MEU DIÁRIO DE NOVEMBRO

 Seguindo o critério usado há dois anos (desde o início da pandemia e os isolamentos), os últimos dois meses do ano também aparecerão em forma de diário. Para fechar – espero, todo esse período diferente   escreverei como um diário

Novembro começou como que se chama de “feriadão” porque juntaram-se os dias  sexta? 29, sábado, domingo, segunda e terça - quatro dias inteiros e mais metade da sexta que muita gente queimou.  Para quem pode viajar e tem para onde ir, MARAVILHA. As restrições das pandemias já estavam mais brandas, a consciência de usar protocolos já era seguida e mesmo comercio, transporte, entretenimento já adaptados.

Eu, continuei com compromissos de trabalho e de cursos iniciados, nunca me arriscaria a ir visitar um amigo ou parente embora vacinada e consciente das proteções necessárias e principalmente não tinha dinheiro para viajar, meu orçamento está sempre no limite.

O jeito foi continuar a dividir o tempo em atividades diversas para administrar a passagem do tempo.

Continuei com um quase isolamento]. Continuei a fazer meus pagamentos mensais, a ler, mas agora com a companhia de N...... fiquei até mais preguiçosa.

Tive mais tempo para conversar com amigos pelo telefone ou escrevendo pelo Whatzapp

De trabalho parei um pouco até de pensar por que Telma viajou a com a família para o Nordeste e durante 15 dias substitui o plenamente “trabalho” por “outras coisas” que invento.

 Lendo o jornal sempre soube que na FAAP estava acontecendo uma exposição de RAFAEL o grande pintor renascentista. Me entusiasmei, montei um grupo de 16 pessoas entre participantes dos dois últimos Encontros de Resgate de Memória Autobiográfica onde eu tinha falado sobre a ESCOLA DE ATHENAS, de  RAFAEL e com a ajuda de Sergio estávamos  planejando uma visita em grupo. Seriamos recebidos por alguém da FAAP, especialista, preparado para dar o maior número de informações possíveis.  Montei um grupo de e-mails, fiz um convite bem motivador dando opções de escolha de dia, horário etc etc etc, NÃ DEU CERTO

A exposição acabou dia 12 de dezembro e eu não consegui ir porque sozinha não posso e não consegui quem me levasse, (dá pra perceber essas limitações da minha longevidade0

Aula de Arte Visual não deixo, agora com um prof. novo André Dorigo – TESOUROS DO MASP e ANTROPOLOGIA NA ARTE BRASILEIRA

 AMIGOS, FILHOS E NETOS   - JUREMA continua em Londres administrando sequela da Covid 19. Pretensão de vi ao Brasil em dezembro.  FLAVIO no seu trabalho do CDOR é quem me dá cobertura total embora à distância (Santana -Lapa) em pequenos e grandes problemas como acompanhamento a consultas médicas.  Os quatro meninos ANDRÉ, VICTOR, BRUNO E TIAGO, agora me sabendo melhor e ajudada pela Neuseli estão se dedicando mais ao seu trabalho e vida pessoal.

Fico feliz quando BRUNO vem aqui para assistir com o pai à corrida de Formula 1 porque ambos gostam muito de automobilismo e curtem juntos

REGINA continua a me visitar sempre e uma NUTELLA adoça minha sobremesa Em um domingo fez um almoço para apresentar seu primeiro neto  PAULO  filho de  Ricardo e Evelyn e nessa reunião encontrei BEATRIZ - SILVIA, FÁBIO JUNIOR e namorada,  MONICA E MIRIAM (quase gêmeas  e filhas da prima Maria que já partiu para outros mundos há tempos). Na volta para casa com bengala quase iguais a da Beatriz e a minha foram trocadas e levaram um tempinho para serem destrocada. Regina é quem tinha que cuidar disso e estava muito ocupada. 

WANDA sempre ao telefone. Jolanda publica no Whats coisas linda, declama poesias como só ela sabe declamar.

JOLANDA com suas maravilhas publicadas no Whats

EGIDIO E SERGIO vieram um dia jantar aqui e conversamos muito em horas memoráveis  e uma sopa de alho-poró deliciosa

Do antigo grupo das SEMI-NOVAS a Sirlei cumpriu seu ciclo vital.

LEITURAS – Por conta de meus grupos de leitura ou por minha própria conta continuo comprando livros forçando meu orçamento. Sei que posso encontra-los na internet em PDF, em arvore de livros até em kindle que são mais barato.   mas, sou da geração do papel e enquanto posso vou tê-los para poder pega-los quando quero, reler trechos  de maneira material e não virtual que eu sei que “não existe”  depois que desligo a força.

A RAINHA DO IGNOTO não gostei, no dia da reunião comentei e encontrei outros que também não gostaram pelos mesmos motivos.   Por minha conta li TORTO ARADO que fala mais de coisa nossas e dá mais prazer na leitura.Assisti uma live com Menalton Braft gostei do perfil e por sugestão comprei o livro que ele comentou BOLERO DE RAVEL, que está a espera de ser lido. e BECO DA MEMÓRIA de Conceição Evaristo, um livro de uma negra com histórias de negros.

 TRABALHO – terminado o trabalho na USP 60+ Telma foi viajar com a família e eu ainda fiz um “bico” em pesquisa de mercado por intermédio de Sérgio Duque Estrada. Em duas sessões e mais pessoas falamos sobre produtos mais adequados à longevidade.

 SAÚDEContinuo com o estudo ENSEMBLE respondendo o questionário da IQVYA Study   duas vexes por semana (meu compromisso vai té 2022) . Nesta época do ano, beirando o verão bate sol no meu terraço a partir das 15 às 16h e eu aproveito pelo menos meia hora Cuido bem de mim não esquecendo de hidratação depois do banho porque a pele já está bem seca e estou mesmo “murchando” (Sarcopenia)

Aparentemente indo embora as aparições  depois de terminada a dose de antibióticos, deram  dias de folga ,mas voltaram-.

No dia 11 voltei a ser atendida na GERIATRIA do HC como rotina depois de todo período da pandemia sem atendimento. Acho que eles se assustaram com minha perda de peso – emagreci mais de 5kg nesses quase dois anos – e quando souberam das crises de alucinações. Em tempo recorde em e tratando do HC me marcaram logo para o dia 22 um HOSPITAL DIA.   No dia 22 chegamos as 7h (eu e Flavio) fomos atendidos a partir das 8h e saímos de lá as 18h.  E dentro da rotina do serviço (muita gente sendo atendida num espaço) fiz exame de urina, de sangue, eletroencefalograma e tomografia computadorizada com os intervalos de reuniões médicas. Um dos resultados – já aparecido em 2017 n PEC foi algum encolhimento na região occipital do cérebro.  Envelhecimento.

Não é preciso escrever que estamos os dois muito nervosos. Nenhum diagnóstico fechado e a alucinações continuam.

Em 16 de novembro deste 2021, Vitinho, como nós o chamamos virou o Dr Victor de Carvalho Calvanese pela USP

Em 28 de novembro apareçam de surpresa Jurema, Oscar, Victor e Adele. Victor vinha se despedir porque no dia seguinte 29 estava de partida para a Itália onde vai morar temporariamente em Vasto. 

Em 29 – IMO para três exames para a parte visual; CAMPIMETRIA COMPUTADORIZADA– PAQUIMETRIA – RETINOGRAFIA SIMPLES levaremos os resultados ao Hospital Dia do dia 6 de dezembro.

Escrevo relatórios completos sobre o assunto, imprimo, deixo com os médicos para que eles tenham detalhes. Também escrevo resumos para os familiares que sempre perguntam E amigos que querem saber como estou e o que tenho. Nem eu sei.

Nem comento muito porque me acham meio maluca e   com bom humor Sempre digo “Ainda não estou mordendo”  para os que se afastam nunca sei por quê.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Victor de Carvalho Calvanese disse…
Grande vovó Neuza!!! Uma das melhores biólogas que tive o prazer de conhecer, minha maior inspiração em minha vida profissional... Nunca se esqueça que minha jornada como biólogo começou com seus valorosos ensinamentos, sempre com muito carinho, desde que eu me entendo por gente.

Muito orgulho de ser seu neto, e independente da distância que agora nos separa, sempre estaremos juntos, no coração e em pensamento!!

Espero vê-la em breve!

Te amo muito!!
oRGULHO O MEU DE AGORA TER UM NETO COM dOUTORADO COMPLETO PELA usp. e EM ZOOLOGIA.

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS