MINHA MINI GALERIA DE ARTE VISUAL
Até maio de 2007, minha
ligação com o mundo das artes era mais forte com a Música. Há mais de 30 anos
ouço música erudita e a conheço razoavelmente bem.
Mas, a partir de 7 de maio
quando comecei um estágio temporário (quatro meses apenas) na Fundação
Nemirovsky de Arte Moderna, comecei a entrar no mundo das artes plásticas,
agora chamadas Artes Visuais. E frequentei por esse tempo a Estação Pinacoteca.
Sempre que começo alguma coisa
nova quero ir fundo e contando com a tecnologia moderna via Google fiz dias e
dias de pesquisas sobre os artistas que tinham obras na exposição
Nemirovsky. Aprendi muito sobre Arte
Moderna. O que eu sabia era só o básico de arte Pré-Histórica, Românica,
Medieval, Renascentista, Barroca... O suficiente para me situar em
conhecimentos. Tenho até muito material,
pôsteres, livros, revistas... e quando fiz trabalhos sobre a Itália, Espanha e
Portugal, muita coisa foi levantada e estudada.
Mas, de Arte Moderna não sabia
nada e até dizia que “não gostava”. Claro, não conhecia.
Muitas vezes, quando acabava
meu tempo de trabalho na Fundação, circulava entre os quadros para reter mais o
que eles apresentavam.
E, por conta disso, entrei em
dois cursos que a Universidade Aberta à Terceira Idade oferecia no MAC – Museu
de Arte Contemporânea. Foi muito
difícil. Matéria optativa para graduação, tinha alunos de várias disciplinas
muito mais conhecedores de moderna filosofia do que eu. Tive que ler textos e
textos de Walter Benjamin, Merleau Ponty........ Mas tive a sorte de ter como
professoras duas excelentes curadoras do MAC, Carmen Aranha e Cristina Freire,
Heloise Costa, Katia Canton…E aprendi muito, muito, muito.
Curso de História da Arte no
MASP com Renato Brolezzi, durante anos, ampliou meus conhecimentos de Arte Visual,
mas continuo amadora e nunca uma expert no assunto.
E por conta do meu último
curso no MASP sobre Toulouse-Lautrec, voltei a me interessar por Arte Visual,
um dos meus caminhos de interesses.
E desengavetei minha coleção
Pinacoteca Caras, 20 volumes de vários artistas significativos na História da
Arte cada volume com quatro pôsteres de alguma obra.
Pôsteres com 29cm x 43cm não poderiam nem deveriam ficar na
gaveta e já há algum tempo enquadrava um dos pôsteres e reservava para ele um
lugar especial em minha sala. O que havia de explicação no verso do pôster eu
digitava e colocava em continuidade a ele.
A cada mês trocava (e continuo
trocando) o pôster e assim me asseguro uma overdose de informação visual e
descritiva.
Neste mês, como não podia
deixar de ser, o pôster em evidencia é de Toulouse Lautrec
O espaço tem 50cm por 150cm. É
mesmo uma MINI GALERIA
Para os encontros com idosas
fiz uma apostila de apoio “Uma
Brevíssima História da Arte” com 130 páginas, muita ilustração e que me
permitiu muitos conhecimentos novos. Além disso, uma linha do tempo das Artes
Visuais, inclusive Brasileiras, feita em uma primeira “edição” ”à mão” com 3m
de comprimento e mais tarde no computador. Impressa é um dos meus orgulhos
profissionais. Completei com “Uma
Brevíssima História da Arte Brasileira”
Sobre a mesinha ficam as
apostilas que montei sobre Arte Universal e sobre Arte Brasileira e na última
semana organizei em pastas devidamente identificadas os muitos recortes de
jornal sobre Arte. Uma verdadeira imersão em Arte
Às vezes me aventuro a
escrever algo sobre algum aspecto particular de Arte Visual como
E
ocupa um lugar de honra nesse pequeno mundo de Arte, um guia do Museu do Prado
de Madri, oferta de Pedro, ex aluno e de coração “meu filho espanhol”, e mais
do que tudo o que me emociona a cada leitura é a dedicatória aqui reproduzida.
Na sequência, desengavetei os volumes da
Pinacoteca Caras e com ajuda das invenções de meu filho Flavio fotografamos
capa e contra capa de cada volume para registro e perenidade da coleção cuja
resolução das imagens é ideal. Publicação de 1998 e impressa na Espanha. Aos
poucos vou tratando as fotos no Photoshop (apenas cortes, padronização de
tamanhos, e revisão no brilho e contraste)
Alguns exemplos
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