MEU BLOG EM MAIO

 

Meu Blog em maio

Continua sendo uma prestação de contas de minha saúde ffísica e mental para um trimestre

De novo atrasada. Explica-se: cada vez mais velha, cada vez mais “de vagar”. Pela sequência, devo começar neste texto pelo mês de abril.

Gosto deste mês, de abril, porque é o mês em que nasci, o mês do “claro mês da garças forasteiras” de PALAVRAS AO MAR  de Vicente de Carvalho. Sempre repito isso.  Dia 9, aquele em que vim ao mundo, dia 12, aquele em que fui registrada e, portanto, é o dia legal.

Neste ano de 2023 completo 93 anos. Sou já uma longeva, uma nonagenária com todas as consequências. Não tinha ideia de que sofreria um preconceito, um idadismo porque ao passar a linha dos 90 tudo se torna difícil. Tradição?  Costume?  O certo é que, não importa como vc esteja em sua vida mental, sua cognição normal, sua ainda auto suficiência em muitas atividades, sempre ouvirá o  “não pode”, “não deve” .

 Posso ter uma conta bancária, mas não devo movimentá-la porque não enxergo bem e posso errar um ‘zero”, a minha digital já está gasta e não é mais reconhecida.

Minha massa muscular vai perdendo a força, primeiro nos braços – não tenho mais força para carregar nada – depois nas pernas e andar vai sendo cada vez mais difícil. Bengala sempre ajuda muito principalmente com o equilíbrio, que já se fez presente. Mas, um braço amigo sempre suplementa a bengala.

Não dá mais para sair sozinha. Não preciso de uma CUIDADORA, mas preciso de uma ACOMPANHANTE.

Sou ainda autossuficiente nos cuidados básicos pessoais e tudo aquilo que ainda posso fazer com segurança DEVO e FAÇO para  manter meu cérebro, músculos e as funções vitais que ainda estiverem funcionando, continuarem ativas.

Visão comprometida para leitura. Mas para isso há óculos de leitura que eu tenho distribuídos pelos aposentos porque estou sempre precisando.  FELIZMENTE AINDA LEIO COM RELATIVA FACILIDADE. Fora, enxergo como se fosse míope, mas não compensa um óculo especial porque quase não saio.  O que acontece com a visão logo nos primeiros tempo dessa fase da vida é não percepção de relevos e não saber disso e tomar o cuidado necessário é causa de muitas quedas.

 Para a audição que já detectei deficiente desde 2004, tenho próteses auditivas que suprem perfeitamente para o necessário.

Paladar e Olfação ainda funcionam bem.

O mestre geral que é o CORAÇÃO sempre acompanhado agora usando as mais modernas tecnologias – vive bem com uma estenose aórtica que está com ele há mais de 70 anos, quando foi diagnosticada a primeira vez.

Meu oxímetro quando o uso para medidas me mostra quase sempre SATURAÇÃO de O2 em 98 e pulsação entre 60 e 70, dependendo da atividade do momento.  Dentro do melhor.

Aparelhos digestório, circulatório, respiratório, excretor sem alterações. Última e recente Densitometria óssea mostra ainda uma OSTEOPENIA. A OSTEOPOROSE não chegou.

Cognição dentro dos limites esperados me permitindo que ainda trabalhe  interagindo com grupos de seis ou sete participantes em RESGATE DE MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA .

Para satisfação pessoal tenho LEITURA como atividade diária, faço parte de Grupos de Leitura para conhecer outras ideias dos mesmos assuntos. Minha “Biblioteca” tem mais de 400 livros com clássicos e representantes de muitos países que ainda não consegui relacionar por falta de tempo.

 

Difícil, (quase impossível) é frequentar exposições de Artes Visuais (uma de minhas paixões) , mas supro essa necessidade montando uma mini galeria onde exponho (como uma overdose visual até para mim) quinzenalmente um poster de uma pintura famosa com a explicação sempre digitada ao lado. Tenho uma coleção de 80 pôsteres com uma impressão especial e posso trocar sempre. Não me conformo em tê-las numa gaveta.

 Já não saio quase nada, mas tenho grupos sociais diferentes que me mantem sempre atualizada com o mundo. Além disso, meu vicio de ler jornal diariamente me mantem atualizada com as modernas tecnologias de informação .( sei o que é e como usar o CHATGPT) . Passo bom tempo no computador para trabalho, entretenimento e contatos sociais, mas não prescindo de reuniões presenciais de grupos para compensar os Zoom e os Google Meet da vida.

Em resumo, acho que estou aproveitando bem os meus 93 anos. Faço o que posso sempre e o que não posso uso minha resiliência para sobreviver. Reúno sempre que possível grupos aqui em casa compensando a minha pouca saída de trabalho onde o importante é os participantes se conhecerem e criarem empatias as vezes inesperadas.

 Mas, agora já me canso mais em qualquer atividade e tenho que me cuidar. Portanto desculpem se paro por aqui. Já estive em meus melhores tempos. Agora e seguir com oque a vida nos dá

Neuza Guerreiro de Carvalho                      vovoneuza@gmail.com

                    08/05/2023

 

Comentários

Anônimo disse…
Amei seu relato, vovó!! Continue publicando! Abraço, Gabriela do Rio Grande do Sul!!
Querida amiga e ....tb vovó Neuza. Saudades de ir...*(como nos velhos tempos)* de 15 anos atrás ...em sua casa..tomarmos um vinho e colocarmos as novidades em dia...!!!.Sempre falo de ti com muitas amigas , colegas de trabalho...e terapeutas e divulgo seu blog. Longe ou perto.. vc está sempre dentro de meu coração. Prometo!....vou te visitar em breve .bjs da Eliana de Sumaré sp.foi bom ter notícias tb por aqui. Vou te ligar.

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS