DIÁRIO DO MEU ISOLAMENTO - PARTE 3

DIÁRIO DO MEU ISOLAMENTO – Parte 3 

30 dias depois do último depoimento aqui estou eu de volta, ainda sobrevivendo e em boas condições físicas e mentais.

Primeiros dias ainda em tensão por conta do suspense causado pela cobrança judicial de despesas condominiais de 2016 como já foi explicado na parte 2. Não fosse ajuda que tive de quem conhecia o comportamento de um síndico e de uma administradora, teria ficado atolada mais ainda e me afogado mesmo. Detalhes procurados mostraram que por ineficiência da administradora ao fazer o acordo para pagamento do extra de pintura do prédio em 2016, dividiu em 10 parcelas o que tudo levava a crer que fosse da dívida geral. Não era. Havia mais duas parcelas anteriores que não constaram do acordo. Não tinha como eu saber disso. Ficou misturada aos muitos números da contabilidade da administradora.  Como e porque quatro anos depois, encontrou duas parcelas que não chegavam a R$ 500,00. em nenhum contato comigo por meio do síndico, encaminhou para cobrança judicial, agora com um valor de   R$ 2. 500,00        Primeiras providência já contadas, Paguei sempre tudo  MENOS  essas duas parcelas “esquecidas”. Me senti a própria caloteira e uma sensação de humilhação com esse sentimento.  E depois de muito vai e vem tive que aceitar o novo acordo com os valores todos atualizados, multas, honorários advocatícios e de quebra ainda parcelas do rateio para cobrir dívidas dos inadimplentes (cobrança indevida, feita de maneira incorreta ,  aceita por todos condôminos) . Ficou tudo no valor de R$3.555, 00 e “gentilmente” dividida em 10 parcelas. Tenho mais isso acrescido ao meu orçamento já no limite.  Salve. Sempre tenho encrencas.  Poderia ter levado esse caso pra frente, processa-los por danos morais que atingiram minha saúde mental aos 90 anos, mas não tenho mais idade nem pique para isso. Se devo, pago, mas não deveria ser nessas condições.

Escrevi um texto sobre isso, não para publicação no Blog.  Isto aqui já chega. Só como registro nas minhas pastas.

Vamos em frente.

Continuo tentando dividir meu dia em atividades doméstica e profissionais, mas não sou tão organizada e me vejo misturando as coisas e consequentemente queimando panelas de novo. As rotinas “quase “continuam as mesmas.

Às vezes deixo de fazer minha ginástica especial para manter integra minha prótese coxofemoral por preguiça mesmo.  Higienizar pisos e móveis, cozinhar, lavar louça........ continua a mesma coisa. Só estou mesmo um pouco cansada da “rotina da rotina”: lavo louças que brotam na pia, deixo secando (não faço o que a Natureza faz para mim via evaporação) guardo nos lugares devidos. Uso de novo e de novo vão para a pia em um ciclo que não acaba nunca. Não tem como mudar.

Comentei isso com o Jarlei (aquele que consegue sempre agir como filho, neto amigo sempre presente) e ele gentilmente me mandou um almoço por via dos Ifood da vida.  Comida que teve gosto diferente de uma amizade criativa. Obrigada de sempre.

Mas, há coisas boas. Usando a tecnologia do Zoom, Regina comemorou seu aniversário de longe, mas com as amigas de sempre. Jeito de agora mas, que cumpre seu objetivo de reunir amigas.

Continuo com a aula virtual de Arte na Mitologia Grega do Felipe Martinez, mas acabou no dia 21. Tenho que achar alguma coisa nova para compensar ou continuar um curso on line MUNDO CONECTADO .Só  abri as duas primeiras aulas. Vou tentar continuar.

Contato diferente com Magali que tem uma editora nascente e está querendo publicar algumas das minhas produções.  Não é o meu perfil de “lançamento” de livro, mas, tudo está mudando inclusive minhas ideias.

Achei que essa Pandemia faria aflorar o sentimento de solidariedade entre as pessoas. Não estou sentindo isso diretamente em um prédio de 48 condôminos e só a “santa” Paula me ajuda  com compras ou  se precisa se deslocar até o HC para mim, ou ajudar problemas que os bancos sempre nos criam. Queriam a minha presença, me recusei a sair (faço o meu isolamento certinho) e acabaram por dar um jeito, mas Paula se deslocou a pé 3 vezes para ainda resolvermos o assunto com meia hora ao telefone.

Continuo sempre recebendo muitas e muitas mensagens, imagens muito criativas (a Lívia por sugestão minha está juntando as melhores para fazermos um álbum). Nem sempre respondo a contento.  Não tenho tempo material. Meu dia só tem 24 horas das quais fico na cama, dormindo ou pensando no que tenho que fazer, durante pelo menos 8 horas.

 Jolanda  faz live de poesia mesclada com tecnologia nos domingos e encheu minhas tardes de prazer. Não gosto de domingos, mas agora espero pelas tardes com ansiedade.

Este mês ainda tive que pensar no famoso IMPOSTO DE RENDA. que pensando que não teria mais que fazer declaração, no ano passado paguei 3 anos com multa e atualização. Este ano juntei todos os documentos e o Flavio fez e entregou a Declaração.

O último dos meus Encontros foi um sucesso porque o tema era   - ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA que para nós começou sendo na Cidade Universitária. Tinha já um ppt pronto, revisei e melhorei e com a ajuda da Telma foram duas horas e meia de imagens explicadas uma a uma (ao redor de 100) Entraram em “férias” de julho, mas com dois temas para estudar durante o mês e fazer as tarefas correspondentes. Não há faltas, o jeito é bem cômodo, todos em casa e as conversas correm soltas. Nesta última quarta-feira, 24 de junho interagimos10 pessoas via Google Meet.

E nesse dia me dei ao luxo de cortar meu cabelo. Parecia uma bruxa. Danny veio dar uma passada no seu salão em frente e devidamente paramentada veio cuidar de mim um pouco. Cabelo, pé e mão. Depois de três meses mereço também um pouco de atenção. Almoçamos juntas e deu para rever “gente”.

Escrevi um texto e postei no  Blog com “flash” de memória de 1944.

Começando em maio o texto sobre AMIZADE – AMIGOS me arraste por quase todo o mês de junho, me envolvi tanto que acabou sendo uma nova maneira de escrever minha História de Vida. Muito pessoal é só para mim., impublicável. Agora através dos AMIGOS. Foram 40 páginas digitadas. Mas, fiz Considerações Finais que serviram quase como um resumo e isso publiquei no Blog.

Às vezes “tento” ficar cansada, chateada, mas tenho tanta coisa para resolver que não dá tempo. Continuo sozinha neste mesmo espaço, Flavio “fugiu” do seu isolamento um fim de semana e ficou aqui e mais no fim do mês veio com Eliana comer uma pizza. Só vejo pessoalmente a Paula, (que me faz as compras e temos um papinho rápido) a Circe   porque continuamos trocando comidas. Ninguém mais. Vejo o Zé Raimundo quando vem buscar o lixo. O resto é só por falas.  Quando tenho saudades de ouvir minha própria voz  converso um pouco com a onça  (que agora tem nome (XABACA)  e com o sapo de pelúcia  (ainda sem nome) que fica perto da minha cama  e que participou ativamente  da minha vida em uma noite de visões  inexplicáveis Acordei  com o sapo sentado,  bem acomodado entre o radio relógio e o aquecedor. Não podia ter caído. "algo "Estava dependurado??????????? Enfim coisas que não conheço , mas respeito.

A Pandemia continua, ainda não atingiu o seu pico e as pessoas mesmo são culpados porque não respeitam isolamento e a contaminação corre solta. Não vejo muitas noticias na TV, mas acompanho o número de mortos que dá o “real” dos acontecimentos.  Não me assusto muito porque Pandemias sempre aconteceram nos anos de Homo sapiens, mas essa tem cumplices de globalização, facilidade nos deslocamentos, desigualdade social e conhecimento insuficiente do que realmente acontece. Mas, ou cansamos nós de ver tantos desaparecimentos de gente e tomamos jeito nos isolamentos e outros cuidados ou cansa o vírus e vai embora.

E a Natureza ainda brinca com a gente mandando um furacão onde não há previsão e uma nuvem de gafanhotos que ainda estão na Argentina, mas vem vindo. Quem sabe se está avisando que está aí um jeito de minorar a fome da Humanidade. e quer difundir o hábito de comer insetos com o gafanhoto uma fonte natural e enorme de proteína. Por que não?  Muitos já comem. E não seria ruim um gafanhoto frito em azeite virgem e bem torradinho, temperado com um molho de pimenta. Sei que tem um livro que aborda esse tempo. Flavio já me falou e estou providenciando ler mais sobre o assunto.

No mais, minha saúde física continua boa. Sou muito atenta às minhas necessidades fisiológicas e tudo continua dentro do esperado Acompanhamento na Geriatria do HC transferido pela Pandemia. Saúde Mental controlada mesmo em situações de estresse. Cognição e Memória “acho” que em ordem. Bom ler tudo que está escrito aqui para verificar se há coerência. Qualquer desvio, me avisem Acompanhamento na Psiquiatria HC também adiado.

Até a versão 4

Chega por hoje. Logo virá a versão 4. Até lá

 

 


 

30 di

Comentários

Mirian disse…
Minha amiga querida. Como é bom ler suas histórias de vida. Fazem bem para a alma. Tamojuntas. Forte abraço, Mirian
Querida Neuza.....a tecnologia digital nos aproxima...espero cd dua msis, fazer uso de muitas formas p estar junto de quem gostamos. Video por watsap, google meet, zoom, blog etc....
vou te chamar este fds agora la de casa....aqui estou em Campinas...mas vou pra lá hj.como vc ESTÁ sabendooestou * morando * em duas ciddes: 3 dias xem Campinas e 4 dias em Sumaré-sp pertinho.... ...*(q fazer...!?)*
Vc me inspira tb a escrever....com.mais vontade....apesar q as vx ne bx uma preguiça!!!!! qdo aprendemos deixaf canwta de lado....escrevemos e digitamos ....reescrever com tantas abreviaturas aqui no digital ..fazendo uso dk celular ou do notebook....

Ahh queria te dizer tb estou fazendo un curso on line*!!!com Arteterapeuta'Patricia Pinna- se chama MITOLOGIA GREGA E MANDALAS ASTROLOGASTROLÓGICAS..muito.legal...c novos conhecimentos...sim...muita informação , cheio de tarefas artisticas para realizarmos. Adorei saber de sua rotina. E de seu desempenho. Grande 🥰💞 abraço
livia mund disse…
Neuza, minha ídala, fonte inspiradora de meus dias. Que bom que você está se cuidando, e atenta. A rotina não tem como escapar, faz parte de nossas vidas, o dia a dia. Improvisando, escrevendo, você se distrai dessa mesmice que é a rotina. Vamos em frente com o nosso grupo"Corona" criado para armazenar "Gags" da mídia social. Estou por aqui, só me chamar quando quiser. Beijos.

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS