais do que isso. Conheça PORTUGAL para respeitá-lo e entendê-lo. 
Saiba um pouco da História de PORTUGAL
 - PORTUGAL tem uma bela história passando por Celtas…

SÃO PAULO DE TODOS OS POVOS programação completa

7º CURSO DE HISTÓRIA DE SÃO PAULO - CIEE “São Paulo de todos os povos”

DATA TÍTULO DA AULA DOCENTE E INSTITUIÇÃO DE ORIGEM 19/8 Os judeus em São Paulo: um mosaico de nacionalidades Maria Luiza Tucci Carneiro (Universidade de São Paulo) 26/8 Sírios e libaneses em São Paulo
Oswaldo Truzzi (Universidade Federal de São Carlos) 2/9 A presença portuguesa em São Paulo: desmistificando algumas imagens
Sônia Maria de Freitas (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) 9/9

Divulgando o curso SÃO PAULO DE TODOS OS POVOS

São Paulo me sufoca com a oferta de cultura cada vez mais e sempre. Cria o problema da multipla escolha porque é impossivel aproveitar tudo o que é oferecido.Em uma primeira triagem escolho caminhos dentro das minhas vertentes culturais preferidas: Literatura, Música, Artes Visuais, Memória e História de São Paulo.Depois, dias e horas possiveis na minha agenda pessoal.
Neste semestre fiquei à espera do que o CIEE iria oferecer sobre a História de São Paulo. A quinta feira já estava reservada. Há anos venho acompanhando as palestrasque primam pela qualidade dos palestrantes e pelos assuntos escolhidos com inteligencia. Nunca repetidos palestrantes e assuntos como a coordenadora Ana Maria de Almeida Camargosempre promete. Dentro de sua capacidade – é docente do Departamento de História da FFCLH da USP - e sua sensibilidade, suas escolhas agradam sempre  a todos.
E não posso deixar de divulgar aquilo que nos leva a um alargamento de horizontes culturais.
CIEE- Centro de Integração Empresa …

MAIS UM PEDAÇO DA MINHA VIDA

ENCONTROS CULTURAIS são reuniões de um grupo de idosos ou não tanto, que, sob a liderança do prof.Terronacontecem às sextas feiras à tarde, na USP. É o nosso dia da semana muito esperado. Neste semestre, a cada semana há um filme diferente, ligado à música, com direções, apresentações também diferentes. Depois do filme, um cafécom “bolinho” de socialização, prepara para os comentários. Nesta sexta, 06 de agosto de 2010, inaugurandoo segundo semestre, e os 200 anos do nascimento de Chopin, o filme foi “À Noite Sonhamos”.
Para mim, um filme vale por um conjunto decaracteristicas: pela época que representa, pelo contexto politico e social onde o enredo acontece, pela relaçãocom artes plasticas, literatura, musica e caracteristicas fisicas do“mocinho” do filme.Técnicas de filmagens, fotografias, iluminação servem de apoio. O filme também vale pelo “meu” contexto social, pelo que ele significou na minha vida, como resgatei a memória desse tempo, como eu era emocional e fisicamente. Como era…