MEUS PROJETOS ATUAIS - FEVEREIRO DE 2018


1 - Encontros para RESGATE DE MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA – parte da programação da Universidade Aberta à Terceira idade USP – testado e aplicado desde 2004.       Constituídos de atividades dinâmicas semanais para público acima de 60 anos, de ambos os sexos, trabalhando temas relativos às Memórias Pessoais, para construção de uma História da Vida.
16 Encontros em quatro meses, de março a junho de 2018, às quartas feiras das 10:00 às 12:00 JÁ EM ANDAMENTO  NA UNIVERSIDADE ABERTA Á TERCEIRA  Idade – USP  DESDE 2014

2 - HISTÓRIA DE SÃO PAULO ATRAVÉS DE IMAGENS
Uma história de São Paulo em ordem cronológica, através de imagens, dirigida a um público alvo intermediário entre acadêmicos e leigos.    Em linguagem coloquial de vivência e experiências pessoais. Palestra interativa com participantes dando depoimentos pessoais ao final da exposição.
Em dois formatos:
A -  HISTÓRIA DE SÃO PAULO ATRAVÉS DE IMAGENS -  COMPLETA- com 600 slides desde antes da fundação da cidade até o século XXI
B - HISTÓRIA DE SÃO PAULO ATRAVÉS DE IMAGENS -  REDUZIDA – com 150 A 170 SLIDES slides desde antes da fundação da cidade até o século XX até o século XXI
PPTS USADOS EM PALESTRAS NA SUA FASE REDUZIDA. A FASE COMPLETA “NO FORNO” AGUARDANDO OPORTUNIDADE

3 - PROJETO RG80+ (RG- de Registro)
Considerando que os idosos de 80 anos têm características e necessidades diferentes dos idosos de 60 anos, pretende agrupar os 80+ e em conjunto elaborar necessidades, benefícios e privilégios para essa faixa da população.  Na versão completa em ANEXO.    AGUARDANDO O CAMINHO CERTO

4 – PROJETO FIGUEIRA DA GLETTE
Considerando que a FIGUEIRA DA GLETTE (atualmente em terreno de estacionamento na Alameda Glete 463) é um ícone importante para a Universidade de São Paulo, continuar a acompanhar a Figueira “mãe” e seus clones já plantados na Cidade Universitária – Campus Butantã.
EM FASE DE MOTIVAÇÃO PARA O DEPARTAMENTO PÚBLICO QUE CUIDARÁ DA FIGUEIRA

5 – PROJETO SAUDE FEMININA
Através de mini pôsteres colocados em todos os banheiros femininos da cidade (públicos ou privados) ensinar procedimentos para evitar infecções urinárias. Com colaboração de médica e caricaturista já contatados que aceitaram colaborar. FALTA O CONTATO COM SECRETARIAS DE ESTADO E MUNICÍPIO.

6– TELHADOS E PAREDES VERDES – projeto em gestação elaborando argumentos para divulgação e motivação. - Partindo do argumento simples e direto que as plantas e o sol fazem para nós um serviço essencial, a fotossíntese, que absorve CO2 e devolve  sob forma de O2.

                                 ANEXO
PLANEJANDO O GRUPO RG 80+ (rg de Registro)
Se você tiver 80 anos ou mais, junte-se a nós no grupo REG 80+ que está nascendo agora.
Além dos privilégios (diria melhor benefícios) já determinados pela última lei, Lei 13.466/2017, sancionada pelo presidente em 12/7/2017, que especifica destaque de saúde e justiça, queremos mais que julgamos nossos direitos, nossos benefícios.
Estaremos reivindicando:
- Carteira formal, emitida pela SSP de cor diferente do verde da Carteira de Identidade usual. (Por ex. Amarela), com a informação: MAIOR DE 80 ANOS.
  -  Isenção total em qualquer tipo de teatro e com lugares especiais porque em geral os 80+ tem problemas auditivos, visuais, de locomoção.
 Deve ser em apresentações extras ou especiais.  (Complementação 1)
- Bolsa integral em qualquer tipo de curso de significado cultural. (Público ou privado)
- Desconto de 50% em serviço de taxi porque mesmo com cartas renovadas as octogenárias não dirigem muito) e ingressos livres significam deslocamentos especiais. Condição que o taxista não seja prejudicado e seja ressarcido pela Prefeitura ou serviço público a que ele pertença.. (Complementação 2)
- Direito a 01 livro por mês, limitado ao valor de R$70,00, em qualquer livraria, mesmo que com um limite máximo, ex: 10 exemplares por loja. (Complementação 3)
- Desconto especial em supermercados em itens de alimentação limitados a prescrição médica. ex: Kit Coração, Kit Diabetes, etc.(complementação 4)
- Se provado o uso de Informática no cotidiano, desconto significativo e de equipamento e até   financiamento    especial para compra de equipamentos maiores: notebooks, impressoras, drive externo, mouses modernos, Tablets.......
.
Agradecemos por mais ideias.

A quem vamos nos dirigir?
Prefeitura, Governo do Estado, Secretaria de Cultura, ou......?

Essa é uma primeira proposta sujeita a chuvas e trovoadas e aceitando cortes ou acréscimos.

Primeiro passo:   formar um grupo significativo. Para isso há o COMPARTILHAR com quem você conheça de 80+.   COMPARTILHAR é uma das responsabilidades do idoso. (ver publicação do dia  18/07/2017 do Blog abaixo)

Este é o meu projeto atual estou centralizando as informações, as atividades e as responsabilidades. Contato através do meu e-mail vovoneuza@gmail.com  Assunto -   RG 80+

Complementação 1 – até 2016 os idosos de modo geral tinham isenção total no Teatro Municipal. A partir deste ano ficamos nos míseros 50%. Os octogenários devem ter isenção total também em outros teatros (públicos ou privados). Porque não termos oportunidades de usufruir os melhores momentos musicais em uma sala como a Sala São Paulo, com melhor acústica e melhores programas?  Afinal, são tantos os octogenários que tem condições ou prazer desse tipo de entretenimento que altere economicamente a Instituição?
Complementação 2  -  os modernos e futuros aplicativos podem usar esses descontos como divulgação e publicidade
Complementação 3 – o Número de octogenários que ainda lê ou pode ler ou gosta de ler, que onere financeiramente uma livraria? Benefício pode também ser dado também por editoras.
Complementação 4 – desde que haja   receita médica idônea atestando a necessidade específica.
NEUZA GUERREIRO DE CARVALHO -FEVEREIRO 2018
E-mail – vovoneuza@gmail.com
Blog – www.vovoneuza.blogspot.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS