CUIDADO COM INFORMAÇÕES INCOMPLETAS

CUIDADO

Um grande jornal de São Paulo publicou nesta semana no caderno Saúde, uma informação de uso da planta AVELÓS (Euphorbia tirucalli) como um “possível” quimioterápico no tratamento de Câncer.
Embora no texto haja explicações de que se trata de um produto em fase experimental, o que realmente “fica” para leitor sem conhecimento científico é “o produto pode estabilizar câncer e aliviar dores” E aí está o perigo.
O latex produzido pela planta é altamente tóxico e se não houver conhecimento especifico e uso cuidadoso, pode causar danos irreparáveis.
Informações cientificas dizem que:

Contra-indicações/cuidados: doses elevadas são tóxicas e podem coagular o sangue. O látex é irritante e cáustico à pele. Se o látex atingir os olhos, pode destruir a córnea. Por ser altamente cáustico, o látex precisa ser diluído em água. O látex puro pode provocar hemorragia. Ésteres de forbol são estudados como agentes promotores de tumor, induzindo a formação do linfoma de Burkitt e carcinoma nasofaringeo. O uso excessivo pode provocar: intensa queimação; pálpebras inchadas; dor ardente do globo ocular; visão borrada; erosão do epitélio córneo; acuidade visual diminuída; fotofobia e cegueira temporária. Pode ser até letal. Indicações: verruga, CALO, CÂNCER, sífilis, tumor canceroso e pré-canceroso, neoplasias neuralgia, COLICA, ASMA e gastralgia.
Quando a indicação é muito abrangente, DESCONFIE.

Portanto CUIDADO. Não use indiscriminadamente produtos sem conhecimento e sem aconselhamento. Criança, idosos e animais podem ser os maiores prejudicados.

Link indicado

www.plantamed.com.br
Última Revisão:
Euphorbia tirucalli L. – AVELOZ

Aqui estão imagens da planta para reconhecimento.

Comentários

JAC disse…
TEm razão Vovó Neuza. Quando criança aqui no interior de Alagoas, tínhamos muito cuidado com o "leite" do aveloz, porque queimava a pele e caindo nos olhos era cegueira na certa.
Parabéns pelo seu blog, descobri-o hoje graças ao twitter do Gabriel Chalita.
Abraços,
Zealberto
jac-versoreverso.blogspot.com/
monidibb disse…
Interessante....a gente vive e aprende.Impressionante como o lado construtivo da internet nos faz conhecer pessoas e ter informações que podem ser fonte de inspiração e aprendizado.
Adorei o seu blog, seu modo de escrever, sua linda biografia.

beijo no coração

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS