Ciência - na ESTAÇÃO CIÊNCIA

Você sabe o que é a ESTAÇÃO CIÊNCIA? Ondefica? Qual o objetivo? Qual sua história? Desde quando funciona?
A ESTAÇÃO CIÊNCIA  pertence À Universidade de São Paulo - USP é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.
Está localizada na Lapa, na rua Guaicurus, vizinha à Estação Ferroviária da Lapa (FEPASA), o Mercado Municipal da Lapa e ao Terminal Rodoviário da Lapa.


A ESTAÇÃO CIÊNCIA  utiliza galpões  construidos no inicio do século XX para abrigar uma tecelagem. Galpões que quase foram destruídos por um grande incêndio em 1936.   Reconstruídos logo depois, foram utilizados como posto de sementes da Secretaria da Agricultura do Estado e também serviu a  outros órgãos do Governo.
Em 1986 parte do imovel foi cedida  ao CNPq pelo Governo do Estado para a instalação do Centro de Ciência para a Juventude em uma  área total de 1915 m², e em 24 de junho de 1987 foi inaugurada a ESTAÇÃO CIÊNCIA.
Segundo Crodowaldo Pavan, Presidente do CNPq na época da implantação e inauguração, a idéia da ESTAÇÃO CIÊNCIA  não era nova. Havia surgido no início da década de 70. Levou 17 anos para  se materializar.
Por que "ESTAÇÃO"? Porque o termo proporciona viagens ao mundo do conhecimento científico, conhecimento este que precisa ser alimentado sempre com novas pesquisas. Porque liga passado e futuro, educação e diversão. Porque está perto de estações ferroviárias. ( nome dado por Wasington Olivetto)

Feito esse preambulo informativo, qual é a novidade atual na ESTAÇÃO CIÊNCIA?  “A exposição que vai contagiar você – EPIDEMIK” –uma exposição centrada nas grandes epidemias mundiais, chamando  a atenção para o papel que cada um, cidadão ou autoridade publica, pode e deve assumir para previnir situações  de calamidade.
Em um primeiro bloco mostra a histórias das várias epidemias mundiais – malária, AIDS, peste, gripes, dengue.
O segundo momento  é um jogo eletronico gigante montado em um tabuleiro de 165 m2 que permie aos visitantes simular  e enfrentar uma situação de crise epidêmica em diferentes lugares do planeta. O jogo é acessivel a cerca de 40 participantes simultâneos e cadeirantes.
A EPIDEMIK funcionará de 02 de julho a  26 de setembro de 2010, de terça a sexta feira, das 8h às 18h, com ingressos a  R$ 4,00 com meia entrada e isenção a quem de direito.
Este é um texto de divulgação.

Comentários

P.VICIUS disse…
Vovó neuza adorei seu blog.
tá bobamndo heiiiim..800 seguidores não é pra qlqr um.. por favor de diga qual é
o segredo do sucesso. !
beijos Tô te sguindo
Sodré disse…
Oi Vovó Neuza.... Seu blog é chik hein! Meu nome é Flavia Sodré e estamos no curso sobre universo sonoro na Estação Ciência. Bem, a senhora pediu nosso e-mail para enviar as aulas, mas os e-mail's não chegaram. meu e-mail é: flaviasodre1@yahoo.com.br é só copiar e colar para enviar. Parabéns pelo seu blog! Amei! A senhora deu uma aula espetacular! Maravilhosa! Eu gostaria muito de chegar na sua idade e ficar assim... como a senhora... linda, inteligente e saudável! Parabéns!
Flavia Sodré.
Anônimo disse…
FELIZ ANO NOVO!!!

A SENHORA É UM MODELO DE PESSOA MARAVILHOSA.

MUITAS ALEGRIAS DIANTE DE TANTA AUTENTICIDADE.

SOTER

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS