UNIVERSO SONORO – um curso para ser aplaudido e repetido

Entre os dias 12 e 17 de julho deste 2010, a Universidade de São Paulo representada pelo Laboratório de Neurociências do Instituto de Ciências Biomédicas, e em parceria com o núcleo de Artes Cênicas da  Estação Ciência, promoveu um curso apoiado  pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, curso esse que tem um título  maior do que  o que começa este texto:
UNIVERSO SONORO E INTERAÇÕES HUMANAS:FISICA, ARTE E NEUROBIOLOGIA DO SOM E DA MÚSICA

Um grande título para um conteúdo maior ainda.

Aconteceu no espaço  Estação Ciência e contou com dias de chuva pesada, que serviu de avaliação do interesse dos participantes: ninguem faltou em nenhum dos dias.
Durante 40 horas, em uma semana interia e um dia  de horário fechado (7horas), o curso começou com 16 participantes e acabou com 17. Raro acontecimento. 

A maioria graduados e graduandos, tinha nível para entender as explicações detalhadas do  Aparelho Auditivo, do Cérebro e da Fisiologia da Sensação e Percepção do som. Maria Inês Nogueira, Livre Docente em Neurociêcias da Usp foi aplaudida e na avaliação proposta tirou sempe nota 10.Com palavras e imagens associadas se fez entender.

Marcelo Muniz como físico, músico e luthier além da teoria física das ondas sonoras, “criou” instrumentos sonoros de sopro e corda com sucatas.

Rômulo, físico, historiador e cinéfilo, relacionou o cinema com som musical e esteve sempre presente, ajudando uns e outros.

Cauê  da Estação Ciência - usou a expessão corporal para complementar a teoria física, anatômica e promoveu um relaxamento necessário depois de  tantas horas de atenção.

Eu, Neuza, sem ser musicologa nem musicista, não tocando nenhum instrumento, conhecendo musica só de ouvir, ouvir e ouvir, dei a minha contribuição com uma Linha do Tempo da História da Música , a apresentação dos maiores músicos no decorrer do tempo, e contar um pouco da minha experiencia nesse universo musical que frequento há  mais de 30 anos.

Participação efetiva nas oficinas para construção de instrumentos de som, levou o grupo a uma união pessoal, troca de experiencias, amizades  que continuam (ou não)  pela semelhança de expectativas.  Objetivos  também semelhantes – aumentar os conhecimentos para aplicá-los  nos alunos da rede pública – mostra um grupo envolvido em Educação. Há sempre esperança no futuro.

Três grupos formados fizeram o que seria o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com apresentações dinâmicas, todas elas usando o que se aprendeu.Sucesso absoluto.
Na avaliação através de uma ficha bem elaborada, ficou demostrado o aspecto positivo do curso.Outros devem acontecer. Este foi o piloto.

Adrianas, Dulce, Esther, Ana Paula, Jaqueline, Jeniffer, Joyce, Carmen, Tamiris, Flavia, Elis......Anderson, Erivelto, João Lúcio, Leo são nomes quqe ficaram gravados para as novas amizades nascentes, profissionais ou pessoais.
Veja as fotos
                        
                       
                         
                        
                        
                                                      

Comentários

Célia Schultz disse…
Nossa! Um assunto pouco explorado pelos intelectuais..Parece-me q o som vibra até bater em um obstáculo, então há quem diga q ele pode durar décadas..Existe um segmento da musicoterapia na Unicamp q chega a curar depressões severas, apenas estilizando o tipo de som ao formato musical..
Anônimo disse…
Parabéns Vovó Neuza pelo seu trabalho, sempre incentivando a cultura e a levando para quem pouco conhece!!São Paulo, o Brasil, ou melhor, o mundo precisa de mais pessoas como a sra!
Mais uma vez Parabéns!!
Lucilene disse…
Eu queria estar aí para ajudar no que preciso ao progresso dessa missão ou sentir a sensação completa da alma humana....magnifíco trabalho...um novo céu está surgindo...o cobertor de nossos inexplicáveis frios atos vai se perder e surgir uma luz que traga calor sereno as nossas convivências....Agradecida pela inicciativa

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS