ULISSES CHEGOU


Ulisses chegou. Foi no dia 16 de dezembro e seus pais são Margarete e Ivanilson. E é como se fosse meu neto temporão. Acompanhei a gravidez e os ultimos momentos antes do nascimento. Fui correndo conhecê-lo e me insinuar como avó postiça.
Há muito mais o que escrever, mas por ora só sei sentir uma emoção diferente de ser novamente avó.
Escrevo um pouco sobre seu homônino ULISSES e publico suas primeiras fotos.


Um breve resumo da História de Ulisses
Odisseu em grego ou Ulisses em latim:  foi nas mitologias grega e romana um personagem da Odisséia, de Homero. É a personagem principal dessa obra, e uma figura à parte na narrativa da Guerra de Tróia. Herói grego, Odisseu era rei de Ítaca. Auxíliou Tíndaro, pai adoptivo de Helena, na escolha do pretendente em troca que este ajudasse ele a conquistar Penélope . Essa escolha recaiu sobre Menelau. Daí a amizade existente entre Menelau, seu irmão Agamemnon e Odisseu.
Da união com Penélope nasceu Telêmaco, seu querido filho, do qual teve de se separar muito cedo para lutar ao lado de outros nobres gregos em Tróia. Foi um dos elementos mais atuantes no cerco de Tróia,.
Durante a citada guerra, os gregos venceram muitas batalhas  com os  conselhos de Odisseu, sendo este mesmo um grande guerreiro, apesar de sua baixa estatura. Um de seus mais famosos ardis foi ajudar na construção de um cavalo de madeira, que permitiu a entrada dos exércitos gregos na cidade de Troia. Aliás, a estratégia foi sua.
Após a derrota dos troianos, ele iniciou uma viagem de dez anos de volta para Ítaca onde a sua mulher o esperava com uma fidelidade obstinada, apesar da demora. Essa viagem mereceu a criação por Homero do poema épico Odisséia, na qual são narradas as aventuras e desventuras de Odisseu e sua tripulação desde que deixaram Tróia,

Odisséia  - Em português, bem como em diversos outros idiomas, a palavra odisseia passou a se referir a qualquer viagem longa, especialmente se apresentar características épicas .A Odisseia  é uma dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É, em parte, uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental ao cânone ocidental moderno, e, historicamente, é a segunda - a primeira sendo a própria Ilíada - obra existente da literatura ocidental, tendo sido escrita provavelmente no fim do século VIII a.C., em algum lugar da Jônia, região da costa da Ásia Menor então controlada pelos gregos, e atualmente parte da Turquia.
O poema está centrado principalmente no herói grego Odisseu (ou Ulisses, como era conhecido na mitologia romana) e sua longa viagem para casa depois da queda de Tróia. Odisseu leva dez anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos. Em sua ausência, presumiu-se que tivesse morrido, e sua esposa, Penélope, juntamente com seu filho, Telêmaco, são obrigados a lidar com um grupo de indisciplinados pretendentes, que competem pela mão de Penélope em casamento.
A Odisséia continua a ser lida por todo o mundo, tanto no original, escrito no chamado grego homérico, quanto em inúmeras traduções para os idiomas atuais.
A História é muito mais longa, cheia de aventuras e atuações dos deuses a Mitologia. Para nós basta isso por enquanto.






Comentários

lilly disse…
um lindo menino
vai adorar ter uma avó cheia de estorias como vc

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS