SÃO PAULO TEM TUDO DE BOM -2

MUITA COISA DE BOM ACONTECE EM SÃO PAULO, MAS A POUCA DIVULGAÇÃO IMPEDE O ACESSO A MUITAS PESSOAS. POR ISSO, USO MEU BLOG TAMBÉM PARA DIVULGAR EVENTOS E ACHO QUE ESTE MERECE.

Centro Cultural São Paulo (Vergueiro)
História da música: A era da harmonia
com: Dante Pignatari

Oficina de história da música que tem como objetivo fornecer as ferramentas necessárias para uma audição aprofundada da música produzida no período que vai do surgimento do sistema tonal no Renascimento até seu ponto culminante na época da Revolução Francesa e o início do século 19, com a música de Beethoven. (50 vagas) - público: estudantes, professores e público em geral interessado em música, a partir de 14 anos - período da oficina: de 14/10 a 9/12 - período de inscrição: de 6 a 9/10, das 10h às 19h, na Divisão de Ação Cultural e Educativa - informações: pelo tel. 3397-4037 - quartas, das 20h às 22h - Praça das Bibliotecas.

Do Renascimento a Beethoven: A Era da Harmonia I

Série de 9 aulas que abordam desde o surgimento do sistema tonal na Itália renascentista até seu auge com Beethoven, no alvorecer do Romantismo. A primeira aula pretende mostrar e explicar a progressiva complexidade e multiplicidade de significados que a música vai adquirindo no ocidente a partir da melodia gregoriana até chegar à Harmonia, pilar da música ocidental desde o Renascimento até o século XX. A partir daí, acompanharemos a evolução dos gêneros, formas e estruturas que a música vai assumindo ao longo de 200 anos de predomínio do sistema tonal, a era da harmonia. Todos os elementos teóricos serão abordados e demonstrados em aula por meio de numerosos exemplos, gravados e também executados ao vivo.

O curso está dirigido a todos aqueles que se interessam pela arte da música em suas diversas manifestações e desejam aprofundar seus conhecimentos e desenvolver uma escuta inteligente e informada. Não se requer dos alunos nenhum conhecimento prévio, já que serão fornecidas ao longo das aulas todas as ferramentas teóricas necessárias para sua compreensão. A seqüência das aulas é a seguinte:

14/10 - Origens: do canto gregoriano ao século XVI. O madrigal italiano. cristalização do sistema tonal.
21/10 - Alemanha (a Reforma), a França, e o nascimento da monodia. O Barroco.
28/10 - Itália: ópera e música sacra. A música instrumental.
04/11 - O Barroco na França e na Alemanha.
11/11 - Händel e J. S. Bach.
18/11 - O período pré-clássico.
25/11- Haydn.
02/12 - Mozart.
09/12 - Beethoven.

Comentários

Cristiano Neves disse…
Obrigado pela excelente dica.
@RitaBraga disse…
nháá adoreeei! Obrigadaaa *-*
Olá. Não conhecia seu trabalho e como faço um "clipping" de vários assuntos pelo Google, seu trabalho entrou nas minhas pesquisas.

Parabéns pela iniciativa, dei uma olhada nos posts de 2009 e gostei muito do que fala sobre o Pateo do Colégio.

Adoro essas histórias de São Paulo antiga. Com mais tempo vou visitar o blog novamente.


Abraços e muitas felicidades
Dona Wilma ARTE disse…
http://donawilmaarte.blogspot.com/

meus queridos, passem la no meu blog que estou criando e dem a sua opniao.. me visitem! espero que gostem!

Fiquem com Deus, e boa semana!
Com amor,
Dona Wilma

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS