PRÉLUDE à L'APRÈS-MIDI D'UN FAUNE - DEBUSSY

Minha música nesta semana que passou começou na Sala São Paulo com a OSUSP (Orquestra Sinfônica da USP) tocando  Prélude à L'après-midi d'un Faune. A música sem dúvida é maravilhosa  mas para mim ela só se completa com o balé  que se coreografou sobre ela. 
Já tinha começado a pesquisar sobre o assunto , me envolvi de novo e  montei  o texto com as informações que   me fazem completar a música. Sempre é um pouco mais de conhecimento para se acrescentar à nossa formação cultural. 
Aqui vai ele então.

PRÉLUDE À L’APRÈS- MIDI D’UN FAUNEpoema sinfônico composto por Claude Debussy -  ilustrado por Manet - dançado por Nijinsky e Nuroyev

Claude Debussy (1862-1918) foi um compositor revolucionário e um pianista francês, criador de um original estilo de música inspirado nos ideais da pintura impressionista.
Debussy se baseia no poema de Mallarmé que conta a história em um clima sensual de um Fauno que toca sua flauta nos bosques e fica excitado com a passagem das ninfas e náiades, tentando alcança-las em vão. Então, muito cansado e fraco, cai em um sono profundo e passa a sonhar com visões que o levam a atingir os objetivos que dentro da realidade não tinha alcançado. “São cenários por onde se movem os desejos e os sonhos do Fauno no calor da tarde”
Fauno – na mitologia romana – divindade campestre, metade homem metade animal com pés de cabra e cornos. Vivem nos bosques e protegem os rebanhos
Ninfas – na mitologia grega – espíritos naturais femininos ligados a um local ou objeto particular da natureza.
Náiades – na mitologia grega são ninfas aquáticas com o dom da cura e da profecia e com certos controles sobre a água.
Fauno
Ninfas
Náiades
                                                             
Edouard Manet - (1832-1883) foi um pintor francês do século XIX..     Ilustrou o poema de Mallarmé L’Après Midi d’un Faune




Vaslav  NijinskyGenial e polêmico, o bailarino russo (1889-1950)
 O bailarino protagonizou seu primeiro escândalo: Nijinsky dançou sem o calção que cobria seu leotard (a malha justa usada pelos bailarinos) em uma apresentação na qual estava presente a família imperial. No dia seguinte, foi demitido do corpo de balé do Teatro Mariinsky.
Mas a parceria com Diaghilev (diretor do balé russo) não foi abalada, ao contrário, o bailarino se tornou exclusivo da companhia de Diaghilev. Foi um período de glória,
As coreografias assinadas por Nijinsky revolucionaram ainda mais a dança; L’Après Midi d’un Faune causou um escândalo sem precedentes ao mostrar uma sensualidade quase afrontosa para os padrões da época e depois porque rompia violentamente com as características fundamentais do balé tradicional.
Nijinsky - 1912
https://www.youtube.com/watch?v=Vxs8MrPZUIg
Aos 29 anos, estava sendo acometido pela esquizofrenia, abandona os palcos e perde a noção da realidade. Durante os trinta anos seguintes, ele passou por inúmeras clínicas psiquiátricas, e em 1950, aos 61 anos de idade, morre “o bailarino louco” em uma clínica em Londres.

Rudolf Nureyev ; Irkutsk,  1938 — Paris 1993) foi um bailarino e coreógrafo soviético. Nasceu na Rússia Soviética transformando-se num dos mais celebrados bailarinos do século XX      Nureyev tornou-se uma estrela do bale russo em 1958 quando, contando com apenas 20 anos de idade, conquistou o posto de um dos solistas do conceituado Balé Kirov.
Nureyev dançando  L'Après..... 1980 -  com coreografia de Nijinsky
https://www.youtube.com/watch?v=Ncz-D1Vf13M
https://www.youtube.com/watch?v=fx6i7sXcRqo

Em 17 de Junho de 1961, quando estava em turnê com o Kirov em Paris, ele quebrou a barreira da segurança soviética e pediu asilo de oficiais no Aeroporto de Le Bourget.
Em 1989 ele dançou na União Soviética pela primeira vez desde que a abandonara. Nureyev morreu em 1993, em Paris, França, por complicações decorrentes da SIDA/AIDS.
 Com essas informações eu me sinto satisfeita  com o que sei sobre o  Prélude à l'Après-midi d'un Faune 

Comentários

Rede Atitude disse…
Parabéns pela iniciativa!
Gostei muito do texto e das imagens.
Informa e inspira novas divagações.
Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS