BAÚ DE LIVROS – 2

Continuo subindo na escada para remexer no meu Baú de livros. Estes são apenas os que estão “escondidos” todos os outros, e são muitos, estão espalhados pela casa.

Nessa segunda subida –que demorou porque não subo em escada a não ser que tenha gente em casa. Tenho medo de cair e se isso acontecer acabaram as andanças pela cidade, os cursos, os concertos... – resgatei as coleções de Julio Verne. Preciosidades em uma edição de 1966 ilustrada por Salambô.

Para quem não sabe:

Júlio Verne nasceu em 1828 — e morreu em 1905 .Foi um escritor francês. É considerado por críticos literários o precursor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.

A primeira grande novela de sucesso de Júlio Verne em 1862, foi o relato de viagem à África em balão, intitulado Cinco semanas em um balão. Essa história continha detalhes tão minuciosos de coordenadas geográficas, culturas, animais, etc., que os leitores se perguntavam se era ficção ou um relato verídico. Na verdade, Júlio Verne nunca havia estado em um balão ou viajado à África. Toda a informação sobre a história veio de sua imaginação e capacidade de pesquisa.

Seguiu-se Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao centro da terra, A volta ao mundo em oitenta dias, Da terra à lua, Robur - o conquistador............


Até hoje Júlio Verne é o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 70 livros.

Nos seus últimos anos, Julio Verne escreveu muitos livros sobre o uso errôneo da tecnologia e os seus impacto ambientais, sua principal preocupação naquela época
Alguns de seus livros:
  • Viagem ao centro da Terra
  • Da Terra à Lua
  • Os Filhos do capitão Grant
  • Vinte Mil Léguas Submarinas
  • A Volta ao Mundo em Oitenta Dias
  • A Ilha Misteriosa
  • Miguel Strogof –o correio do Czar
  • As Atribulações de um Chinês na China
  • Etc. etc. etc.etc....
Do conjunto das obras de Júlio Verne, trinta e três foram levadas ao cinema, dando lugar a um total de noventa e cinco filmes, sem contar com as adaptações para séries de televisão. A obra mais vezes adaptada foi Miguel Strogoff (dezesseis vezes), seguida de Vinte Mil Léguas Submarinas (nove vezes) e Viagem ao Centro da Terra (cinco vezes).

E da mesma maneira que fiz com as obras de Monteiro Lobato, também fiquei dependurada na escada folheando vários dos livros de Julio Verne. São todos encadernados em vermelho com ilustração e títulos de capa em dourado. Um luxo. Tenho três coleções completas (32 volumes) e eles nunca estão superados. Delicia de ler.


Diz no livro que a ilustração é de Salambô, mas não encontrei nadinha sobre esse ilustrador. Se alguém souber, por favor, me passe. Por enquanto só posso colocar uma ilustração dele para “ilustrar”



do livro "Cinco semanas em um balão"


Escondidinhos lá no fundo, três grandes volumes vermelho escuro, destacando-se dos muitos Julio Verne, estão as Fábulas de La Fontaine com ilustração de Gustave Dorée. Também preciosidades.

Seguem alguns dados de La Fontaine. Afinal um pouco de cultura nunca é demais.

Jean de La Fontaine nasceu em 1621 - e morreu em 1695) Foi um poeta e fabulista francês.
No período de 1664 a 1674, ele escreveu quase todas as suas obras. Nas suas fábulas, contava histórias de animais com características humanas.

A sua grande obra, “Fábulas”, escrita em três partes, no período de 1668 a 1694, seguiu o estilo do autor grego Esopo, o qual falava da vaidade, estupidez e agressividade humanas através de animais.
La Fontaine é considerado o pai da fábula moderna.

Gustave Doré nasceu em 1832 — e morreu em 1883. Foi um pintor, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX

Fez as ilustrações de A Divina Comédia, mas sua paixão eram mesmo as obras literárias. Ilustrou mais de cento e vinte obras, como os Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes (1863);O Paraíso Perdido, de Milton; Gargântua e Pantagruel, de Rabelais; O Corvo, de Edgar Allan Poe; a Bíblia;; contos de fadas de Charles Perrault, como Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, A Bela Adormecida e Cinderela, entre outras obras–primas.

Ilustrou também alguns trabalhos do poeta inglês Lorde Byron, como As Trevas e Manfredo.
Gustave Doré morreu aos 51 anos, deixando incompletas suas ilustrações para uma edição não divulgada de Shakespeare, entre outros trabalhos
.

De um de seus livros escolhi uma fábula conhecida para transcrever. Nela está a beleza da poesia e a lição que se tira desses escritos. E uma imagem da ilustração de Dorée

A CIGARRA E A FORMIGA

Tendo a cigarra em cantigas
Folgado todo o verão
Achou-se em penúria extrema
Na tormentosa estação

Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.

Rogou-lhe que lhe emprestasse,
Pois tinha riqueza e brio
Algum grão com que manter-se
Até voltar o aceso estio.

A formiga nunca empesta
Nunca dá, por isso junta.
”No verão, em que lidavas?”
À pedinte ela pergunta.

Responde a outra: “Eu cantava
Noite e dia a toda hora.”
_ “Ah! Bravo! _ torna a formiga -”.
Cantavas? Pois dança agora!”“.

Tradutor do texto clássico – BOCAGE

A ilustração de Doré desta fábula é bastante elaborada e precisa de muita interpretação para se relacionar ao texto.

Comentários

Rachel Munhoz disse…
Olá Vovó Neuza

Gostaria q conhecesse meu blog tbm!
Assim podemos trocar algumas ideias..

beijos...
Anônimo disse…
Olá vovo Neuza!

Li a matéria na revista sorria - minha preferida- me admirei muito com seu jeito de levar a vida. Tenho apenas 17 anos e vivo reclamando... mas a senhora me passou um otimo exemplo! Adorei o blog tembem. Muito alto Astral.

Muitas energias, e boa semana!
Marina, Rio Claro/SP.
Lua disse…
Nossa ! Te amei viu ?
Montão mesmo !!
Quando eu "crescer" quero ser como você !!
Danilo Armando disse…
Nossa vovó Neuza, se todas as vovós tivessem um pouquuinho da senhora, que maravilha seria viver.
Bjoos.
Fabio Camargo disse…
Parabéns pelo blog, Vovó Neuza.
Luciano de Cuiabá disse…
Vi você no programa Mais Você. Parabéns pelo blog. Vou acompanhar vc a partir de agora. Um abraçao.
Luciano de Cuiabá disse…
Corrigindoa tempo... o programa e Pra Você e nao Mais você hehehe
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ignacio disse…
Oi Neuza...
olha acabei de ver sua participação no programa da TV Gazeta e achei o máximo sua história. Meu desejo é me tornar uma pessoa repleta como você.
Eu estou criando um blog e o meu não é tão vasto "ainda" como o seu.
Grande abraço. É um prazer ver que existe pessoas como você!
zuleikacroche disse…
ola vovo nelsa.boa tarde .tive o prazer de te conhecer hoje pela tv....fiquei muito encantada com vc...eu tbem tenho blog.e com ele partilho tudo que tenho e sei..passa la no meu blog.
se vc quizer mim add no msn o meu
zuleikabingo@hotmail.com
parabens seu blog realmente e lindo!
meu nome e zuleika
Anônimo disse…
Olá vovó Neuza,
envelhecer já não me parece tão penoso..
obrigada.
Rita.
Olá, querida, td bem?
Te vi no programa da Kátia, e te amei...
Gosto muito de ouvir pessoas mais velhas que eu, aprendemos bastante.
Também sou blogueira, tenho 3 blogs.
O mais visitado é
www.casaefogao.blogspot.com

Tem receitas, decoração, dicas e truques para casa e cozinha.
Se quiser faça uma visitinha, será bem-vinda.
Sucesso flor!!!
silvio disse…
oi vovó neusa vi vc na tv e hj e estou adorando teu blog vou entrar sempre agora
cicero disse…
Olá dona Neuza! Ví a senhora por alguns instantes dando uma entrevista sobre a internet e seu blog num programa da tv Gazeta hoje a tarde.Anotei o endereço do blog para conhecer e lhe dou meus parabéns por sua vontade de viver e dinamismo.Se quiser me dar a honra de visitar o meu blog,ficarei muito feliz.um abraço e que Deus a abençõe sempre.Meu endereço é cicero-myblog.blogspot.com
Paulo Marra disse…
Dona Neuza que beleza conhecer um pouco mais da sua vida, suas histórias, seu blog, sua força e energia.
Parabéns muitas e muitas vezes.
É de se emocionar.
Nos conhecemos na época que trabalhavamos alguma ação com o Museu da Pessoa e ali já percebi sua vitalidade.
Sabia que a senhora era descolada e tinha certeza que dali sairia muito caldo....hahaha !!!
O caldo ta engrossando faz tempo né Dona neuza, assim como a comida da Nonna. Uma beleza mesmo.
Vou sugerir seu blog para muitos amigos e amigas, parentes e para o meu mailing de formadores de opinião.
Visitarei sempre o seu blog com certeza.
Beijãozão.
Paulo Marra
Valerio Sobral disse…
Olá vovó Neuza, vi sua participação no programa Pra Voce, da Ione Borges (tv Gazeta). Que maravilha! Parabéns por essa vitalidade. Li a descrição do seu blog e concordo, não existe nada de terceira idade, melhor idade...o que vale é a cabeça da pessoa...a personalidade. Tenho um carinho muito, muito especial por pessoas que têm experiências iguais a você. Tenho verdadeiro carinho, amizade e respeito por pessoas que têm "juventude acumulada".
Sucesso a cada dia mais.
Forte abraço.
Juliana Walczuk disse…
Senti-me simplesmente maravilhada por encontrar tal pessoa assim como tu o és. Penso quão bem faria ter alguém assim na vida de cada vivente.
Fez-me sorrir. Essa é a verdade.
Drê disse…
Olá vovó Neuza!
Te vi na televisão ontem.
Passei pra dizer que eu te admiro muito, muito, muito mesmo. Fico até sem palavras para expressar.
Adorei seu blog.
Beijos
Ronaldo Leite disse…
Olá,

Vi a senhora na Rede Gazeta. Foi barbaro! Felicidades.
Beijos


Visita meu blog: jronaldoleite@hotmail.com
Anônimo disse…
Deixo o meu blog dedicado ao grande mestre Júlio Verne. Visite também o seu fórum.

www.jvernept.blogspot.com
Amei o seu blog vovó
Coguei um link do seu no meu blog gostei muito,...
*
Maryleika Chaves
*
http://crismarychristus2008.blogspot.com/
janaina m disse…
ei vovó lindaaa
adorei vc no programa PRA VOCE
vc tava lindaaa muito fofa
parabens
saude
bjosss
Anônimo disse…
to vendo vc na Record :D
Anônimo disse…
olá, achei seu blog! vi a reportagem na tv e gostei :P
Amei seu blog ...
beeeijos
Raphael Alves disse…
oi!
vi a senhora na televisão!
parabens!
entre no meu blog
raphaelalves.blogspot.com
me segue!
um beijo!
Martinha disse…
Gostei de senhora, vovó neusa!!! aparece no meu blog!!!
Joelson Gomes disse…
Olá D. Neuza, hoje 27/04/09 estou asistindo ao Jornal da Record onde o Carlos Dornelles está com a senhora. Malhando, comprando coisas para seu computador e mostrando o blog. Parabens e muiiiitoooss anos de vida boa. Deus lhe abençoe.
Anônimo disse…
Nossa, vovó Neuza amei seu blog !
bjss
Anônimo disse…
Ótimo blog vovó!
Sua filosofia de vida é maravilhosa, admiro tanto as pessoas que têm sede de viver!
Parabéns e sucesso no blog!

Beijos!
Unknown disse…
Oi vovó, a senhora é uma inspiração para nós. Eu assisti a matéria sobre a senhora no jornal da record, e achei sensacional quando a senhora, fala que devemos exercitar nossa memoria. Fique com Deus. Edson Xavier - Brasília/Brasil
Anônimo disse…
Vovó Nelza
Que MASSA sua vida estou vendo ao Jornal aqui sua reportagem, e mostrando para minha mãe ver tambem viu*
Meu orkut é anjoivr2008@yahoo.com.br e Eu tenho tambem um Blog viu Vovó, o link é:
http://anjovan.blogspot.com/
Bjaum com gosto de Bahia viu*
Acabei de Vê-la na série da Record, lida!
Agora se ainda não tem precisa entrar no twitter, eu já vou divulgar o seu blog lá :o)
grande abraço
Conceição Oliveira
Anônimo disse…
VÓVÓ NEUZA você é show adorei a reportagem da recor sobre vc, poxa realment se todas as vóvós fossem como vc teriam mais saude e viveriam mais feliz. adoraria que minha mãe fosse assim, bjão vc é dimais.
Cris disse…
Olá Neuza, bela reportagem na Record, adorei vê-la disposta e cheia de saúde!
Parabéns!! Minha avó também tem 79 e é do Norte do Paraná, ela é igualzinha a ti!! rsrsrs
Quando crescer quero ser assim igual a vocês!!!
Sou blogueira quando puder acessa meu blog www.kitutisdacris.blogspot.com, fique com Deus e até mais!
Sucesso pra você Sempre!!
Cris
Fuxico Fashion disse…
Olá Vovó!

Adorei a senhora na loja de informática....kkkkk foi o máximo!
Bjs e parabéns
Siomara
Feitos Perfeitos disse…
Muito modernaaaa!

Amei

Bjs
Anônimo disse…
Olá dona Neusa moro em Portugal e Ví a senhora no programa da record,a senhora é um exemplo de vida parabéns e continue assim que Deus a Abênçõe
Rosangela disse…
Oi vovó Neuza!
Acabei de ver sua reportagem no mais voce! Estou encantada com sua história e com sua disposição para caminhar junto com as mudanças do dia-a-dia! PARABÉNS! Já estou seguindo seu blog e vou adicioná-lo à minha lista de blogs prediletos. Se puder dá uma passada no meu cantinho para conferir e fique a vontade para segui-lo! Bjos! Felicidades! Saúde e Toda sorte do mundo
Oi vovó Neusa,vi a sua reportagem no Mais Você, quero lhe parabenizar pelo esforço, carinho e a paciência que demonstra além dos compromissos diários, ter um blog exige tempo e consegue conciliar isto de forma produtiva e inteligente. Queria que minha mãe tivesse a mesma paciência da senhora, para sentar e escrever as coisas bonitas dela, os seus contos, histórias do seu tempo...Isso trás aos jovens ensinamento e muitas vezes um pouco mais de conforto e discernimento para entender e viver nesse mundo de hoje. Um beijo Grande. MarinaC.RJ

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS