MEU PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

 Este Blog acaba sendo uma prestação de contas da minha vida para mim mesma e para quem tiver paciência de ler. E minha familia próxima faz parte dela. 

Com algum atraso (porque já estamos no quarto trimestre), volto a escrever agora não como diário, mas como trimestres. Durante   a fase mais crítica da Pandemia detalhes foram importantes. Agora a vida já segue mais igual e escrever sobre ela já pode ser de uma maneira mais concentrada

Janeiro e fevereiro parecem conter constantes férias para a maioria das pessoas. Março com suas águas fechando o verão traz as atividades ao normal

 Novas guerras no leste europeu vão mudando a geopolítica  da região.

PRIMEIRA ATIVIDADE – Trocar os calendários (um em cada aposento e todos da LAPAPEL

ROTINAS - mudam os anos, mas não mudam a rotinas. E como são as mesmas pra o trimestre, uma citação rápida de quais são.  Acordo e me levanto 6h, - estou viva !!!!! - testo minha locomoção e postura, um copo de água. Jornal. Café com leite (sem açúcar).  Uma fruta.  Rotina da noite – 21h me recolho, leio até 22h e entro embaixo das cobertas. Meu sono não é regular.

SOBRE MINHA SAUDE FÍSICA E MENTAL. Janeiro - Consulta de acompanhamento no IMO (Instituto de Moléstias Oculares.). Controle da pressão ocular com colírios específicos. Baixou de 25 para 16 e se mantem.  Continuo participando do estudo IQVIA Study Hub e sou recebida no CEAC (Centro de Apoio ao Colaborador) do HC com protocolos rígidos da  Ensemble Janssen. Segunda dose da vacina.  em 12/01.

Minha musculatura começa dar sinais de cansaço (gastrocnêmicos, trapézios, dorsais e peitorais. Os  músculos dos braços  já são menos e escrever “à mão já é dolorido. Sonhos com grande agitação   como consequenciais para   o corpo.   Ultima consulta com até então meu Psiquiatra de plantão Marcos Magalhaes Paes.  Agora, uma  - Geronto-Psiquiatra (ou Psiquiatra-Gerontóloga) Marcela Sambaquy a partir de 03/02. Anamnese completa (perfil atual) encaminhamento para Polissonografia por conta do sono irregular  exame de sangue e Ressonância Magnética (só agendada para 17 de maio)  

Meus medos de dormir sozinha e desloco Flavio, Bruno, Tiago, André  e até Margarete que  dormiram aqui uns dias. Me dei conta de que era “criancice”. Cresci e volto  a dormir sozinha de novo. Sem problema.

Egídio Dórea do HU, médico de apoio e amigo, solicita Eco cardiograma e Eletro cardiograma. Sei por ele que está tudo em ordem.  CEAC (Centro de Apoio so Colaborador) novamente com protocolo rígido. Variação de pressão leva a aferição durante o dia inteiro aqui, só parando quando estabilizou. Certamente uma alteração psicossomática. 

Suplemento alimentar por conta da massa muscular diminuindo não foi bem????

GERIATRIA do HC me encaminha para FISIOTERAPIA. Na fila..

 Minha cabeça nunca esteve melhor. Cognição dentro do esperado

Continua o acompanhamento da AKOUSIS ,  de prótese auditiva,

LEITURAS – Continuam os dois grupos de Leitura, da APL( Academia Paulista de Letras ) com reuniões mensais  e Pedro Bandeira 6.0 das sextas feira.   BECOS DA MEMÓRIA - Conceição Evaristo – OS SABIÁS DA CRÔNICA   - 90 crônicas boas para ler antes de dormir -  UM CORAÇÃO SINGELO  -  BARTLEBY  -- AS SINHA´S PRETA DA BAHIA -   suas escravas e suas joias – Antonio Risério -  TORTO ARADO - Itamar Vieira Junior   A VIDA SECRETA DAS ÁRVORES -   O AVESO DA PELE  Jeferson Tenório – VOLÁTEIS,    MARRON E AMARELO -  Paulo Scott   - DEPOIS DE TUDO TEM UMA VIRGULA - Elisabeth Cardoso.

TRABALHO - nestes primeiros meses sem expectativa de trabalho. Nem com divulgação conseguimos (eu e Telma) algum trabalho particular. Para a USP 60+ nem pensar. Férias totais.

O QUE ESCREVI - Quase nada; Só sobre o mês de DEZEMBRO e sobre A USP E EU. Montei a RETROSPECTIVA 2021 que o Flavio imprimiu.

VISITAS –Só recebo porque não saio de casa.  REGINA (PRIMA DIRETA que algum tempo também está sozinha, tem seus compromissos com o tio Victor (da Vera) que  não administrou bem a perda da mulher e Regina foi seu maior apoio na mudança de lugar para mudar e  adaptação à nova vida. . Dos seus livros (grande número) muitas caixas vieram parar aqui e eu os tomei para não se perderem. Foi uma época de emocional balançado e trabalho físico pesado Flavio também levou livros que não se poderiam ser perdidos   IRLEI, ELIDES, DANNY E MARIA HELENA do salão de frente, MARGARETE sempre presente.  CIRCE a vizinha de frente com a qual tinha uma amizade comum de vizinha, com muita coisa compartilhada, de repente se muda. vai embora sem dizer nem até logo e nunca mais deu notícias.  Vizinho novo ANDERSON  e os pais  contato de cumprimentos nem dá tempo de mais conversas. Tentei reunir as SEMI NOVAS, mas só DO CARMO apareceu.  Um amigo do Flavio, HAROLDO GALLO veio nos visitar com sua contribuição espiritualista para ajudar no que todos percebem como fase difícil de minha vida.  WANDA também não me esquece. Hospedes de sempre, de Juiz de Fora. Marcia e Suriane.

JOLANDA vem passar a tarde de um sábado  por aqui. Sufoco na hora de achar um UBER já escuro

PARENTES   PROXIMOS – FILHOS E NETOS (E NETAS AGREGADAS)

FLAVIO e ELIANAcontinuam no CEDOR (Centro de Documentação e Obras Raras da FEAL) e morando em Santana, Geralmente vem para cá nos fins de semana e em um deles conseguiram me tirar de casa (onde estou quase sem sair há mais ou menos dois anos) para um passeio pelas redondezas  e  a pé pela Praça da Corujas, aqui pertinho, mas que eu nem  conhecia. Terminamos o domingo à tarde em um espaço próximo DONA DEOLA, para um lanche.

JUREMA e OSCAR continuam em Londres. Não vivendo o meu cotidiano não sabem o quanto ainda ou autossuficiente  e chegam a sugerir uma moradia compartilhada. AINDA NÃO.   Mas, ajuda pagando ajudante necessárias para mim. Não tenho a menor ideia de como é a vida deles por lá.

ANDRÉ e ROSINHA em Cunha sempre à mercê das variações climáticas e grande chuvas para o resort ir melhor ou pior

VICTOR e ADELE   em Vasto, na Itália tentando mudar de vida, mas tendo sempre um respaldo do seu doutorado pela USP. Victor trabalhando como pedreiro em restauração de escola

BRUNO e THAIS e TIAGO e LAIS aqui em  São Paulo trabalhando em sistema hibrido (presencial e virtual  até......)

AJUDANTE - Neuseli continua aqui sempre com uma relação histórica e não profissional. Fazemos acordos de horários para acertar consultas dela e minhas, Passa de três veze por semana, segunda, quarta e sexta de horário normal para todos os dias meio período, das 8h às 13h ou 8:30 às 13:30 para ter tempo de cuidar  da sua família e ter outra profissão de exerce: manicure e pedicure.

ATIVIDADES DOMÉSTICASPor conta da Neuseli. Compras agora picotadas compradas aos poucos aquelas que vamos precisando no cotidiano. Neuseli tem carro e passa em mercados para compras Contas sempre acertadas.  Tenho um fruteiro que me abastece semanalmente. Continuo pagando  minha conta mensal que na verdade são apenas quatro  - CONDOMÍNIO, ENEL, NET e COMGÁS

A MÍDIA E EUEntrevista para o /Estadão sobre meu envolvimento na Genômica.    Foi para o ar o vídeo do Café Expresso (braço do /café Filosófico da TV Cultura) Live com Miriam Goldemberg. Muito boa aceitação.

 UMA COISA IMPORTANTE:   A0S 92 ANHOS TIVE QUE RENOVAR MINHA CARTEIRA DE IDENTIDADE -  (RG ) porque  a minha  já tinha perdido o prazo de validade.

 Tivemos que “viver” feriados fora de hora por conta de um Carnaval também fora de hora. Brasileiro não pode viver sem Carnaval e escolhe dias que não são os previstos para a comemoração.

 

 

Comentários

Oi querida, matando saudades suas...lendo seu blog...bjs no coração.....*
Vc escreve "de um jeito...."gostoso" de ler...quero ter este hábito de transcrever e treinar minha memória, recordando o dia, pondo as impressões e sentimentos sobre pessoas, lugares e acontecimentos. ..... quero ter um tempo p fazer visita so pra vc. Nakcfividir o tempo com outros afazeres por sampa.

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS