AMIZADE - AMIGOS

CONSIDERAÇÕES FINAISAMIZADE - AMIGOS

Depois dessa maratona de resgatar pessoas, lembrar do tipo de relacionamento que tinha acontecido e certa confusão com palavras, fui às pesquisas para saber mais. Entre as muitas definições de AMIZADE consegui sintetizar em:

Amizade é a relação afetiva entre os indivíduos. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra.  É um relacionamento social voluntário.  Condições para essa relação :reciprocidade do afeto, ajuda mútua, compreensão e confiança. 

Amizade acrescenta um ao outro, ideias, momentos de vida, informações, ou é apenas divide com alguém momentos e sentimentos.

E de todo o tempo em que naveguei pelo assunto, alguns conceitos me foram acrescentados.

Amigos vão e vem. Uns ficam mais tempo, outros desaparecem. Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levam muito e há os que não nos deixam nada. 

 Tenho agora muitos amigos sim:

- Amigos de longe e de perto

- Amigos antigos e mais recentes

- Amigos que vejo a cada dia e os que raramente encontro

- Amigos sempre lembrados e os que às vezes ficam esquecidos

- Amigos constantes e os intermitentes

- Amigos das horas difíceis e das horas alegres

- Amigos que pouco me devem e aqueles a quem muito devo

- Amigos humildes e amigos importantes

- Amigos que sem querer eu magoei, ou sem querer me magoaram

- Amigos a quem conheço profundamente e aqueles que só conheço pela aparência

 

 

Na primeira fase da minha vida, e em um tempo relativamente grande – 23 anos – consegui listar apenas 20.  Mas, deixaram alguma marca. Era um tempo em que nos relacionávamos com as pessoas sem muita preocupação em saber por quê. Simplesmente porque gostávamos de estar juntos, tínhamos algo em comum. Eram o que eu classificaria em “amigos de escola” ou melhor do que isso apenas “colegas” “companheiros”. Os ginásios eram mais centrais e para eles convergiam alunos de vários bairros e a permanência juntos eram apenas durante o tempo das aulas.

Na segunda fase, já a palavra AMIZADE -AMIGO tinha um lugar maior na nossa vida e além da relação afetiva tínhamos ajuda mútua, confiança.  Esse período durou 46 anos e foram cerca de 30 casais os resgatados fora os relacionamentos pessoais de cada um que eram pouco, muito poucos. Tudo era sempre muito compartilhado.  Mas, tivemos amigos de trabalho, de entretenimento, de viagens, como pais.......E as trocas de experiencia, de convivência maior ou menor, em uma fase mais madura da nossa vida foi o que acabou de moldar nossas personalidades.  Vida a dois é muito produtiva desde que compartilhada.

 

 

Na terceira fase volto a ser sozinha, formal e fisicamente.  A situação muda eu sou outra pessoa resultante do amalgama Ayrton-Neuza e os interesses mudam. Depois de seis anos com prioridade para a relação filha - mãe, fui EU de novo. As referências afetivas mais próximas (parentes) vão se perdendo e por sobrevivência são necessárias as referências novas, agora já com noção de AMIZADE – AMIGOS sedimentada. Meus interesses são mais abrangentes e além dos conhecimentos focados na atividade profissional quero outros, diferentes. Por isso a quantidade e diversidade de relacionamentos – Cheguei a resgatar uns 60 depois de horas de triagem. E certamente alguém ou alguéns ficaram esquecidos talvez porque passaram muito rapidamente.

Não consigo só citar, tenho que identificar melhor cada um e durante mais de um mês que durou a construção deste texto tive momentos de prazer muito numerosos quando  me sentia envolvida por sentimentos que não podem ser  entendidos com apenas uma palavra AMIZADE – AMIGO  mas transcende a muito mais.

Paro por aqui.  40 páginas digitadas já é o bastante.  Não pretendia tanto, mas aos 90 é difícil mudar meu estilo coloquial de escrever.

 

                  NEUZA GUERREIRO DE CARVALHO

18 DE junho de 2020 aos 98 dias de isolamento solidário e consciente nesta pandemia.

 

Pensei que tivesse acabado. Engano.

Me incomodava que eu não tivesse achado uma conotação anátomo- fisiológica para a AMIZADE. Se   estar com amigos nos dá prazer, é alguma coisa agradável, achei em algum lugar tinha lido que OCITOCINA um hormônio hipofisário, tem algo a ver com amizade.

 Revendo pesquisa pude saber que experiências demonstram que a OCITOCINA atua na SOCIABILIDADE, aumenta empatia e confiança, características do que entendemos por AMIZADES.  É um hormônio que facilita contatos sociais que podem ser prazerosos. Abraços e toque suaves como o apertar de mão de amigos, aumentam os níveis de ocitocina e por isso nos dão prazer. 

Satisfiz minha curiosidade de bióloga e achei uma “localização” para Amizade   - na hipófise, uma glândula endócrina de situação cerebral.

Por isso nesse isolamento compulsório falta alguma coisa. Só ver, ouvir e receber mensagens criativas e otimistas não satisfaz plenamente. Não gera Ocitocina que o abraço e o toque de mãos propiciam para tornar a amizade mais prazerosa.

NEUZA GUERREIRO DE CARVALHO

20 DE junho de 2020 aos 100 dias de isolamento solidário e consciente nesta pandemia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Amiga...amiga-irmã, amiga - mãe,amiga-avo..para sempre longe ou perto vai meu abraço virual q quer ser real , te encontrar, matar ssudades, dar carinho, ombro e ouvidos p te escutar, e tbem ser ouvida, trocar, pôr conversa em dia, desabafar, sexemocinar, chorar e Gradecer por vc existir e ser prockma da mh vida, porescolha vc e da mh vida e da mh familia do coração. Bjs e abraços....longos.....e solencioso abraço . °•☆♡°•○☆♡°•☆○♡
Amiga...amiga-irmã, amiga - mãe,amiga-avo..para sempre longe ou perto vai meu abraço virual q quer ser real , te encontrar, matar ssudades, dar carinho, ombro e ouvidos p te escutar, e tbem ser ouvida, trocar, pôr conversa em dia, desabafar, se emocinar, chorar e agradecer por vc existir e ser e estar da mh vida, ms sem aer na meama cidade....por escolher que esteja na mh vida...como uma pessoa da família...do meu coração. Bjs e abraços....longos.....e silenencioso abraço . °•☆♡°•○☆♡°•☆○♡
Amiga...amiga-irmã, amiga - mãe,amiga-avo..para sempre longe ou perto vai meu abraço virtual q quer ser real , te encontrar, matar ssudades, dar carinho, ombro e ouvidos p te escutar, e tbem ser ouvida, trocar, pôr conversa em dia, desabafar, se emocinar, chorar e agradecer por vc existir e ser e estar da mh vida, ms sem aer na meama cidade....por escolher que esteja na mh vida...como uma pessoa da família...do meu coração. Bjs e abraços....longos.....e silenencioso abraço . °•☆♡°•○☆♡°•☆○♡

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS