Postagens

PALMEIRAS REAIS -UM PROBLEMA NA USP

Imagem
Oi Cristina Moreno de Castro. Usei alguns dados do seu belo artigo  sobre as palmeiras da USP para compor o texto para  o meu blog. Posso? 
Quando o campus Butantã  da Cidade Universitária foi projetado,  uma reserva de Mata Atlantica   constituida de  flora nativa com  cedros, aroeiras, paineiras, palmitos jussaras e  pimenteiras,  foi identificada  e protegida.  Os primeiros edificios erguidos  no campus -  Edificios  Ernste Marcus (Zoologia e Fisiologia)  e   André Dreyfus (Biologia)  mudaram da Glette para lá a partir de 1958 e mantiveram e respeitaram essa reserva. .
Hoje, 60 anos depois  a reserva está morrendo atacada por uma  invasão de Palmeiras Reais, que alguém trouxe da Austrália. ´Ninguém percebe,  e não se dão conta do problema, chamando a  atenção só o belo verde que as Palmeiras reais  promovem. Mas já se sabia disso há 20 anos.  Nada menos do que 3.000 palmeiras adultas  são as invasoras e as mudas são incontáveis.
 A reprodução  da Palmeira Real  é botanicamente corre…

RESPOSTA AO DESAFIO A- 2011

Imagem
Aos vinte e nove dias do mês de novembro de 1952, numa das cerimônias mais concorrida do Rio de Janeiro, celebrou-se o casamento da índia Diacuí, com o Sr. Ayres da Cunha, funcionário da Fundação Brasil Central, lotado na Base de Aragarças. Às 16h20 teve início a cerimônia religiosa, com a chegada da noiva – Diacuí –apoiada ao braço do seu padrinho o Jornalista Assis Chateaubriand. O primeiro casamento de um branco com uma índia ocorrido no Brasil, foi na época bastante questionado. Havia realmente um forte sentimento de amor do Sertanista pela índia Diacuí ou a pretensão de se tornar um dos herdeiros dos Kalapalos, proprietários de centenas de alqueires de terra no Alto Xingu? Era o que especulava a imprensa.Houve dificuldades burocráticas, pois a maioria se indagava se era correto a um civilizado desposar uma “selvagem”, no regime em que o Código Civil mantém nossos silvícolas. Diacuí e Ayres da Cunha voltaram para a tribo dispostos a viver mais tranqüilos. Isso não aconteceu e Diacu…

UMA SEMANA ESPECIAL - DE MUITO PRAZER

Foi a semana de 13 a 20 de março. Coincidência de acontecimentos, todos eles positivos.  Ou pelo menos eu procuro  o “positivo”
Venho vindo muito cumprimentada por conta da minha imagem no catálogo dos cursos da USP para a Terceira idade e isso me criou uma responsabilidade; motivar professores a oferecer mais cursos e motivar  idoso a frequentar esses cursos. Acho que tenho me saido bem. Falo com muita gente. Muita mesmo. Isso já vem há um mês mas ainda se arrastou por essa semana especial.
No domingo 13, meus lindos netos gêmeos,  Bruno e Tiago passaram a tarde comigo. Não é muito frequente porque, ambos já com 25 anos tem sua vidas próprias. Já sou privilegiada – netos gêmeos.
Na segunda, 14, fui à USP mais cedo porque haveria concerto da Orquestra Sinfônica da USP.Gosto do ambiente, da maestrina e nesta segunda o programa parecia feito para mim. Embora a metade do programa completo (é hora do almoço, o tempo é pouco para os alunos)  ouvi a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky. E o Andante C…

Algumas considerações sobre EL SUEÑO DEL CELTA de Mario Vargas Lhosa

Não sou acadêmica, critica literária,  ou uma profa.como Cremilda Medina  que é capaz de uma análise profunda. Sou  uma leitora comum. Uma   das minhas vertentes culturais é sem dúvida a leitura. Não leio tanto quanto gostaria. Não há tempo material para isso, embora aproveite os tempos de deslocamento em ônibus e metrô e tempos de espera.
 Meu dia de 24 horas é cheio de afaseres porque mesmo aquelas horas destinadaas ao sono  - pelo menos seis horas - são usadas para o rearranjo dos neurônios, quando se resolvem  problemas ou a criação acontece  a partir de flashs. Nas outras 18 horas  roubo não poucas dos afazeres domésticos para cuidar das minhas outras vertentes culturais além da leitura. Trabalho ainda com Memórias resgatadas  e isso me exige pesquisas de atualização..  Não prescindo das minhas músicas e um concerto exige tempo de deslocamento, de  participação  e de posterior assimilação. Isso quando não  pesquiso sobre a obra e o compositor. Sempre tenho que fazer uma triagem po…

AYRTON E SUA GAITA

Continuo tendo meus flashs de memória. Todo mundo tem, só que não presta atenção nem dá continuidade.
Muita gente conhece o famoso flash de memória de Proust  que, ao mergulhar a não menos famosa “madeleine” no chá que tomava na casa de sua tia, teve assunto para escrever os vários volumes de “Em busca do Tempo Perdido” onde relata toda sua vida. Eu prefiro usar o flash “tupiniquim” de Carlos Heitor Cony em que o que detona a memória do pai é  a letra de um embrulho, o nó e até o cheiro.
Feito esse preâmbulo vamos ao meu flash, ao meu resgate de memória. Um desenho  apresentado em um teste  de psicologia  - uma gaita – detonou a memória de um tempo e histórias de familia.
Ayrton, meu marido durante 46 anos,  veio de uma familia de músicos inatos, com “ouvido absoluto”. Tocavam vários instrumentos de “ouvido” e em uma cidade de interior de poucos recursoso musicais tiveram até uma orquestra sinfônca de amadores pelos idos da década de 40. O pai tocava flauta, o irmão, violino, a irmã, pi…

DESAFIO A -2011

Use a memória ou pesquise. De uma semana ou 15 dias dou a resposta detalhada.

O QUE ACONTECEU NO BRASIL NO DIA 29 DE NOVEMBRO DE 1952

MULHER

Amigos
Como toda mãe coruja aproveito para postar um texto de minha filha Jurema para MULHER. Ela mora na Itália e essa é uma maneira de me aproximar mais dela. 

Somos mulheres
Tenho mais do dobro da idade das jovens e menos da metade da idade das anciãs. Ou seja, estou chegando aos 50...
Não posso dizer das emoções e sentimentos dos homens, pois apenas os conheço.
Posso dizer das mulheres, já que faço parte desse universo.
Somos frágeis como os cristais e duras como os diamantes.
Impulsivas, estéricas, neuróticas, inseguras, autoritárias, intrometidas, perfeitas e insuportáveis.
Grandes empreendedoras e insignificantes donas de casa.
Brigamos com nossas mães à procura de nossos espaços e sufocamos nossos filhos ocupando seus espaços.
Temos que crescer, aceitar e compreender.
Enfrentar menstruações, cólicas, TPMs, gozações, menopausa, gorduras acumuladas, peitos caídos e cobranças sociais.
Mas somos mulheres...
Cuidar de nossos pais, conquistar nossos companheiros, educar nossos filhos.
Ser filha na medid…

E-MAILS NOS COMENTÁRIOS

AMIGOS SEGUIDORES
POR FAVOR, QUANDO POSTAREM COMENTÁRIOS SOBRE ALGUM TEXTO, MANDEM UM ENDEREÇO ELETRÔNICO (E-MAIL). MUITAS VEZES GOSTARIA DE RETORNAR E NÃO TENHO COMO.  PORQUE O ANONIMATO?

AS FOTOS DAS SEMI-NOVAS

Imagem
Estou apresentando as fotos das atuais Semi-Novas. Em uma brincadeira, tentem identificar: DoCarmo, Marlene, Irma, Irlei, Ligia, Zazá, Ivanise, Neuza, Edna.




AS SEMI-NOVAS EM 2011

Insistem em dizer que eu fui a mentora, a catalizadora desse grupo. Não é verdade. Ele se formou e continuou porque certamente havia uma conecção especial entre as “meninas’. São pessoas completamente diferentes entre si,que tem suas proprias atividades. Tem em comum a “pouca” idade e o respeito mútuo, o que é mais importante.
Se reunem pelo menos uma vez por mês para se “verem”trocar conversae pequenas gentilezas uma com a outra. É um grupo exclusivamente feminino. Não que tenhamos explicitado isso. Ficou assim naturalmente. Somos 9 agora, mas nem sempre o time está completo. Uma ou outra acaba faltando
Somos: Irma, Marlene, Edna, do Carmo, Zazá (Zalyr), Neuza, Ivanise, Ligia, Sirlei. A décima, Mercia, teve seu ciclo de vida completado e foi embora para outros espaços. Então, nesse 2011 tivemos a primeira baixa no grupo.
Durante 2009 e parte de 2010 nos uníamos sempre no Shoppping Light para um almoço mensal.No final de 2010 já as reuniões eram na casa da Mercia que não podia mais se …

SOBRE MEMÓRIA

Como trabalho com Memória, tudo o que diz respeito a ela me interessa e também gosto de passar para frente. Aqui vai um artigo recebido no Boletim da FAPESP (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo)Exercícios para melhorar a memória1/2/2011 Agência FAPESP – Exercícios físicos aeróbicos podem diminuir a perda de memória em idosos e prevenir o declínio cognitivo associado com o envelhecimento, indica estudo que será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
A pesquisa, feita nos Estados Unidos, verificou que um ano de exercícios físicos moderados foi capaz de aumentar o tamanho do hipocampo em adultos mais velhos, levando a uma melhoria na memória espacial. De acordo com estudos anteriores, o hipocampo diminui com a idade, o que afeta a memória e aumenta o risco de demência.
Arthur Kramer, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, e colegas examinaram os cérebros de 60 adultos saudáve…

CAMINHOS DA MEMÓRIA

O Resgate da memória começa sempre com um flash evai se desenrolando. Um lugar comum dizer que a memória é como um novello em que se achando a pontao resto vem sozinho. Mas uma verdade. Seja usando Proust e suas madeleines ou Cony com o embrulho do pai em Quase Memória a explicação é sempre a mesma. Um flash.
Meu flash foi um filme sobre o último ano da vida de Beethoven em que ele compôs sua célebre Nona Sinfonia.(romanceado, pouca veracidade?? )Por questão de tempo se apresentou só o último movimento, o Coral.Foi o suficiente para acordar lugares do hipocampo com memória de longa duração. Já ouvi “n” vezes essa sinfoniae em umapassagem de ano em Caraguatatuba,todo o entorno da meia noite tradicional foi ao som da Nona deBeethoven.
Pois em 1982, segundo anotações de minha agenda até então com registros não de fatos pessoais, mas apenas com registro de programas musicais e relatos financeiros, minha memória me reporta aos acontecimentos de uma semana de novembro.
Não está anotado, mas …

MEU OUTRO BLOG

Vocês sabiam que eu tenho um outro blog há mais de ano? É específico sobre a cidade de São Paulo. É institucional e eu apareço como colunista.  Tenho notado que quase não é acessado  talvez porque não seja conhecido.
Como tem coisas muito interessantes sobre a cidade estou "fazendo propaganda" - sem nenhum interesse muito pessoal - porque é uma maneira de divulgar minha cidade. Às vezes publico o mesmo texto nos dois blogs,  mas não é muito freqüente.  O endereço desse blog é

www.topblog.com.br/2010/blogs/metropole

MINHAS ATIVIDADES MUSICAIS DE JANEIRO

Quando reclamo que o mês de janeiro não tem bons programas musicais, registro nada menos do que cinco programas excepcionais relacionados e comentados. São comentários pessoais.
No dia 12 de Janeiro recebi, via Sedex do prof.Cesar Ades, que eu considero meu amigo e que é uma pessoa extraordinária, um CD que ele gravou de Flavio Varani tocando Poulenc. É fruto de um contato no dia do recital do Flavio Varani a que Cesar não pode ir.Tenho ouvido muito o CDpara poder conhecer Poulen que eu praticamene não conhecia.
Música novamente só no dia 18. O cine Belas Artes, na iminência de fechar suas ´portas fez uma retrospectiva . Entre os filmes escolhidos estava Música e Fantasia que eu tinha assistido há muitos e muitos anos e gostaria de rever. Como sei que se trata de uma parodia, uma gozação sobre a verdadeira Fantasia do Walt Disney, me interesseipara estabelecer um paralelo, mesmo considerando que um é de 1940 e outro é de 1976. E fui em 18 de janeiro de 2011. Música e Fantasia usa o mesmo t…

DECLARAÇÃO DE AMOR À SÃO PAULO

A cada ano gosto mais de São Paulo. Não há razão. E a cada ano repito minha declaração de amor á minha cidade, porque continua válida, embora escrita em 2004.
DECLARAÇÃO DE AMOR À CIDADE DE SÃO PAULO
- São Paulo é "minha" sim. É a cidade onde nasci, cresci, vivi e ainda vivo. Amo-a com paixão. Impossível identificá-la com simples palavras. É brutal. É cosmopolita, é caleidoscópica, é espantosa, é dinâmica, é estranha, é vibrante, é violenta, é improvisadora, é contraditória, é ousada. Todas estas e muitas mais a identificam. - Alguém disse que São Paulo tem o charme de Paris, a cultura de Londres, a mistura de Nova York, o tamanho de Tóquio. Pode até ser, mas São Paulo é São Paulo, com sua própria identidade que é a soma de tudo isso: é grande, charmosa, culta, "multitudo". - Amo São Paulo pelos contrastes entre o belo e o feio, o bom e o ruim, o antigo e o moderno. De um lado, a segunda maior frota de helicópteros do mundo - depois de Tóquio, representando as elites.…

SOBRE GUILHERME DE ALMEIDA

Imagem
Ao escrever sobre a Canção do Expedicionário e postar na íntegra sua letra, achei que ficou faltando alguma coisa: escrever sobre seus autores. Sobre Spartaco Rossi quase não há registro, mas sobre Guilherme de Almeida há muita coisa recuperada inclusive porque no final de 2010 foi reaberta ao publico a Casa Guilherme de Almeida.
Guilherme de Almeidanasceu em Campinas aos 24 de julho de 1890 e morreu em  São Paulo aos  11 de julho de 1969. foi um advogadojornalistacrítico de cinema, poeta, ensaísta e tradutor brasileiro. Filho de Estevam de Araujo Almeida, professor de direito e jurisconsulto, e de Angelina de Andrade. Foi casado com Belkiss Barroso de Almeida (Baby), de cuja união nasceu o filho, Guy Sérgio Haroldo Estêvão Zózimo Barroso de Almeida. Sobre o casal Guilherme-Baby, há uma citação interessante, transcrita aqui:
“Sobre as cartas que Baby (cearense de Quixadá, mas radicada no Rio desde pequena) começou a enviar ao poeta, sem identificar-se, escritas em francês perfeito, …