VOLTO À BLOGOSFERA NESTE 2010

Desculpem. Já é dia 10 e eu ainda não publiquei nada.
Estes 10 dias foram de trabalho pesado porque tenho o hábito de escrever minhas Retrospectivas anuais. Nelas resumo tudo o que fiz durante o ano.

Como 2009 foi um ano agitado para mim, não consegui escrever a Retrospectiva 2008. E então neste começo de janeiro tive que escrever as duas, 2008 e 2009 Não é coisa publicável. É pessoal e me dá a medida daquilo que fiz durante o ano. E neste ano de 2009 fiz realmene muita coisa.

Quando fui fazer o backup anual tive que usar um DVD porque nao cabia em um CD. Minha produção "mediu" 3,24g em 5065 arquivos. Nada mau.

Como minha primeira atividade deste 2010 foi na Casa das Rosas com uma palestra sobre o "Centro de SãoPaulo através dos tempo", me liguei novamente ao espaço e volto a colaborar com o ESCREVIVENDO da Karen Kipnis.

Achei por bem repetir o que já escrei neste blog há muito tempo e que provavelmente meus leitores atuais não leram. Então aqui vai a repetição:

ESCREVIVIENDO – PONTO DE ENCONTRO DE “ESCRITORES” DO COTIDIANO

Em agosto de 2006, nem me lembro como, comecei a freqüentar a Casa das Rosas atraída em um primeiro momento pelo espaço que representa uma época e um homem que realmente “fez” São Paulo - Ramos de Azevedo.


A casa das Rosa é um projeto de Ramos de Azevedo e ele a projetou e construiu para sua filha na década de 30. Hoje ela é o espaço de literatura e poesia Haroldo de Campos.


Em segundo momento me atraiu a oficina oferecida, que tinha o sugestivo nome de ESCREVIVENDO, nome eufônico, significativo e chamativo.


O terceiro elemento que me manteve freqüentando a Casa das Rosas e o ESCREVIVENDO foram as figuras de Karen e Charles se completando no encaminhamento dos temas e questões surgidas. Como se isso não bastasse, os participantes – em numero de 17 nessa primeira oficina – eram todos envolvidos, interessados, com bom nível cultural, com muito a oferecer em termos de conhecimentos, criatividade e vontade de trabalhar.


Ao primeiro módulo sobre temas básicos - ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO TEXTO, seguiram-se outros sempre com temas interessantes. Sobre CONTOS, CRONICAS... Muitos autores famosos sendo comentados e discutidos, muitos textos escritos e lidos pelos participantes num compartilhar de idéias, conteúdos e modos de expressão.


O interessante módulo sobre INTERTEXTUALIDADE foi uma sucessão de descobertas literárias. E no módulo SERES IMAGINÁRIOS, a imaginação correu solta e livre nas narrativas incríveis dos participantes -autores.


Seguiram-se os módulos de RESENHAS, MEMÓRIAS, MEMÓRIAS DE AMOR e MEMÓRIAS ERÓTICAS, este ultimo ainda agitando as manhãs de sábado. Agora, estagiários da FE- USP que se preparam para o mercado de trabalho, estão prestigiando o ESCREVIVENDO.


E o ESCREVIVENDO alçou vôo e foi pousar no Museu da Língua Portuguesa com seu filhote o ESCREVIVENDO MEMÓRIAS DE SÃO PAULO – UM PRIMEIRO CONTATO.
Neste, tive a oportunidade de participar diretamente ministrando palestras sobre a Praça da Sé e a Luz,. tudo aquilo que gosto e sei. Me entusiasmo e espero passar esse entusiasmo para aqueles com quem falo.


Tão apaixonante como a Casa das Rosa, o espaço Estação da Luz é por si só um lugar encantado. Estar lá já é um privilégio. Poder agora eu também participar das oficinas é alcançar sonhos.


Nestes seis encontros lá na Luz, com o cenário frontal do Jardim de muitos tons de verde a nos distrair, tivemos a oportunidade de, aos poucos tomar posse do espaço como nosso. Fincamos já nossas raízes e o tempo necessário para a gestação de novos encontros só as tornara mais fundas e mais forte.


2010 está batendo á porta e a Casa vai se abrir para novos ESCREVIENDOS – Casa das Rosas – Museu da Língua Portuguesa, agora sob a égide da POIESIS que cuida dos dois.

Esperamos por vocês na Casa das Rosas - ali mesmo na Avenida Paulista 37 e no Museu da Língua Portuguesa, lá na Estação da Luz, que todo mundo conhece e sabe onde é. Tudo em São Paulo, naturalmente.

Comentários

mari_teixeira2005@hotmail.com disse…
Olá Neuza, acompanhei sua palestra fotográfica do dia 10/01/10. Senti falta de mais fotos sobre Pq Dom Pedro antes do execrável terminal de ônibus. Tenho lembranças em q estou sentada embaixo de uma árvore gigantesca do Pq Dom Pedro. Minha mãe duvida e diz q estou confundindo com o Pq do Ibirapuera. Será q o Pq Dom Pedro já foi um parque antes daqueles viadutos?
mari_teixeira2005@hotmail.com disse…
Tb senti falta de fotografias do Vale do Anhangabau antes das reformas, qdo ele ainda não havia se tornado um calçadão. Minhas lembranças sobre este tempo estão se esvanecendo.
@bloggerbrasilis disse…
Tudo bem Vovó Neuza?

Eu não me esqueci da sua entrevista no programa da Ana Maria Braga e todos nós blogueiros do Brasil ficamos orgulhosos da Senhora. Daqui de Feira de Santana, Bahia, desejo-lhe um Feliz 2010 de muita Paz e Prosperidade!!!

Luis Hipolito
Administrador/Blogueiro
Fátima Regina disse…
Olá Vovò Neuza!! Acabei de ver um comentário do Gabriel Chalita no twitter e ele indicou seu blog. Que maravilha!!! Gostei muito...pela sobriedade e clareza nas palavras. Vejo que a senhora é uma parceira do bem...o mundo precisa de gente assim. Parabéns!!Também tenho um blog. Tendo um tempinho dá uma passadinha e deixe seu recado...http://silenciasuaalma.blogspot.com/
Abraços, Fátima Regina

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS