UM DOMINGO NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA


Não importa que tenha sido a semana difícil, se muitos compromissos não puderam ser honrados, muitos desejos não realizados, muitas ansiedades refreadas, muitos problemas desagradáveis empurrados para “debaixo do tapete”.

Um domingo musical por excelência compensa e faz esquecer tudo.

Esse domingo foi hoje, dia 27 de agosto. Último domingo do mês, escolhida foi a programação do Museu da Casa Brasileira.  Por que? O nome JAFFÉ foi suficiente para saber que teria música de qualidade.

Acompanho o nome há muito tempo, e nem sei quantos anos os nomes de Alberto e Daisy Jaffé fazem parte da minha vida de ouvinte de música.
Sei que a família toda é musical. Que eu saiba Marcelo toca viola, Claudio toca violoncelo, Leonardo toca violino e Renata está brilhando como maestrina. E parece que há uma além de violinista também cantora.

Claudio Jafffé só ouvi uma vez quando o Quarteto teve que se deslocar para os porões do Theatro Municipal porque o saguão onde eles tocavam ia ser usado por algum evento político.  Claudio estava de passagem para visitar a família e foi constituir um Quinteto. Não me lembro em que ano foi mas faz muito, muito tempo.

Marcelo vejo sempre que posso no Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo com sua viola e seu humor incomparável para apresentar o programa. Impressionante é ver o seu olhar de compartilhamento com os outros componentes. Olhos que falam com Betina, Nelson e até há pouco tempo com Robert (agora?)

Leonardo ainda não conheço mas sei que é violinista jovem já conceituado e que estuda em Londres. Certamente faz jus ao DNA que recebeu.

Renata só vi uma vez em 2012 no mesmo Museu da Casa Brasileira já apresentando a orquestra atual com outro nome (???), mas o mesmo patrocinador. E revi hoje em uma manhã de música, como maestrina da Orquestrado Instituto GPA.

A surpresa foi uma orquestra de participantes só “meninas” A Orquestra do Instituto GPA é integrada por alunas do Programa de Música e Orquestra das Unidades de Osasco e Santos. São jovens entre 10 e 21 anos em uma iniciativa de inclusão social funcionado desde 1999. As “meninas” de hoje estavam lindas todas de azul; muitos contrabaixos, muitos cellos, violas e violinos. Entre os contrabaixos, chamou minha atenção uma belíssima negra, quase da altura do seu instrumento e simpatia irradiante. Nem sei seu nome.  Renata apresentando cada peça com profissionalismo e humor. E simpatia irradiante.

No programa, Edu Lobo (Beatriz), Chico Buarque (Ciranda da Bailarina). Henry Mancini (The Pink Panther) etc. etc., mas, bonita mesmo foi apresentação da suíte de Bach e em seguida a Bachiana nº5 de Villa-Lobos inspirada na composição de Bach. Linda e emocionante. E a fantasia de Cirandas de Caudio Jaffé me fez voltar às cantigas de roda que eu tinha recuperado para meus trabalhos há uma semana.  Coincidências.

Impressionante as semelhanças entre Marcelo e Renata. A maneira de se comunicar, a interação com os ouvintes, o humor sutil. Até a postura. DNA familiar se manifestando. Como disse José Saramago “Há sempre uma linha no rosto que pertence a um outro novelo”.  Prestei a tenção e encontrei essa linha entre Marcelo e Renata.
E, há uma   outra geração dos Jaffé a caminho da música (??)

Emoções pessoais são indescritíveis.

Fico por aqui.









Comentários

J Araújo disse…
Dona Neuza, assistir um pequeno trecho de uma entrevista sua na manhã de sábado 23/09. Achei fantástica. Tenho 64 anos e aprendi muito do pouco que ouvi. Também sou blogueiro e de agora em diante vou mudar, ou melhor, acho que vou inserir alguma coisa sobre as boas lembranças. Abraço!
J Araújo disse…
Dona Neuza, assistir um pequeno trecho de uma entrevista sua na manhã de sábado 23/09. Achei fantástica. Tenho 64 anos e aprendi muito do pouco que ouvi. Também sou blogueiro e de agora em diante vou mudar, ou melhor, acho que vou inserir alguma coisa sobre as boas lembranças. Abraço!
Paulo Com 87 disse…
Meu nome é Paulo, lhe conheci no programa " Como será..". Parabéns
Dona Neuza acabei de assistir sua reportagem estou admirada com sua vida dinâmica e seu prazer em escrever e ensinar seus métodos.
Unknown disse…
Que linda vovó 😍
Parabéns pelo seu exemplo.
Deus te abençoe meu amor.
Bjoss
SylvesterBR disse…
Conhecendo um pouquinho da história da Vovó Neuza no programa Como Será de hoje e fascinado pela seu trabalho e ânimo. Um exemplo a ser seguido por todos na melhor idade. Parabéns.
Unknown disse…
Sábado 23/09/2017

Eu com meus 48 anos acompanhando seu lindo trabalho na apresentação de hoje no canal da rede globo no programa Como Será ? Meus parabéns a senhora.
Rita Buono disse…
Amei de paixão assistir sua participação no "Como Será".
Continue, não pare. O Universo precisa da sua LUZ!!! Gd abraço.
Unknown disse…
Parabéns!! Acabei de assisitir a reportagem. Achei sensacional e um exemplo a ser admirado e seguido. Parabéns por fazer tão bem as pessoas, Dona Neuza. Beijos no coração.
Regina Carvalho disse…
Dona Neuza
Parabéns pelo trabalho como escritora e blogueira.
Uma lição de vida!
Bjs no coração!
D. Neusa amei a reportagem. Fonte de inspiração de vida !!! Parabéns pela sua vitalidade!!!
Unknown disse…
Maravilhosa.Isso prova que com o amadurecimento passamos a ser pessoas melhores e podemos ser exemplo para jovens e demais pessoas.

Unknown disse…
Parabéns dona Neuza! Amei seu projeto de vida. Muitas pessoas devem buscar inspiração na sua história, e que depois dos sessenta temos projetos sim!
Marta disse…
Dona Neusa, Parabens pela sua vitalidade. A semhora é um exemplo a ser seguido. Grande abraco
Carmen Bonifati disse…
Parabéns vovó Neuza. Amei a sua história. Sou educadora. Tenho 2 blogs e estão esquecidos. Vou retomá-los dwpois de assistir a sua entrevissta hoje.
Carmen Bonifati disse…
Parabéns vovó Neuza. Amei a sua história. Sou educadora. Tenho 2 blogs e estão esquecidos. Vou retomá-los depois de assistir a sua entrevista hoje. Tenho 57 anos
Unknown disse…
Bom dia... Meu nome é Jacyane.
Dna. Neuza...acho incrível a sua descrição...me sinto tão situada...tão presente...Ah! estou falando no feminino porque uso as redes sociais do meu marido, por completo abandono de mim mesma...mas amei vê-la hoje pela manhã no programa na rede globo...(totalmente por acaso), mas prendeu minha atenção...depois vim procura-la...e pronto! terminei de me apaixonar! Linda! Amei te ver... Grande exemplo... !!!!
Graça Filadelfo disse…
Dona Neusa, assisti à matéria no programa 'Como Será?'deste sábado, 23 de setembro. Fiquem encantada com seu jeito de viver, de forma alegre e tantos projetos. Vou acompanhar seu blog. Parabéns!!!
Graça Filadelfo disse…
Dona Neusa, assisti à matéria no programa 'Como Será?'deste sábado, 23 de setembro. Fiquem encantada com seu jeito de viver, de forma alegre e tantos projetos. Vou acompanhar seu blog. Parabéns!!!

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS