VENCENDO A BUROCRACIA NA CONQUISTA DA MINHA IDENTIDADE USPIANA



Sou uspiana sim e tenho grande orgulho disso, mas durante muito tempo “desapareci” dos quadros da instituição. Porque saí da USP em 1951. Não fiz Mestrado (não existia na época) e nem Doutorado. Sou apenas Licenciada porque era um dos caminhos que a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras nos oferecia. Não estudei na Cidade Universitária, no belo campus do Butantã, porque ela não existia na época. Estudei no Palacete Glette e na rua Maria Antonia e a minha identidade ficou dispersa, perdida por aí nas mudanças de espaço. Mas, eu tinha sim uma identidade USP de 1948 pelo Instituto Oscar Freire. Pode até ter sido perdida no amontoado de papeis que a Administração Central   guarda. Mas eu a tenho sim e está aqui.



Durante 50 anos fiquei longe da “minha’ escola da Glette, mas não da instituição USP que sempre esteve na minha memória. Comecei a voltar fisicamente no cinquentenário de nossa formatura sem mais o palacete Glette que fora demolido, mas ainda com a Figueira, única referência dos anos de formação profissional. Mas, isso é uma outra história que já contei, recontei e continuo contando.

Cumprido o meu papel com alunos durante 30 anos, cumpridas responsabilidades com meu núcleo familiar próximo, em 2005 voltei à USP – Cidade Universitária para a Universidade Aberta à Terceira idade. Orgulho de uspiana e amor pelo espaço reacenderam à toda. Voltei a me sentir parte dela. Mas, formalmente, legalmente eu não era ”ninguém” ligada à Instituição que sempre me foi tão cara.

Aí apareceu a Alumni. O que é isso?

No final de 2016, foi ao ar o portal Alumni USP, com o intuito de reunir os antigos alunos de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade. Podem se cadastrar todos os antigos alunos da Universidade, mas apenas os graduados a partir de 1974 e os titulados de Pós-Graduação a partir de 1986 terão aprovação automática do cadastro. Os que estiverem fora dessa faixa serão validados pela sua Unidade de origem, pois os dados anteriores a esses anos ainda não estão digitalizados.  Esse é um projeto inovador, uma vez que o portal não quer apenas gerar estatísticas sobre os antigos alunos, mas quer acolhê-lo por meio de ferramentas atrativas, melhorar o relacionamento da USP com esse público e mostrar

E aí tive a esperança   de ter um lugar ao sol, ser uma ex aluna USP que é meu direito. E poder dizer como contribui na sociedade o que recebi da USP.
Logo entrei em contato.

Primeira pedra no caminho: não consegui passar pela primeira página do formulário para cadastro. Não havia nem minha Faculdade (FFCL) nem o meu curso – História Natural.
Reclamei, Reclamei e reclamei. Nunca recebi resposta. 

1917 passou e eu envolvida com outros compromissos não voltei a pensar no assunto.
Neste 2018 não estou disposta a deixar problemas mal resolvidos e esse é um deles.  Nos meus 88 anos não me resta tanto tempo para esperar que a burocracia me engula. E a partir de fevereiro começou a batalha burocrática.

Voltei ao assunto
.
Segunda pedra no caminho: -  texto de um e-mail recebido:
“Infelizmente pessoas formadas antes de 1976 não constam na base de dados da USP.  Mas, não quer dizer que vc não tenha sido aluna da UP. Então, nos envie a documentação que comprove sua titulação na USP”

Como venho de 1951, 67 anos depois seria pouco provável que eu tivesse todos os documentos. Mas, eu tinha e tenho sim.  E mandei tudo em fevereiro mesmo. E para comprovação dos mesmo na USP meu argumento é que a Administração Central tem arquivos “de papel”. Certamente vai dar trabalho, deveriam estar entre arquivos mortos, em porões empoeirados (?)...... Mas eu não vou desistir!!!!!!

Não dei folga. Sempre cobrando, mas enviando tudo o que era pedido, não deixei que o assunto fosse esquecido. Contei sempre com a boa vontade e atenção de Victor, Rodrigo e Claudia que acharam por bem resolver meu problema porque eu não “deixaria a peteca cair’.

Finalmente, neste final de agosto, o processo chegou na sua etapa final, e eu fui cadastrada como ex aluna USP com um nº identificador - 6111892 e até um e-mail pessoal e institucional vovoneuza@alumni.usp.br.  

Não sei o que isso modifica minha posição na USP.Tenho claro que a burocracia vai ser um entrave, mas vou lutar para que de alguma maneira possa devolver em trabalho compartilhado tudo aquilo que recebi da USP.
 
Não é vaidade. É orgulho. É um direito que acredito, me dê maior possibilidade de participação.
            Final de agosto de 2018






Comentários

Unknown disse…
Muito bom, parabéns! Vi você na newsletter do Alumni, e daí vim parar no seu blog :)
Isadora Campos disse…
Estou encantada com a sua história. Recebi a newsletter do Alumni com a sua conquista! Adorei o blog.
Telma Mendes disse…
Neuzinha é uma pessoa encantadora, pessoa ímpar que luta pelas coisas que acredita, o Brasileiro deveria ter este orgulho e propriedade de falar de sua terra, principalmente os de São Paulo.

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS