VIAGEM - 1º DIA
Conforme expliquei na minha postagem de 23 de maio, estou colocando no ar o texto que se refere ao meu primeiro dia de viagem.
O certo é que com a Espanha tenho uma ligação emocional direta porque minhas raizes estão nela. Meus avôs vieram de Espanha e meu pai veio “encomendado” de lá. E, alguma coisa arquetípica aflora no sentimento e no comportamento.
Com
um ônibus do aeroporto fomos até a Praça Cataluña à procura do hotel que
tínhamos reservado, Hotel Central Barcelona na Carrer (rua) Diputació 346 na Eixample, um distrito da cidade próximo ao centro.
Andamos uns 10 quarteirões provavelmente pela Avinguda (avenida) Diagonal, perguntando e perguntando. E cada uma de nós puxando duas malas relativamente pesadas e mais as bolsas. De quando em vez parávamos, descansávamos:
PRIMEIRO DIA – SEXTA
FEIRA – 30 DE MARÇO DE 2012
Na
primeira hora deste dia (01h35min) estamos decolando do aeroporto de Guarulhos
(São Paulo, Brasil) rumo a outro hemisfério. Saberemos que chegamos lá quando
nos saudar a constelação da Ursa Maior. É a constatação material, visivel, da
mudança de hemisfério.
A constelação da Ursa Maior
(UMa) é uma das mais facilmente identificáveis nos céus noturnos do hemisfério
norte. As suas estrelas principais conferem a esta constelação uma imagem muito
característica como se mostra na figura
Assim ao longo da noite
veremos a Ursa Maior em diferentes perspectivas. Sendo uma constelação que está
muito próxima do polo, permanecerá visível, total ou parcialmente, durante toda
a noite do hemisfério norte.
Não
vimos o avião, porque entramos diretamente pela conecção, mas já sabia que era
um Boeing da Singapore Airlines
O Boeing
777 é um avião widebody (fuselagem larga) de longo alcance,
projetado e fabricado pela companhia norte-americana Boeing. É o
maior avião bi-jato do mundo, com o motor mais potente já produzido. Pode
transportar entre 283 e 368 passageiros na configuração de três classes, por
até 17.000 km, ligando as principais capitais sem escala. As principais
características visuais do Boeing 777, que o diferem dos demais aviões, são o
diâmetro de suas turbinas (são
as maiores do mundo), seu trem de pouso
com seis pneus cada (total de 12), e sua fuselagem tipicamente circular e comprida.. O
modelo original produzido foi o 777-200, que entrou em serviço em 1995, seguido do modelo
777-300, com mais 10,1 metros de comprimento, entrando em serviço em 1998. A versão extended-range (ER), com maior alcance em voo, entrou
em serviço em 2004 (ER)
A partir de 2008 a Singapore Airlines passou a operar a maior
frota do avião em todo mundo. O modelo mais utilizado atualmente é o 777-200ER,
com 410 unidades entregues até 31 de maio de 2009. Devido aos
crescentes custos com combustíveis nesse período, as empresas aéreas
optaram pelo 777 como uma alternativa muito eficiente frente aos outros aviões widebody.
Seus motores são 40% mais potentes e consomem 22% menos combustível
O
Boeing 777-300ER é a versão Extended Range (Alcance Estendido) da versão
777-300, e contém algumas modificações, incluindo os motoresGeneral Eletric 90-115B,
que são os motores aeronáuticos mais poderosos do mundo, Outras características
incluem asas com desenho mais moderno, fuselagem reforçada e mais pesada e
maior alcance, que é de de 14,685 km.
E aqui está ele
Recepção
cordial, simpática, risonha, das lindas comissárias nos seus trajes típicos,
coloridos e ressaltando a elegância das “meninas”.
O
encaminhamento para nossos lugares nos fez passar pela primeira classe,
evidenciando os diferentes níveis sociais.
Não tem jeito? A passagem do bom
para o “menos bom” assusta e entristece
um pouco. A humanidade explicitada. Apenas uma constatação.
Logo
começam os agrados gastronômicos. E um café da manhã completo com cardápio internacional acalma o
estômago e convida para um cochilo.
Quando
o avião atingiu a velocidade de cruzeiro, já acomodadas para o descanço
noturno, a lembrança dos acontecimentos de poucas horas antes se fez presente.
Fez parte real desse primeiro dia.
Chegamos
às 22h00min e no chek-in alguem pediu para me fotografar. Não entendi porque,
mas consenti. E em seguida, novo convite e algumas fotos foram tiradas como
registro do primeiro aniversário da Singapore Airlines no Brasil, em São Paulo.
Por que não? E as fotos estão aqui.
Embarque
à 01h35minh, noite tranquila, sem turbulencias regada a lanchinhos, refeições
completas. Sempre sorrisos e atenções. 12
horas no ar como se estivesse em casa. Rota pela costa do Brasil até o Rio
Grande de Norte para só então desviar rumo à Europa. Passa por Cabo Verde e norte da África, e
agora sim rumando para Barcelona, seu destino intermediário antes do destino
final, Singapura.
Flavio,
usando a tecnologia que conhece bem, com um programa Flightware, foi seguindo o
avião por todo o caminho. A cada momento sabia exatamente onde eu estava.
Maneira sua de me acompanhar.
Uma
aterrisagem perfeita e aí sim o “desovar” dos mais de 300 passageiros exigiu
paciência. Impossivel ser de outro modo.
Até
logo Singapore Airlines. Até dia 23 quando voltamos a nos encontrar.
Chegamos
finalmente a Barcelona, única escala. São 17h35min, considerando às 5h de
diferença pelo fuso horário.
O
aeroporto de Barcelona é o segundo do país depois de Barajas em Madrid e é
conhecido como Aeroporto del Prat. Fica
a 14 km do centro da cidade (ou 12, OU 10 segundo outros registros) . De arquitetura moderna apresenta obras
de arte como O Caballo, escultura de Botero. Tem um amplo
estacionamento coberto e em vários niveis.
Fernando
Botero é pintor e escultor colombiano (mexicano?) nascido em 1932 em Medellín
(Antioquia). É considerado o artista vivo originário de América Latino mais
cotizado atualmente no mundo. Seus
protótipos obesos e sua figuras descomunais e monumentais lhe deram fama internacional.
Começamos
a viagem pela Espanha. Por quê?
Planejamos dessa forma ou isso aconteceu porque escolhemos a Singapore Airlines
para voar e essa companhia só faz escala na Espanha, em Barcelona? Acho que foi
por isso.
O certo é que com a Espanha tenho uma ligação emocional direta porque minhas raizes estão nela. Meus avôs vieram de Espanha e meu pai veio “encomendado” de lá. E, alguma coisa arquetípica aflora no sentimento e no comportamento.
E
Baracelona? O que é? Como é?
Andamos uns 10 quarteirões provavelmente pela Avinguda (avenida) Diagonal, perguntando e perguntando. E cada uma de nós puxando duas malas relativamente pesadas e mais as bolsas. De quando em vez parávamos, descansávamos:
.
Finalmente
encontramos o hotel quando já estávamos exaustas. Era na Eixample, distrito que ocupa a parte
central da cidade.
Nosso
quarto era no segundo andar à direita
Hotel
razoável, mais para albergue, com um elevadorzinho no qual cabiam só duas
pessoas. Uma de nós sempre tinha que ir pelas escadas subindo dois andares. Além
de pequeno, tinha uma porta pantográfica antiga que sempre espremia ou bolsas
ou nós mesmas. Provocou muitas rizadas. Paredes revestidas de papelão mereciam
fotos que nos esquecemos de tirar. No
hotel, tudo muito antigo com portas sólidas e trabalhadas. Bonito mesmo.
Nos
instalamos e fomos comer em um
restaurante xinês (sim, xinês com X) e dormir.
Nessa
noite tive pesadelos, medos e pavores pelos barulhos desconhecidos. Momentos de pavor causados pelo cansaço.
Custei a me acalmar para dormir.
Esse
foi o nosso primeiro dia de Europa, de Espanha, de Barcelona.
Comentários
Bj. Célia.
Espero encontrar a senhora em outros voos com a Singapore Airlines