EU E O BLOG OU...O BLOG E EU

No mês de março começam as aulas da Universidade Aberta á Terceira Idade da USP. E eu faço vários cursos.
No mês de março começam módulos novos de cursos da Casa das Rosas. E eu os freqüento desde 2006.
No mês de março começam as minhas oficinas de Resgate de Memórias do CRECI.
E aí, eu fico sobrecarregada de tarefas e só acalmo quando tudo entra em rotina.

Foi nesse mês que meu filho Flavio chegou dizendo:
-Mãe, vc ainda não tem seu BLOG?
-Claro que não!! Não tenho tempo para ficar brincando como a moçada ou dando palpites políticos como muitos. Também não sou jornalista para dar noticias em tempo real.

Desde janeiro, Karen, do ESCREVIVENDO da Casa das Rosas vinha me assediando com essa para mim nova ferramenta virtual. Ela já tinha postado no www.escrevivente.blogspot.com as produções do módulo “Seres Imaginários” e estava em vias de publicar os textos do módulo Escrevivendo Resenhas. Eu estava resistindo, mas a idéia foi ficando incubada e quando Flavio levantou o problema eu já estava pronta para aceitar. Ponto para Karen.

Na verdade eu não sabia bem o que era um BLOG.

E, o que é um BLOG? Não adianta procurar no Houaiss, no Aurélio, no Larousse ou qualquer dicionário. Não vai encontrar porque é uma palavra nova. Resultado de uma era nova, dominada pela informática. Pesquisei e aprendi:

BLOG (Weblog) é uma página da web (ou site) de fácil utilização, cujas atualizações (chamadas post) são postadas rapidamente e organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Um diário eletrônico.
Pode-se postar rapidamente o que se pensa e interagir com pessoas.
Os posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escrito pela mesma pessoa.

Esse sistema de comunicação apareceu em 1997.

Muito importantes são os links – agregação de informações - que divulgam publicações, artigos... Há blogueirso que recebem créditos pelos links agregados.
Os BLOGS recebem comentários, opiniões quase em tempo real.
BLOGUEIRO é quem pertence à comunidade que utiliza BLOG como meio de comunicação e BLOGOSFERA é o mundo dos Blogueiros.
Na Educação os BLOGS são excelentes ferramentas para publicação e discussão de idéias, e como compartilhar de conhecimentos.

Dia do BLOGUEIRO – 31 de agosto.

Flavio achou que o material que eu já possuía escrito deveria ter mais visibilidade, e que através do BLOG mais pessoas poderiam tomar conhecimento dele, uma vez que BLOGS são ferramentas atualmente muito difundias. Atualmente há no mundo uns 70 milhões de blogueiros. De certa forma fiquei envaidecida porque não são todos os filhos que querem a mãe mergulhada na modernidade, principalmente virtual e que sabem que lhes vai dar trabalho de consultas técnicas.

E montamos o MEU BLOG. Escolhi o mesmo nome do meu e-mail, que a todos é simpático O BLOG DA VOVÓ NEUZA. Fácil de montar, no dia três de março escrevi as minhas primeiras postagens. Apresentei-me como “Quem eu sou” em um auto retrato e auto avaliação neste 2008.

As primeiras postagens foram certamente sobre assuntos mais fortemente ligadas a mim: musica e São Paulo. Deixei claro também que o BLOG DA VOVÓ NEUZA não seria um Blog temático, político ou específico. Seria uma colcha de retalhos.Teria de tudo um pouco. Se duvidar, coloco até receitas culinárias.

Escrevi:

"Alô amigos
Tudo o que eu escrevo é de minha inteira responsabilidade.
Representa a minha opinião, a minha maneira de ver e está relacionado à minha personalidade, bagagem cultural e afetiva, estado de espírito do momento e circunstancias outras.

Portanto, algumas das "minhas" afirmações, eventuais críticas e considerações são sujeitas a "chuvas e trovoadas no decorrer do período"

Gostei da nova ferramenta, novidade para mim.

E fui postando, fui postando e me admirando que tanta gente passasse pelo BLOG DA VOVÓ NEUZA.

São poucos os comentários, porque mesmo as pessoas que lêem não tem muito tempo, mas eu não ligo muito. Escrevo e posto para minha satisfação pessoal, de poder colocar no ar meus pensamentos, aquilo que pesquiso e aprendo e que quero partilhar. E principalmente partilhar minhas memórias. Testemunhar um outro tempo, uma outra sociedade, outros valores. Também vou passar a usar links com textos que podem agregar conhecimentos.

E meu cotidiano foi mudando. Antes de sair geralmente dou uma olhada No SITEMETTER (medidor de visitas) e me assombro com o numero de visitas. Um BLOG simples como o meu, de alguém desconhecida como eu, em um dia da semana passada recebeu nada menos que 116 visitas. Em retribuição, tenho que encontrar mais tempo para também visitar e ler BLOGS de outros e não apenas navegar por eles.

Tenho alternado textos já escritos principalmente de memórias com textos de atualidades, de atividades minhas, de algumas pesquisas, de comentários pessoais.

Não resta duvida que é mais um trabalho para mim. E não é pouco, mas até aqui tem compensado. Cria mais responsabilidade porque as postagens têm que ser continuas, sem o que perdem o interesse. Mas, VALEU.


Quando o ESCREVIVENDO MEMÓRIAS teve o seu BLOG, eu já tinha o meu BLOG e então fui me ligando e participando não só do Blog Escrevivendo, mas na criação dos blogs pessoais. Muitos criaram o seu, mas acho que poucos o estão utilizando. Karen postou produções dos participantes da oficina e, portanto disponibilizou os textos de todos para todos.

Como eu, acho que ainda não se deram conta do quanto a ferramenta é útil para a divulgação de seus textos e como cria a possibilidade de se criar uma rede com comentários e troca de opiniões. E para a Educação será a ferramenta do futuro.

Estamos substituindo a distribuição comum (os textos chegavam a mim e eu os distribuía) por ferramenta tecnologicamente mais eficiente. Ainda não temos prática, mas chegamos lá. No próximo módulo usaremos BLOGS mais freqüentemente e de maneira mais racional. Será uma ferramenta obrigatória.

O BLOG será o espaço virtual ideal para a publicação dos textos dos participantes do ESCREVIVENDO

Comentários

Anônimo disse…
Olá. Vou dizer algo por aqui, que é prático. Sou professor de história na Universidade Federal de Campina Grande (Paraíba), e estudo escritas memorialísticas de pessoas socialmente tidas por idosas (ou velhas, ou na terceira idade...). Encontrar seu blog foi motivo de grande alegria, e gostaria muito se pudéssemos estabelecer um contato mais sólido. Já aprendi muito que o que li por aqui... O meu e-mail é: alarconagra@oi.com.br; se for possível, faça contato, para conversarmos... De todo modo, receba de cá sinceros votos de felicidade.

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS