VOLTANDO E EXPLICANDO


Minha última postagem neste Blog foi em 02 de janeiro.  De lá para cá, ocupei todo o tempo com a RETROSPECTIVA 2017 cujo resumo vai constituir a atualização de Eu sou Assim.

A Retrospectiva que faço anualmente é uma atividade trabalhosa, mas útil para dar uma visão do que se fez durante o ano em vários aspectos. Ao analisar com detalhes essa Retrospectiva há certamente um aumento da autoestima pelo registro do tanto que se fez e que ficou esquecido.

Há todo um roteiro para a “construção” dessa Retrospectiva:

Coleta de dados - lendo uma por uma as 365 folhas do diário e complementando com registros da Agenda de Trabalho, vou rascunhando em itens separados, palavras ou frases como lembretes. No meu caso a coleta de dados para a Retrospectiva 2016 custou 25 horas de trabalho em 5 dias de 6 horas de trabalho diário (é cansativo e só dá para trabalhar de duas em duas horas). Não deve ser interrompido.
 Abordei os itens: Introdução – Auto Retrato  atual  - Saúde Física e Mental – Cuidados Pessoais – Trabalhos manuais – Atividades domésticas – Cinema  - Blog – O que Escrevi  - Leitura 9listadas 24 +jornais e revistas ) –Trabalho – Estudos – Informática – Eventos  (listados 41) – Relações Pessoais (listadas 1430 – Televisão – Eu e a Mídia – Meu Documentário – Glette  - Semi Novas – Finanças – Compras – Viagens – Deslocamentos – Mortes, doenças, separações e Nascimentos  Confraternizações – Filhos – Netos -  Despedida de 2017 (Natal e Ano Novo ) – Perspectivas e Planos.

Produção dos textos para cada item – é trabalho demorado, pode ser feito por partes em dias seguidos ou não. É trabalho pessoal, com detalhes ou não. Requer muita atenção, concentração e beira o emocional em alguns itens. Mas, cria expectativas o que faz com que a necessidade de terminar seja grande. Neste ano, levei seis dias para completar um texto final de 50 páginas. E com as anotações de programação musical assistida completou 80 páginas.  É trabalho pessoal, completando pastas do ano, mas não de divulgação.

Nesse apanhado anual é gratificante e surpreendente avaliar a atividade anual, a importância pessoal maior ou menor de cada item e ter liberdade de expressão para detalhar ou não, comentar ou simplesmente citar.

Se isso serviu para alguma coisa, uma mensagem:
 - Comecem a fazer o seu diário pessoal.  Ainda é janeiro e os dias que já passaram podem ser reconstruídos com memória ou anotações variadas.
  -  Mantenham uma agenda de trabalho atualizada.
Ao final do ano terão elementos para sua retrospectiva que vai ser uma surpresa em que o custo benefício compensa com uma amostra do que foi você  no ano. Garanto que vai gostar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

UM DOMINGO NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA

PAINEIRAS E MARITACAS