RETROSPECTICA 2019 – RESUMO (tão resumido quanto possível)

Continuo praticamente a mesma. Nesta fase da vida não se muda muito. Já temos as manias e os pensamentos cristalizados. Mudanças só as circunstanciais.
Minha saúde física e mental está além do esperado em meus quase 90 anos. Fiz um relatório completo de como estão meus aparelhos e sistemas agora, para poder acompanhar as mudanças que forem acontecendo. Todo o meu acompanhamento é pelo Hospital das Clínicas: Geriatria, Ginecologia (grupo de mama), Ortopedia (acompanhamento anual da cirurgia) Otorrino (próteses), Psiquiatria (grupo LIM27). Oftalmologia pelo IMO.
Atividades domésticas continuam sendo as mesmas: lavo, (louças e roupas) cozinho e administro desde compras, pagamentos e reposição de aparelhos domésticos que estão envelhecendo comigo.
Trabalhos Manuais não fiz nadinha.
Cinema só aqueles filmes que assisto nos Encontros Culturais do prof. Terron. Vejo alguns filmes pela Netflix (gentileza do Jarlei) e de ótimos e diferentes filmes no Films & Arts e Eurochanel (filmes italianos, tchecos ou alemães). Acrescentam muitos conhecimentos de geografia..........
 No Blog, já fui melhor.  É uma atividade que requer um período de gestação do tema, organização cerebral e montagem do texto. Como gosto de acrescentar imagens, o trabalho é maior. Este ano foram só nove contra os 24 do ano passado. Acho que estou mais lenta em tudo – Ou mais diversificada em atividades.
Listando o que escrevi, foram 27 ¨coisinhas¨ Reservado espaço e tempo para a continuação da HISTÓRIA DE ROSÁLIA estão paradas as 93 páginas digitadas entremeadas de mais de 100 fotos digitalizadas, por falta dos dados que os filhos prometeram mandar e não mandaram.
Jarlei (já todos conhecem poque desde 2008 escrevo sobre ele) esteve morando aqui por mais de quatro meses. Me fez muita companhia, me ajudou financeiramente, materialmente e nosso relacionamento é maternal, filial, amistoso........É mais do que filho, neto, amigo de todas as horas e todos os assuntos.
Listei como TRABALHO ( o que consome energia, remunerado ou não)  78 atividades das mais variadas, desde os Encontro de Resgate Autobiográfico com desenvolvimento de 16 temas em quatro meses de encontros semanais, até participação de grandes eventos como  LONGEVIDADE no Expo Center Norte e  viagem bate e volta à Belo Horizonte para palestra e roda de conversas sobre A COMUNICAÇÃO DE ONTEM E HOJE.
Li menos do que gostaria desde jornal diário, revistas especializadas como Superinteressante e Pesquisa e livros diversos que listei 18 itens.
Ouvi menos música do que gostaria   e não registrei tudo e assim nem tenho um item sobre MÚSICA Vale o que eu ouvi e aproveitei.
Estou sempre fazendo pesquisas paralelas aos meus focos principais. Listei 30 itens desde pesquisa e ppt sobre a Zona Norte do município para palestra, IBGE sobre população longeva, sobre a cidade de Belo Horizonte e até sobre Satélites Artificiais, para apoio de comunicação atual.
Precisei de um computador novo e com isso todo o volume de estudos de atualização para programas atuais. E para maior conforto um monitor maior e um teclado mais compatível com meus dedos que já não são os mesmos.
Nos Eventos caprichei este ano. Foram 69 listados porque inclui neste item as idas ao Theatro Municipal e muita música ouvida.  Frequento muito a Unibes Cultural, Centro de Convenções Rebouças, Estadão em sua sede e na cidade Universitária os departamentos que nos cedem espaços, com o IAA, Brasiliana.....
Minhas atividades sociais a que eu dou muito valor entre visitas feitas e recebidas, troca de mensagens pessoais  (não as encaminhadas) .Cultivo amizades de sempre como Margarete, Wanda, Regina,  Maria Inês, Jolanda, Constantina, Rosa a chilena amiga de Theatro Municipal, Sandra Gomes dos Direitos Humanos de Idosos da Prefeitura  o grupo das Semi - Novas  (Do Carmo, Irley, Irma, Sirlei, Zazá, ) que está se extinguindo, Circe ( a vizinha de frente) Telma, Ana Luci Fusco............., .umas 20 pessoas  do grupo dos Encontros Culturais do Prof Terron ( amigos semanais, mas ao longo do tempo  de mais de 10 anos formando fios resistentes de amizades) , Joana do HU, Dr Egídio, Sergio Duque Estrada, Rafael Aidar, funcionários do prédio, Dona Alda  a cadeirante que encontro no jardim, Mariazinha, Eduardo (do documentário  longevo) .  E os distantes Pedro Vilches Molina, Alessandro D Aira, Adolfo Ariño Turquetto   e muitos outros que vou me lembrando ao longo do tempo em que escrevo este resumo.
Tenho visto mais TV porque fico mais tempo em casa. E há programas ótimos como complementação de conhecimentos. É só saber escolher - Arte1, +Globosat, Curta, Films & Arts...... 
A mídia me deu sossego e a melhor produção foi para a TV Cultura   no programa TRANSVERSAL DO TEMPO onde ganhei 26 minutos de fama, mas exibido em02/01 já 2020. Entrevistas para TV SESC     e para a editora da revista Pesquisa da FAPESP sobre o prof. Pavan e ..........
O Documentário de Eduardo Barros segue devagar quase parando. Quem sabe antes de eu morrer fica pronto.
As Semi - Novas estão se desmanchando. Ou morrem, ou estão doentes, ou estão sem vontade por dificuldade física, ou sem motivação.
Quanto à Figueira da Glette, desisti totalmente.  São quase 20 anos gastando energias em sua defesa e continua todo a mesma coisa salvo que sob sua copa além do lixo de mais de um ano agora ganhou até um fogão velho. Quem quiser adotá-la, estou oferecendo.   
Finanças vou até pular. Consigo a duras penas sobreviver e não quero compartilhar meus apuros financeiros.  Para ajudar nas contas entrei no sistema de hospedagem Airbnb e gostei  Hospedei mais de 10 pessoas durante o ano e para mim além da ajuda financeira é uma companhia pessoal e significa um desafio de conviver com gerações diferentes, formações, vivencias e comportamentos diferentes. Experiencia intergeracional significativa
Quase não compro nada. As compras mensais de sobrevivência, o que preciso para trabalhar com conforto e produtividade, alguns excessos. Estou sempre bem vestida porque cuido bem de roupas de 4 ou 5 anos Nota - um dia saí totalmente vintage: uma calça comprida de 35 anos e uma blusa de mais de 40 anos. O detalhe foi uma bela echarpe que dominou tudo.
Este ano viajei a trabalho e felizmente com tudo pago E testei as minhas possibilidades indo sozinha para Belo Horizonte com o que isso implica em estadas em aeroportos deslocamentos, ambientes diversos e tempos de paciência indispensável. Viagem bate e volta, mas valeu.
Não ando muito. Me canso mais. Sempre de bengala e atenção reforçada na maneira de andar e observação das irregularidades grandes das calçadas.  Mas, sobrevivo mesmo quando passo um pouco dos limites.
Perdi a Vera prima que durante muito tempo fez parte do quarteto da minha infância e adolescência: Airton, Vera, Nelson e Odair meus primos diretos e de convivência maior. Foram-se todos. Sou a sobrevivente (estou me acostumando com o termo). Uma amiga e vizinha de muitos anos Dalva, também partiu, E doença de Cidinha que me preocupa. Jolanda também deu um grande susto.
No final do ano, dezembro sempre procuro manter minhas relações com confraternizações pequenas: os funcionários do prédio, algumas vizinha (poucas), filho e netos passam por aqui, e relações profissionais.   Nem senti a passagem 2019 – 2020 a não ser pela facilidade de escrever 2020 em vez de 2019.
Dos filhos: Jurema continua com Oscar em Londres. Distância e tempo diluem os contatos
Flavio e Eliana morando em outro bairro vêm menos por aqui. Comunicação virtual diária. 
Os Netos são de uma geração que cada vez mais se distancia da minha. André com Rosinha em Cunha lutando com problemas de sobrevivência; Victor, no seu doutorado que já o está cansando, mas com Adele, boa companheira em suas decisões. Bruno e Thais é o mais chegado, mas tem a vida de todos os da geração 30+. Tiago com Lais passam meses sem um Oi.

Planos?????  piada. Quando estatisticamente minha expectativa de vida é em média seis anos, tenho que fazer tudo o que posso e quero com esse foco.
 Dependo incondicionalmente da venda do apartamento para saber da minha situação material.  Pessoalmente estou bem de saúde e isso já é uma situação positiva e o plano é cuidar para que continue assim.  Emocionalmente não dá para planejar. Muitas variáveis acontecem e estão sempre mudando o meu mundo para pior ou melhor. Dou mais valor ao que o torna melhor e curto isso. 
Mensagens para mim mesma:
NÃO ME DEIXAR VENCER PELA PREGUIÇA, INSEGURANÇA E INDECISÕES
VIVER DENTRO DE MINHAS LIMITAÇÕES: NEM ALÉM NEM AQUÉM. 
       Neuza Guerreiro de Carvalho – VovóNeuza – NEUZINHA
09/03/2020




Comentários

Luciano Fernandes disse…
Que nesse 2020 surjam novas viagens e que possa levar cada vez mais, sua alegria e sabedoria por onde vá. Seus filhos e netos tem muita sorte em ter a senhora. Um beijo de seu neto virtual.

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS