Postagens

O THEATRO MUNICIPAL EM 2011

Imagem
Tenho uma ligação afetiva muito grande com o Theatro Municipal. Ao que me lembre, a primeira vez que passei pelas suas monumentais portas, foi por volta de 1948, para assistir “Vestido de Noiva’ de Nelson Rodrigues.  Voltei lá em fevereiro e 1952 para a cerimonia de colação de grau  de minha licenciatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USA A primeira reforma estava por começar.  E aí, passou muito tempo  sem nos encontrarmos -eu e o Theatro Municipal.  Tempos de trabalho e de familia.
Nas décadas de 70 e 80 eu e Ayrton frequentamos o Municipal quase todas as semanas. Foi nele que em 1982 tivemos o prazer de ouvir Jean Pierre Rampal e sua flauta de ouro, Maurice André com seu trompete maravilhoso, a regencia impecável de Eleazar de Carvalho muitas e muitas vezes. Um sem número de espetáculos que ficaram para sempre registrados na memória.
Sozinha, quando me recompuz da perda maior, música voltou a ser prioridade  cultural. Voltei ao Municipal muitas e muitas vezes. E a …

DIVULGANDO O 8º CURSO DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO - CIEE

Prosseguindo no  meu papel de divulgadora de cultura, em primeira mão, como um "furo' de reportagem,  estou divulgado  o 8º curso da História de São Paulo patrocinado pelo CIEE e organizado pela prof. de História da USP Ana Maria  de Almeida Camargo.  Frequentei quase todos eles e são excepcionais. O CIEE fica na ruaTabapuã, de fácil acesso, com ambiente simpático e acolhedor, com tudo o que se espera  de lugar para adquirir conhecimentos.
O curso é grátis, mas é preciso se inscrever no site do CIEE. Acho que ainda é cedo para isso e eu prometo lembrar novamente no final de julho. Agora é só para tomarem conhecimento dos temas e dos palestrantes e se PROGRAMAREM.


8º CURSO DE HISTÓRIA DE SÃO PAULO

“São Paulo de todos os credos: religião e práticas religiosas”



DATAAULADOCENTE E INSTITUIÇÃO DE ORIGEM18/8A perda do protagonismo da religião católica em São PauloFlávio Pierucci
(USP)25/8O budismo e suas manifestações em São Paulo
Frank Usarski
(PUC-SP)1/9Religiões afro-brasileiras em …

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

Imagem
O prédio onde eu moro é privilegiado. Tem um belo jardim com duas paineiras, sibipirunas,jasmimdo cabo (frangipani) e plantinhas menores além de um belo gramado onde transitam as tartarugas do Zée onde corriam porquinhos da india, comidos por um gato faminto. Já escrevi sobre quase todas as árvores. Mas, descobri mais uma. Não tem cara de árvore, os ramos começam desde baixo, rente ao chão e agora começou a florir. A cada dia mais e mais flores. Estou fotografando a seqüencia. A principio disseram ser Jacarandá. Não mesmo. Achei que era uma Quaresmeira, embora fora do tempo e finalmente, comparando as duas irmãs gêmeas fiquei com manacá da Serra. Afinal estudei um pouco de botânica, mesmo que não lembrasse mais nada, o Google está aí para tirar dúvidas. Então, vamos lá porque um pouco de informação não faz mal a ninguém.
QUARESMEIRA (Tibouchina granulosa) é uma árvore brasileirapioneira, daMata Atlântica,.Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração: entre os meses deja…

UM COMENTÁRIO DIFERENTE

Recebi esse comentário de Asturias, Espanha. É tão especial que resolvi publicá-lo neste blog.  É uma maneira de agradecer tão delicado comentário. Até a maneira de grafar é especial.

Jose Ramon Santana Vazquez deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PAGANDO COBRANÇAS": 

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
NEUZA

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

José
Ramón...

PAGANDO COBRANÇAS

Imagem
Quando postei as histórinhas dos meus quatro netos comentei

A ultima vez que consegui juntar os quatro comigo foi em 2005 .Agora, tento mas não consigo. Entendo, não reclamo e aceito numa boa mesmo quando vou ter que  montar uma fotografia dos quatro  juntos.”    O “problema” ficou martelando em minha cabeça. Cobrada por Jurema e  outros leitores do Blog, e obstinada como sou, não desisti e felizmente, consegui juntá-los em um raro momento. André e Rosinha que trabalham na Itália, estavam pelo Brasil, mais propriamente em São Roque, veiram  trazer o irmão Victor e Adele para uma “corrida” por lugares de interesse biológico exigencia do curso de Biologia que estão fazendo. Bruno e Tiago foram convocados e apareceram aqui para jantar.
E foi uma sessão de fotos. Flavio, o fotografo e testemunha do belo encontro.Fotos especificas de comparações. Fotos especiais de compartilhar  de tempos,  espaços e emoções.
Nunca os vi tão juntos, tão bem humorados, tão rizonhos. Pareciam estar  nos velhos …