DIÁRIO DO MEU SEMI ISOLAMENTO – PARTE 12

 Começando no final de agosto e tem esse nome porque restrições começam a ser menores, afastamento social diminui e sabendo guardar os devidos cuidados permite um contato maior entre pessoas. Chego a receber duas a três pessoas com todo os cuidados. Na minha opinião, restrições diminuídas antes do tempo. A pandemia continua.

ROTINAS – Não vou acrescentar as rotinas porque elas continuam ROTINAS. As da manhã continuam as mesmas de sempre.  Como não dá tempo de ler tudo o que me interessa, sempre recorto o que eu quero ler mais tarde e acumulo perto da mesa. De tempos em tempos faço uma “limpeza” e jogo fora o que já saiu do meu interesse ou já está ultrapassado.

Só agora neste tempo de frio me recolho mais cedo e faço como rotina estar no quarto pelas 21 horas e ler pelo Kindle até 22h quando vou para a cama mesmo. Com muitos cobertores nesses dias de frio maior, não sinto frio  à noite porque  fico como envolvida pelas cobertas.

 

ATIVIDADES DOMÉSTICAS – Também não vou repetir a minha provisão de comidas. Já falei delas e continuo na mesma logística. Quando vai acabando um sopão faço outro e........Continuo fazendo as compra de mantimentos pela Internet e uso um supermercado que sem ser de marca, me atende muito bem - o Supermercado América. Quanto a mantimentos, estou sempre abastecida. Tenho de tudo para fazer o que tenho vontade. Mas o que falta às vezes é vontade. Mas, passo um bom tempo cozinhando.  O meu consumo de leite é bastante grande (a fonte do cálcio na minha alimentação) e quando vejo na minha vista uns dois litros já  me aflijo e peço sempre  de 10 a 12 litros.

Continuo fazendo os pagamentos via Internet, nunca esqueço de nada e tenho jogo de cintura com a despesas, mas, sempre passo dos limites na compra de livros.

Às vezes me aventuro em criações culinárias e me dou mal com um quibe que ficou parecendo tudo menos quibe. E para aproveitar maçãs uma Torta de Maçã que  ficou aquém do razoável.

Minha máquina de lavar roupa “morreu “de repente e fiquei sem sua ajuda, foi difícil encontrar um técnico confiável. Como sempre Flavio virou a Internet e conseguiu um que resolveu o assunto. Mas, isso interferiu violentamente no meu orçamento. Despesa inesperada. E passei uma manhã vigiando o seu funcionamento para ver se  o conserto tinha dado certo. E continuo “lavando “as roupas da casa e pessoais e estender, recolher, dobrar e guardar continua sendo um serviço que envolve atividade física. É minha ginastica.

Nas tardes que me sobra um pouco de tempo, ou mesmo para variar faço pipoca para o porteiro da vez ou um suco de frutas que estão amadurecendo. E divido também com a Circe.

Pela primeira vez fiz compra pela Internet em um box do Mercado da Lapa do qual fui freguesa durante 30 anos. Deu tudo certo, as mercadorias todas embaladas à vácuo e em tempo hábil. Um pouco cara a taxa de entrega, mas não é sempre que faço isso e me faz abastecida de tudo.

Novo sopão e nova panelada de arroz enfeitado (com peito de frangos refogado, ervilha, brócolis, couve-flor) tudo envasado e no freezer.  Abastecida por um bom tempo.  Horas inteiras na cozinha, em pé, picando coisas, usando panelas e enchendo a pia que depois tem que ser esvaziada. E sempre sozinha, sem ter com quem conversar para trocar ideias.

Morar em ap. tem suas vantagens, mas também há um preço a pagar quando um apartamento de cobertura faz reformas   em grande escala e o barulho   de “demolição” de paredes traz um barulho ensurdecedor por dias e horas seguidas. Sempre tenho que me meter e procurar saber se tudo está dentro da Lei das Reformas.

Fiz uma receita de AMARETO (versão doméstica do verdadeiro licor italiano) mas ainda não tive a oportunidade de servi-lo

 

SAÚDE FÍSICA E MENTAL – continua estável. Depois de enrolar para fazer exame de sangue via Posto de Saúde de Vila Ipojuca porque o tempo estava muito frio o dia em que resolvi mesmo fazer o exame amanheceu chuvoso, escuro e mais frio que os últimos dias. Antes das 7:00h no postinho, esperar o pessoal iniciar os trabalhos, consegui chegar na coleta de sangue.  Curti o maior frio e humidade e em jejum de 12 horas, mas sobrevivi até à demora do Uber que não conseguia me encontrar em um endereço de referência.

 

CONTATOS PESSOAIS

MARGARETE não me esquece. Quando pode vem me ver depois do expediente ou até   passa a tarde toda comigo. Ivanilson vem busca-la. Conversamos bastante dentro dos protocolos. Por várias vezes nesse bimestre estivemos juntas.

 LÍVIA e TOM passando por aqui para ver ap à venda pararam um pouco por aqui. E Livia muito gentilmente me traz, vez por outra, tortinhas quentinhas do McDonald. E Livia me empresta sua picotadeira de papeis.

FLAVIO e ELIANA geralmente vem aos sábados quando passam pela feira, me trazem o que preciso em coisas frescas e Flavio sempre tem o que ajustar. Desta vez ajustou as janelas da sala que com uma frestinha trazia todo o frio para dentro. E colocou duas câmeras para me acompanhar: uma na sala e outra no escritório. Não é invasão de privacidade, é acompanhamento para ver se estou bem agasalhada e se me movimento bem e se fico tempo demais no computador. Estão me ajudando a “enfeitar” meu corredor com mapas. Agora estão o mapa da grande São Paulo e o do Município de SP

Visita do meu neto VICTOR e ADELE com todo o carinho da presença os muitos doces e frutas de produção própria, inclusive meio quilo de pó de café com planta seguida por eles desde o plantio até a moagem dos frutos... Café com outro cheiro como diz a Eliana do Flavio. BRUNO passou por aqui Uma tarde, me surpreendeu porque nunca veio nesse mais de um ano. TIAGO não dá sinal de vida. ANDRÉ está sempre presente com as notícias do que faz e assim me faz compartilhar de sua vida.

Com OSCAR e JUREMA só troca de notícias gerais. .

Contato com MICHEL NASLAVSKY do CENTRO DE ESTUDO DO GENOMA HUMANO e o resultado foi uma manhã toda nesse centro (na cidade Universitária, na rua do Matão) em entrevista de duas horas para coleta de dados pessoais e familiares e coleta de sangue para estudo de decodificação de DNA para  o banco de dados.  Mais uma vez me sinto participante em testes como cidadã e não como “cobaia” como me chamam.  

Conversa virtual com WANDA porque sempre temos assunto a ser posto em dia.

REGINA, a prima que ficou muito tempo em sua Casaazul, agora por aqui vem sempre me ver e me trás coisas gostosas. Ultimamente me traz um brioche que abastece meu café da manhã por toda uma semana. E está dando uma grande cobertura para Victor (da Vera) nos problemas de mudança.

Recontato com MARIA DO CARMO que veio passar uma tarde comigo e ficamos as duas muito felizes pelo reencontro. É uma remanescente das Semi - Novas de quem escrevi a história em 2014.  Fizemos juntas muitos cursos na antiga UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) e atual USP 60+

Em 12 de julho contato com RODRIGO FURTADO para recall do projeto de LÍTIO que participei há mais de 10 anos. Entrevista para avaliação de resultados.

JARLEI também veio me ver. Esteve uns meses em Santa Catarina, perdeu sua mãe ainda com muito tempo de vida pela frente.  Se prepara para ir para a Alemanha em setembro onde passa um ano com bolsa pela USP. Me trouxe um vidro de mel das abelhas de seu pai.

Outros bons amigos são SERGIO DUQUE ESTRADA – o empreendedor de empreendedores ligados à Longevidade, ligado à Aging2, uma organização internacional e Ativen sua representante aqui, sempre com foco em LONGEVIDADE.   e EGÍDIO (da USP 60+) já estiveram jantando e conversando comigo em uma bela noite de amigos.

JOLANDA me causa muita preocupação. Já a convidei para vir passar uns dias por aqui, mas ela não pode deixar a casa. E está em péssima situação financeira e de saúde.  Mas tem sempre sua pontada de humor em tudo o que escreve. Agora vou poder ajuda-la fazendo um depoimento, como testemunha de sua relação estável com Luciano.

TURMA DO PROF. TERRON – FILMES ESCOLHIDOS - Continuo com a turma do Terron, mas não gosto muito dos filmes que ele escolhe Tive um atrito com ele nesta última quarta-feira porque o filme escolhido estava no momento errado quando problemas e crises mundiais acontecem no Afeganistão e tive a “coragem de dizer isso. Ele não gostou do meu comentário.  

Com Dr.  EGÍDIO uma live sobre AGEISMO (preconceito) contra idosos.

Depoimento para a REVISTA PIAUÍ sempre sobre o assunto Longevidade.

 

ATIVIDADES PESSOAIS – Sofro demais com o frio. O apartamento é muito gelado porque não recebe sol e o ar frio vai subindo pelas pernas que ficam geladas em qualquer lugar do ap.  Passo um dia todo para escrever o DIÁRIO DO MEU ISOLAMENTO – Parte 11, revisá-lo e publicar no Blog. Sempre superagasalhada.

Consigo sobreviver usando 3 (três) calças e 3 (três) blusas.  e pernas enroladas em cobertor. Tenho pouca massa muscular – sarcopenia – e por isso menos calor compensatório;

Continuo religiosamente participando do acompanhamento do projeto ENSEMBLE e toda segunda e quinta com os registros de temperatura, oxigenação e pulsação e respondendo questionário IQVIA Study.

 Como tenho muito matéria sobre muita coisa, sou muito solicitada em pedidos de assuntos. Isso me toma bastante tem, mas faço com muito prazer porque gosto de compartilhar conhecimento.

Tive meu Cartão de Credito clonado e eu resolvi tudo sozinha. Seguindo todos os passos por telefone, tudo foi resolvido e eu “me gostei” porque   resolvi sozinha e só cientifiquei o Flavio quando tudo já acertado. Até o número do cartão novo. Mas sempre dá muito trabalho pela mudança em numero do CC que precisa ser comunicado.

Cuido   pés, mãos e cabelos pelo menos a cada dois meses. E estou sempre atenta às minhas funções vitais para detectar alguma variação importante. Continuo com a visão alterada: passagem claro escuro muito lenta, comprometendo relevos que podem ocasionar quedas. Por isso sempre atenta.  Claridade demais também me perturba.  Deficiência auditiva agora compensada com a prótese de última geração com acompanhamento mensal. 

 

TRABALHO – considero trabalho o que me ocupou dias e dias: o picotar de excesso de papeis de antigos Encontros e outras coisas. Livia me emprestou de novo o seu picotador “maravilha” e o resultado foram sete ou oito sacos de 60l de papel picado. Um trabalhão. E mais de uma semana de trabalho distribuído por dias e entre outras atividades porque quando o picotador ameaçava esquentar, tinha que dar um tempo para esfriar.

Nas terças continua o trabalho de RESGATE DE MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA em grupo particular.  Tem dado bom resultado e eu e Telma damos conta do recado. E nas quartas feiras continua o mesmo trabalho pela USP 60+. Sempre são turmas novas e sempre dá tudo certo agora em regime virtual. Continua sendo o meu trabalho principal.

Aquele sobre a cidade de São Paulo continua “na gavela” sem patrocinador.

Gravação para o CAFÉ EXPRESSO dialogando com Miriam Goldenberg no Rio. Sete pessoas circulando e montando o “circo” de gravação. Essa pelo menos é remunerada.

Eu e Telma demos atenção especial a uma participante do RESGATE......Ela tinha perdido o começo e nós a colocamos em dia para na primeira quarta feira de setembro ela já acompanhar o grupo. E terminando o primeiro módulo aguardando quem vai fazer o segundo.  

 

LEITURA – Compro sempre livros pela Amazon que entrega rapidinho. Essa facilidade me tira do sério e acabo comprando mais livros (ou outras coisas) do que devo.

Continuo lendo A LADEIRA DA MEMÓRIA   para o grupo da Academia Paulista de Letras. Livro agradável de ler. No começo mais pessoal porque a Ladeira da Memória aqui em São Paulo existe e eu a conheço. Depois o restante do livro o nome serviu como metáfora para um romance. No dia dos comentários não gostei muito porque um parente do autor usou mais da metade do tempo falando sobre a vida dele, desnecessário porque estava tudo no livro. E a outra metade foi um jornalista que já tinha deixado em comentário no livro. Não sobrou tempo para outros leitores.  

Faço parte do Canal do Galeno (Galeno Amorim do Observatório do Livro) e nem sempre participo das reuniões porque tudo o que dizem para mim é obvio e eu já penso como eles pensam.

GRUPO DE LEITURA PEDRO BANDEIRA 6.O com reunião às sextas feiras e monitorado por Telma Olivieri, ótima muito segura, didática e conhecedora do assunto.  Para esta primeira sexta-feira do bimestre foram TRÊS CONTOS DE SAGARANA – GUIMARÃES ROSA – 23 HISTÓRIAS DE UM VIAJANTE - Marina Colasanti.

Pré compra do livro O LEGADO DO GENES – E sua ação no envelhecimento Mayana Zatz . Lido e relido. De presente também para o Flavio.

Kindle ótimo para ler à noite com a boa iluminação que Flavio providenciou. A tela é clara, e consegui descobrir que posso mexer no tamanho das letras para maior conforto, no espaço entre as linhas e no contraste.  Lendo TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA – Lima Barreto. CLARA DOS ANJOS - Lima Barreto e Machado de Assis com DOM CAMURROS e CONTOS SEM DATA

MORRESTE-ME -   para ao grupo de leitura da Academia Paulista de Letras. Interessante pela linguagem “portuguesa”. Muito mórbido e escreve sobre a morte de um pai.

DUAS NARRATIVAS FANTÁSTICAS (A Dócil e O Sonho de um Homem ridículo) de DOSTOIÉVSKI para Grupos de Leitura .  Outro livro   FUGITIVA de Alice Munro que não me marcou nada.

Li pelo Kindle. A COSTUREIRA DE KHAIR KHANA para o grupo de Leitura Pedro Bandeira 6.0. É sobre a vida no Afeganistão no começo de 2000 quando a Rússia se afastou do país. Coincidentemente tudo se repetiu agora quando os Estados Unidos se afastaram e estou seguindo as notícias com muito interesse. Acho que não compro o livro porque tudo muda naquela parte do mundo e sempre estaria desatualizada.

E compro outros livros por escolha minha como o ultimo de Umberto Eco CONSTRUIR O INIMIGO uma coletânea de escritos ocasionais.  Com textos diferentes que podem ser lidos sem continuidade obrigatória, mas mostrando uma literatura top. - Mais dois livros comprados por conta dos Clubes de Leitura  O PROCESSO MAURIZIUS  Jacob Wasserman  e ENQUANTO AGONIZO de William Faulkner

 

SAIDAS - Logo no começo de julho dei uma escapada para o THEATRO MUNICIPAL e encontrei Meire já com meus ingressos. Fui de Uber porque muito frio. Saída traumática do Theatro pelo numero de moradores de rua que dominam as escadarias. Saída pela lateral. (triste ver a escadarias cheias de pessoas vivendo na ruas e fazendo das escadarias do teatro sua “cama”.  Mas, voltei de ônibus e deu tudo certo. Programa de Villane Cortês que estava presente no palco, muito feliz por ouvir uma seleção de suas melhores composições.

Em um domingo precioso Silvia (irmã da Regina) veio me buscar para UM ALMOÇO NA CASA DA REGINA. Como sempre são almoços com todos os requintes, com o dom de Regina na cozinha e a possibilidade de encontrar alguns parentes como a Beatriz (mãe da Regina e minha prima) e o Victor (sempre da Vera). Muito quieto, pouco falante e ausente.

E consegui rever o meu querido QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE com Sergio D.E. me levando. Como ele é carioca, não conhece bem a cidade montei um texto para mostrar a ele o que era a   Praça das Artes e a Sala do Conservatório   onde o Quarteto se apresenta. Foi uma alegria mutua rever-nos (Marcelo, Betina, Nelsinho....) E Sergio foi uma boa companhia.

Fecho agosto conferindo minha vida financeira porque tudo precisa ser bem controlado.

 

 

 

 

 


C

Comentários

Scant disse…
inspirador
obrigado
Eduardo disse…
Tenho lido seu blog desde o começo da pandemia. Me identifico muito com a senhora. Seu amor pela ciência, sua curiosidade e busca racionais por respostas... É raro achar pessoas assim atualmente. Somos diferentes. Me chamo Eduardo, tenho 26 anos. Seu blog me ajudou a manter a cabeça no lugar durante a pandemia.
Que bom que gostou do Kindle. Também tenho um e adoro. Não consigo mais ler livros físicos. Não posso controlar tamanho das letras e iluminação neles e no Kindle posso. Fora que posso ter o livro na hora.
Vou contar um segredo, espero que não a ofenda, mas sou fã da Agatha Christie e não sei o motivo, mas imagino a senhora no papel de Ms. Marple. Ambas são senhoras inteligentes. É como se a senhora fosse a atriz a interpretando.
Um abraço. E obrigado por compartilhar conhecimento.

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS