DIÁRIO DO MEU ISOLAMENTO - PARTE 5 -A

 

DIÁRIO DO MEU ISOLAMENTO – PARTE 5 - A

  São tantas as coisas que acontecem em meu isolamento que resolvi fazer esse Diário nº 5 dividido em 3 partes : dos dias 1 a  10 – 11 a 20 e 21 a 31. Diário é registro  em detalhes e é isso o que faço.

Comecei o mês cuidando da casa porque Doralice só vem de 15 em 15 dias e embora esteja eu, e só eu aqui e não entre ninguém, a poeira se acumula. Como não posso fazer tudo de uma vez, nos intervalos faço coisas profissionais como entrar em contato com a turma dos Resgate de Memória para lembra-los sempre sobre suas tarefas. 

Pelo Zoom no grupo Escrita Criativa AMAPOLA, mas avisei que seria apenas uma observadora não fazendo os exercícios propostos a não ser em minha cabeça. Mas, falou-se sobre Descrição, Narração, Escrita por vários pontos de vista, “Colagem”  no meio do texto...... e perdi a última reunião  porque perdi a hora e não consegui entrar; o  tema foi Fotografia  (fazer dois textos a partir de uma fotografia , em dois ponto de vista diferentes). e eu teria gostado de acrescenta alguma coisa às muitas coisas que eu sei. Sempre se aprende um pouquinho mais. Não tenho tempo material para participação ativa. Conheço pouco   a Escrita Criativa Amapola e pretendo participar em outras reuniões.

E Telma veio me visitar. Toda paramentada e com os cuidados necessários. Para quem não lembra é minha” assistente” no trabalho, mas muito mais que isso uma amiga solidária que me dá toda a cobertura que preciso no trabalho e na vida real.

Nos 142 dias só entraram aqui: a vizinha Circe que mora em frente  e trocamos comidas – Flavio, meu filho, que almoçou aqui para depois me levou   à Reouvir para buscar minhas próteses novas,  Raimundo o funcionário que às vezes me ajuda a recolocar pastas no lugar e traz meu pãozinho da padaria vizinha para o meu café da manhã. , a “santa” Paula que faz minhas  compras de S.M.e Doralice que voltou no dia 23/07 para nova ajuda. Então, a visita da Telma foi “comemorada”. Chegou pela 16h e saiu pela 21h.Resolvemos muitas coisas do nosso novo trabalho de tornar os Encontros mais abrangentes com adaptação e divulgação apropriadas. Depois, as notícias pessoais em um lanche comprido, com gostosuras que ela trouxe.  Acho que essas horas de contato pessoal ainda estão me abastecendo emocionalmente.

O domingo 02 - teve coisas engraçadas. Como sempre, depois da rotina que continua sempre mesma, seja qualquer dia da semana, ainda trabalhei um pouco com relatório do que eu e Telma conversamos sobre Trabalho. E estava pensando no meu almoço quando de surpresa chegou um almoço pelo iFood mandado pelos netos Bruno e Tiago. Em uma caixa do China in Box uma refeição chinesa deliciosa que serviu para almoço e jantar de domingo e segunda. Surpresa mesmo bem adequada e acredito que cheia de carinho.

Coincidência ou não, recebi um telefonema da Cecilinha da O2 perguntando se eu usava o iFood e gostaria de fazer um vídeo entrando em concurso para comercial. O cachê era tentador. Confirmei com a portaria se foi mesmo iFood que entregou e fiz um vídeo (sem olhar diretamente para a câmera) como se eu estivesse falando ao telefone com a portaria e recebendo a refeição surpresa. Tudo direitinho como tinha acontecido. Enviei sem nenhuma expectativa, só como uma brincadeira.

E na segunda  (03 )já mandaram os documentos e confirmação se eu poderia ir até o estúdio.  Flavio e Eliana leram tudo antes de eu assinar porque por lei devo sempre ter uma assessoria pela idade. Mas deixei para o dia seguinte resolver tudo.

E durante a noite tive uma crise de ética porque interpretei que haveria conflitos de imagem quando sou ligada à Aging 2 e Ativens e Sérgio Duque Estrada com ênfase em longevidade e Envelhecimento ativo. Não achei que pudesse   me ligar a duas coisas tão diferente. 

Foi estressante demais ter de desistir e causar problemas para outros. Cecilinha me entendeu e deve saber que cuidar com uma nonagenária não é fácil.

Quem não gostou da ideia foi o Sergio que me convenceu que não era nada antiético, que eu não devia perder a oportunidade de um bom trabalho diferente.  E lá fui eu voltando de novo atrás me comportando com alguém insegura e sem saber o que quer. Apenas tornei meu conceito de  ética  mais flexível.

Enfim ainda não desistiram nem me aceitaram de novo e estou no aguardo. Sem expectativas e com vergonha do meu comportamento.

No mesmo dia 03 uma reunião importante via Google Meet com muita gente de Natal, liderados por Ricardo Pessoa onde estavam Dr. Egidio, Telma, eu, Marina (que reporta pra Sergio o que acontece na reunião) e de Natal Florésia (Baby) _irmã de Ricardo da casa Séfora.

Ricardo Pessoa é um Sênior Geek   Tecnologia descomplicada em uma linguagem acessível para quem passou dos 50 e teve pouco ou nenhum contato com o mundo digital. SeniorGeek, agetech são empresas que lidam com tecnologia na longevidade

Casa Séfora  - um espaço de acolhimento de ideias, pessoas e iniciativas profissionais, cuja principal finalidade é maximizar o uso de cada espaço, fazendo com que o prédio esteja sempre vivo e em constante atividade. Em Natal

Discutimos detalhes de divulgação, organização, financeira... A pauta foi a nova forma dos Encontros para Resgate de Memória com 8 aulas em dois módulos. E a necessária divulgação. Ricardo mandou um relatório do que ficou decidido.

 

Tenho ouvido pouca música porque não gosto de música de fundo. Ou presto atenção total ou prefiro não interferência. E no momento de relax consegui ouvi uma apresentação na cidade proibida da China um concerto com a Orquestra de Shangai uma Carmina Burana diferente com um coro infantil só de criança chinesas e entre músicos e participantes do coro uma heterogeneidade total entre chineses e outros. Maestro chinês. Aguardo repetição que sempre acontecem.

Continuo com o curso de Arte na Mitologia Grega e a primeira do mês foi sobre  Prometeu Acorrentado  e Orfeu e Eurídice, o casal mitológico  que é o meu preferido desde 2007 quando fiz um curso na Casa das Rosas sobre esse mito sobre vários aspectos (textos de Virgílio e Ovídio em latim e grego, como óperas de Monteverdi e Gluck, adaptado ao cinema   (Camus e Cocteau) e até por Vinicius de Morais em Orfeu Negro. Sempre as falas acompadras com pinturas ou esculturas relacionadas.

Consegui uma vaga muito disputada para um curso na Pinacotea do Estado sobre idosos e o museu: possibilidades educativas. Isso sim foi uma conquista positiva porque nos documentos exigidos pediam cartas que provassem relação com instituições citadas e o Dr.Egidio e Sergio Duque Estrada  redigiram cartas de apresentação  completas. Guardadas como documento importantes. Ainda vivo em dois mundos: o de papel e o virtual.

Meus Encontros pela USP 60+ continuam on line e com boa participação sempre nas quartas feiras de 10h até 12h. E na sequência já mando o material para a semana do dia 12:  VIDA CULTURAL. 

Participei de um encontro sul americano do Lab60+ via Zoom e todo falado em espanhol. Foi diferente ouvir tanto espanhol com sotaques diferentes de Chile, Venezuela, Colômbia, Argentina.... Eu entendo bem, mas não falo espanhol.

 E ainda esta semana eu e Telma gravamos uma “live” de mais de meia hora que foi mandada para   Ricardo  editar e fazer parte da divulgação do trabalho.

Quando a Doralice vem e cuida da higienização de tudo, fica sendo o meu dia de cozinha onde acabo por fazer um sopão de carne, grãos e legumes e tenho seis grandes potes no freezer. Com outros potes de couve, repolho, arroz “enfeitado” ...asseguro minha refeição equilibrada. Além disso tomo muito, muito leite.  E, com Doralice aqui não tenho que lavar a montanha de louça que essas comidas geram ao serem feitas.

Consegui o último livro de Yuval Noah Harari - Na Batalha contra o corona vírus faltam líderes  à Humanidade  - em e-book  gratuito da Companhia das Letras, e consegui com a ajuda de Flavio até imprimir porque ler na tela se perde a unidade. Na verdade, é um ensaio e já foi lido duas vezes com marcações importantes que vou separado.

Continuo recebendo mensagens   de muitas amigas e amigos e isso me faz sentir lembrada e querida. Figurinhas linda, mensagens mais lindas ainda.

E completei a fragmentação de papeis e papeis que tinha por aqui e enchi 7 sacos de 50l mais 2 sacos de 100l só de picotes de papel Consegui fazendo a picagem entre computador, fogão, higienização, leituras, cochilos.....Tudo graças à  Lívia que me emprestou de novo o fragmentador.  

Continuo lendo aos poucos, em tempos roubados, dois livros - 10% Humanos e Pandemias – a Humanidade em Crise.

Também trabalho com imobiliárias para a venda deste apartamento?????

 

Flavio dá uma escapada porque também tem mil e uma atividades com Eliana e resolve “coisinhas “de homem.

O “Live” de Jlanda Tecnologia e Poesia  é meu programa da tarde de domingo.

O dia 10 é dia de pagamento de contas e aí sim tenho que ter um jogo de cintura par equilibrar os gastos.

E o encerramento do curso de Felipe Martinez -Arte na Mitologia Grega II foi emocionante demais. Fecho esta parte primeira parte do Diário do Meu Isolamento 5 – parte A comentando resgates de minha memória quando Felipe abordou os mitos de Jasão e Medéia. Não importa que eu já conhecia a história em várias versões e sim a maneira envolvente como Felipe a apresenta. E a relação do mito com a peça de Chico Buarque Gota D’Água  (Joana é a Medéia  da peça) tocou fundo em minhas memórias porque eu e Ayrton a assistimos no Rio de Janeiro em 1976 em uma das várias “luas de mel” que costumávamos fazer. E com a voz de Bibi Ferreira no fechamento da aula e do curso foi tudo o que se poderia querer em conhecimentos e emoções.

 

Então, nesses primeiros 10 dias de agosto não tive tempo de me sentir deprimida ou chateada. Acho que estou bem porque dei conta de tudo. Mas, não saí mais de casa porque não preciso de nada lá de fora. Já testei que “posso” sair, mas não preciso aumentar o número de pessoas na rua, veiculando os possíveis vírus que estão pelos ares.   E sol só quando o roubo no terraço da Circe que tem sol o dia todo. Continuo com o meu sol em capsulas de Vitamina D que o HC me manda.

Minha saúde física e mental continua em bom estado e mantenho minhas ginásticas e alimentação equilibrada.

Até a parte B do Diário do meu Isolamento -Parte 5

E para onde vai todo esse detalhamento? Certamente noBlog onde já posto hoje, dia 11.

 

Comentários

Neuza, você sempre inovando! Agora o Diário do Isolamento será em três partes. UAU!!!
Um abraço da Margarete
Paró Ferreira disse…
Visitei você por aqui! Sempre admirando muito muuuuiiiito!Abraços afetuosos, Paró

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS