JUSTIFICANDO E EXPLICANDO A PRÓXIMA POSTAGEM


Passei dias na dúvida se deveria ou não postar o resumo da minha RETROSPECTIVA 2019 neste Blog. Mas, como digo sempre o Blog é MEU.  Posto o que eu quero, como eu quero, o quanto eu quero, quando eu quero e sobre o que eu quero. Desde que eu justifique e explique. E não obrigo ninguém a ler.

Faço as minhas RETROSPECTIVAS desde 1954, no começo de 10 em 10 anos e a partir de 2000 são sempre anuais. E a cada ano os itens que a constituem aumentam ou diminuem ou até mudam. É um TRABALHO que   me consome muita energia por aproximadamente dois meses. É na verdade uma prestação de contas de mim para mim.  Desde que bem registrada mostra o que fiz, o quanto fiz e como fiz na minha vida nesse ano. 

Tenho que consultar folha por folha os 365 dias registrados no meu diário, a minha agenda de trabalho rabiscada porque nem sempre o que programo posso fazer, e uma pasta onde guardo material cujo simples registro não é o suficiente.  

E o primeiro passo é o que chamo COLETA DE DADOS. Em geral levo uma semana de trabalho registrando quantas horas uso e separando por palavras ou frases o que é significativo no diário, na agenda e nas pastas. É um Rascunhão. Neste ano tive 32 itens trabalhados.  Consumi registrado 30 horas e 20 minutos em 8 dias, de 09 a 17 de janeiro para essa coleta. E não deve ser interrompida para não perder o fio da meada.

O trabalho seguinte é textualizar cada palavra ou frase que anotei.  Não tem pressa (mas fica sim assediando minha atenção) faço aos poucos, nos intervalos de outras atividades.  Começo pelos temas mais curtos, mais fáceis, de apenas registro e ficam para o final aqueles temas que exigem comentário, participações mais emotivas.

Releio várias vezes, corrijo erros (o programa do computador corrige)
de grafia, de formatação, mas a forma é espontânea. Raramente mudo.

A RETROSPECTIVA 2019 tem 63 páginas digitadas. 

Quando depois de duas ou três revisões dou por terminada, vem a fase de impressão. Final soa como uma missão cumprida

O resultado é uma concretização registrada do que foi meu ano. O que fiz, como fiz. Aumenta minha autoestima, minha autoconfiança. Com ela testei minha memória, minha cognição, minha habilidade motora quando escrevo em uma escrita cursiva no diário ou na digitação do computador.  E acaba sendo uma valorização pessoal que a gente sempre precisa para viver bem.

É tão importante e produtiva que estou considerando um tema no meu trabalho de RESGATE DE MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA (trabalho profissional) e estou procurando motivar os participantes a usarem esse caminho como uma análise pessoal, reinvenção de posturas e registro de uma época para a construção da verdadeira HISTÓRIA 

Espero que estejam   motivados e curiosos para a postagem seguinte - a daqui a alguns dias - do Resumo da RETROSPECTIVA 2019


Comentários

Ana Piza disse…
Dona Neuza, que privilégio encontrar seus textos. Graças a uma conversa com meu pai (nascido em 1934), fiquei curiosa com o período da carência da farinha no Brasil, durante a segunda guerra mundial. Descobri então seu texto "Reflexos da Segunda Guerra Mundial em meu Cotidiano - 1939-1945" no site São Paulo-Minha Cidade e mergulhei naquela e em outras narrativas suas. Obrigada por compartilhar memórias tão preciosas e tão bem escritas!

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS