UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - USP

Ainda dá tempo sim!!! As aulas começam depois do Carnaval. E ainda há oportunidades de matricula.

E É TUDO DE GRAÇA

Estou usando o meu Blog para divulgar as coisas boas que acontecem nesta cidade e pouca gente toma conhecimento.

Ainda pegando o gancho da postagem anterior em que escrevi sobre as vantagens da Atividade Física nesta nossa idade de “Juventude Acumulada” vamos agora às vantagens da Atividade Mental. Importantes as duas, ambas requerem trabalho, esforço e dedicação, mas os resultados são surpreendentes.

Nós da - “juventude Acumulada” homens ou mulheres, somos respeitados agora de uma maneira natural. Temos atenções especiais no que diz respeito também à informações culturais, possibilidades de aprender sem o stress de um vestibular, podendo escolher o que queremos sem pensar em profissionalização, em provas, trabalhos ...
E aí surgem as Universidades Abertas á Terceira idade. Já são muitas as particulares, mas em geral são pagas.

Só conheço uma e é sobre ela que escrevo e procuro levar informações.
É a UNIVERSIDADE ABERTA Á TERCEIRA IDADE DA USP
Ela é uma complementação para a população da Terceira Idade, sem vestibular e gerada pela Pro -Reitoria de Cultura e Expansão Universitária da USP.
Propõe facilitar o acesso do idoso aos meios acadêmicos em áreas de seu interesse e trocar experiências e informações com a população jovem.

Foi proposta pela professora Ecléa Bosi (do Instituto de Psicologia da USP) em 1991 e continua até agora, com numero sempre crescente de inscritos. Funciona em vários campi do interior, e aqui na cidade no Campus Butantã e na USP Leste.

No campus Butantã os cursos são distribuídos por

-Disciplinas Regulares – aos interessados da Terceira Idade são oferecidas algumas vagas (em geral de três a cinco) e ele assistirá as aulas junto com alunos de graduação ou alunos de matérias optativas. Nestas disciplinas os professores são mais ligados aos alunos regulares. As matérias são mais difíceis porque não adaptadas aos idosos. Oferecidas praticamente por todos os departamentos.

-Atividades Complementares Didático-Culturais – classes especiais, com maior numero de vagas (10 a 20) e atividades mais prazerosas. Mais dirigidas para idosos. Professores mais ligados aos participantes. Muitas palestras sobre saúde.

-Atividades Complementares físico-esportivas – danças, ginásticas, possibilidade de usar o CEPEUSP (Centro Esportivo)

-Ciclo de palestras da Faculdade de Medicina USP para a Terceira idade.
Funciona Na Avenida Dr. Arnaldo 455- Faculdade de Medicina. São palestras ministradas por médicos dos vários departamentos e especialidades.

- Atividades de extensão á Comunidade – SAUDE NÃO TEM IDADE

- Atividades físicas (exercícios resistidos) controlados e acompanhados como protocolo de pesquisas – Ligados à Geriatria d aFaculdade de Medicina da USP- CECAFI (Centro de Estudos da Ciência da Atividade Física) Já comentado no texto anterior.

- Coral USP

A USP Leste - EACH- ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES -
tem o padrão USP de qualidade acadêmica e de pesquisa, mas estrutura diferente adaptada à realidade atual e local. Funciona desde 2005.

Oferece para a comunidade 10 cursos diferentes dos cursos da USP Butantã adequados ao perfil da população da Zona Leste.

A EACH é um “braço” novo da USP tradicional e fica na Região de Ermelino Matarazzo - Zona Leste da cidade.. Não é no fim do mundo. Como muita gente pensa. Experimente visitá-la Vai se surpreender.

Use metrô e trem. Metrô da linha vermelha (Corintians - Itaquera), até a estação Tatuapé. Trem da CPTM linha Calmon Viana e depois da estação Engenheiro Goulart descer na estação USP Leste que já é dentro do campus.
O Tempo aproximado do percurso é de mais ou menos 45 minutos não muito mais do que o tempo que se gasta para chegar ao campus Butantã em um dia de congestionamento (sempre)

A USP Leste –EACH - oferece entre seus cursos de graduação curso de GERONTOLOGIA, ligado ao envelhecimento do ponto de vista físico, social, psicológico...E tem professores especialistas no assunto.
Através da EACH oferece muitos cursos de interesse dos idosos. (ver catálogo)


Freqüentei e freqüento a USP Butantã. Tenho o direito e dever de prestar meu depoimento com e a intenção de motivar idosos a engrossar fileiras, desenvolver atividades mentais e não parar no tempo.

Voltei à USP só em 2005. Contingências da vida. Tinha saído em 1951 quando me licenciei em História Natural. Nunca mais voltei, mas a sementinha estava em dormência, esperando apenas para germinar. E demorou mais de 50 anos para “pegar no breu”, mas sou uma uspiana de coração. Gosto do lugar, me sinto bem nele porque é muito verde, tem muita flor, muito espaço, sabedoria e cultura se esparramando pelo ar e envolvendo tudo.

Cheguei de vagar, medrosa, mas encontrei professores que me apoiaram, me respeitaram, me motivaram . As primeiras matérias:
Narrativas da Contemporaneidade – ECA (Escola de Comunicação e Arte) com a especial Cremilda Medina e Literatura – Gêneros Híbridos – IEB- (Instituto de Estudos Brasileiros) com Telê Ancôna Lopes que teve a sutileza de me dar como nota um 9,5 sabendo que isso iria me incentivar, como realmente aconteceu.

Satisfação total com a “produção literária” e não só registro. Tratamento especial com respeito, consideração e incentivo. Matérias que me acrescentaram muito em cultura, em vivência, em comunicação e em satisfação pessoal.


Fui diversificando em 2006, 2007,2008 com:

- Psicologia Social I e II –
- Música e Memória – Antologia de Serestas ao Luar.
- Psicologia das Relações Humanas - Instituto de Psicologia
- Narrativas da Contemporaneidade –de novo na ECA – (escrevi duas narrativas não publicadas)
- Leitura e Produção de Textos – ECA – escrevi muito
- Apreciação Musical – na engenharia química durante mais de dois anos
- O Mundo da Música – na unidade da Maria Antonia
- Arte Contemporânea – dois cursos no – MAC (Museu de Arte Contemporânea)
- Cine Vida Festival – Na Engenharia Química -
- História da Arte no Brasil - séculos XIX e XX - ECA
- Leitura e Produção de Textos – outra vez - ECA – li e escrevi muito muito.
- História e Música - MAC
- Musica e Memória – Trilhas sonoras – Faculdade de Educação
- Arte e Ciências - Divulgação Científica - Biomédicas - Departamento de Anatomia
- Fotografia e Arte – MAC

Ao todo, mais de 20 cursos, muitos, muitos amigos, muita informação e conhecimento, muita cultura acumulada.

Os cursos deste ano já começaram, estão todos na Internet (www.usp.br/prc) e no catálogo. Quem entrar no campus Butantã pelo portão 1 logo vê à sua direita o Centro dos Visitantes. Lá você encontra os catálogos para escolher o curso que quer, o assunto que gosta, no dia da semana que lhe é conveniente e no horário mais fácil. Pode pedir quantos catálogos quiser para distribuir entre seus amigos. Eu peguei 20 e agora só tenho o meu. distribui todos.

Mas, ande logo, muitas inscrições já começaram e as aulas começam logo depois do Carnaval. Avisem pais e avós que querem se movimentar mentalmente.

Eu vou maneirar este ano porque tenho mais trabalho. Mas faço VivendocienciArte, e Arte e Literatura Infanto -Juvenil : uma visão interdisciplinar, e uma vez por mês Cinema com o prof. Terron.

E há também outros cursos interessantes na Casa das Rosas (ESCREVIVENDO) E no Museu da Língua Portuguesa.

Vejam as fotos. Usp Butantã e USP leste;

Comentários

Anônimo disse…
Oi Neuza, parabéns pela postagem, aposto que quem ler vai se interessar muito pelos cursos.
obrigada pela divulgação.

Delma
Anônimo disse…
Neuza,
Invejável! Não só o fazer tudo que faz, mas,principalmente, sua disponibilidade para conclamar os demais para dividir/usufruir essa riqueza afetiva e cultural.
Ana Maria.
Anônimo disse…
Oii vovó Neuza ..........meu nome é Marina e tenho 55anos e adoraria fazer faculdade de assistente social.E gostaria que vc me desse informações sobre matricula e sobre este curso ,se posso fazer de graça pois não tenho condições de pagar pelo curso,mas tenho muito vontade de aprender .....Obrigada desde já....e Parabéns pela sua força e coragem!!!!
Anônimo disse…
BOA TARDE
VOVO NEUSA
PARABENS PELA SUA PERSISTENCIA
DE UMA VIDA MELHOR ,COM VONTADE E CORAGEM
ABRAÇO
Unknown disse…
bom dia vovo Neuza...meu nome é maria goreti tenho 53 anos estou fazer faculdade de HIstoria. gostaria que vc me desse informação se posso fazer este grátis. agora estou procurando voltar aos meus objetivos que é conhecimento obrigado. abraços.h
Angela Caruso disse…
Bom dia, D. Neusa. Permita-me carinhosamente tratá-la por vovó.
Fiquei "apaixonada" por seu blog. Sou uma paulistana que há dois anos mora em Poços de Caldas -MG. Estou lançando um "projeto de universidade para a terceira idade" que está em fase de aprovação. Fico muito feliz em descobrir pessoas como a senhora. è essa ideia que tenho dos anos de vida : "acumulo de experiencias, de juventude" é isso que pretendo desenvolver aqui. A ideia de que há muito para se fazer e para se aprender não importa a idade, mas a disposição. Vou registrar seu blog no meu ( dê uma passeada por lá www.sala-do-professor.blogspot.com). Gostaria muito de conhecê-la pessoalmente.Posso, de ante mão, convidá-la para quem sabe, fazer abertura do nosso curso aqui em Poços? Parabéns por esta lição de vida!Já me considero uma fã!
Um abraço carinhoso!
M. Angela Caruso
Unknown disse…
Olá vovó Neusa.
Como faço para maiores informações sobre os cursos,to muito interessada,que sabe fazer uma reciclagem cerebral ou algo parecido.
Abraços
Angela
Pamela disse…
Olá Neuza!
Estava procurando informações sobre a universidade aberta usp e encontrei seu blog, nem o site da usp foi tão esclarecedor quanto seu post.
Tenho 18 anos divulgarei estas informações para dois aposentados muito interessados no conhecimento como você. São dois senhores que fazem cursinho no mesmo local que eu, agradeço pela sua iniciativa. Você que promovem o respeito e admiração por uma fase especial e sábia como a 3ª idade. Parabéns.
Gostei desse artigo, importante informar com qualidade as pessoas na terceira idade, grupo cada vez mais numeroso.
Abraços !
cristiane pitelli disse…
Olá, Neuza Guerreiro de Carvalho, gostei do seu nome. Estou eu tbém a desenvolver um blog sobre envelhecimento e as coisas boas desta etapa da vida, acabei nesta pesquisa esbarrando no seu...muito legal, adorei!
Anônimo disse…
Oi Vovo

Minha mae esta mudando para sampa, se rendeu aos meus pedidos e vem morar comigo.
Ja passei seu blog pra ela.
Assim ela ja pode programar seu dia.
Muito obrigada pelas dicas valiosas.
Que Deus lhe abençoe sempre.
Fica na paz

Dri
RAQUEL POMPEU disse…
oi DONA NEUSA
GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA MATRICULAR MINHA MÃE
TU PODE ME AJUDAR, A LINDA TEM 68 ANOS.
GRATA

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS