CONTABILIDADE ANUAL – uma prestação de contas a mim mesma.

Nos primeiros dias do ano (quando dá) costumo fazer a Retrospectiva do ano anterior. É uma coisa muito trabalhosa porque preciso ler minha agenda folha por folha, separar itens diferentes  e depois digitar, sempre com comentários, considerações.

Tenho feito essas Retrospectivas  desde 1994 mais ou menos, ainda não com a organização  que tenho agora.  Tenho agendas  anotadas dia a dia há mais de 20  anos, mas só há 17 anos organizo Retrospectivas.

É muito interessante porque mostra exatamente o que fiz, como fiz e dá para, em uma anállise superficial, saber o que tudo o que fiz significou para mim. . Aumenta muito a minha auto estima porque mostra que eu faço realmente alguma coisa e não “passo pela vida em branca nuvem.”

Depois que Ayrton fechou seu ciclo de vida,  melhorei a organização dessas Retrospectivas e cheguei a juntar as retrospectivas 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005 e fazer uma síntese desses Seis anos sem Ayrton que eu chamo de  síntese 1. Deu muito certo e agora pretendo juntar as retrospectivas  de 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 numa síntese 2,  para  a qual ainda não escolhi o nome. Sem pressa. Chega sozinho.  E mais ainda, quando essa segunda síntese estiver pronta  farei outra mais abrangente, que virá desde 2000 até 2010.  Vamos ver se dá certo.
Por enquanto estou fazendo uma análise desta última retrospectiva.  A de  2010.

Para o que posso responder com números: quantos livros eu li? quanto escrevi? quantos cursos fiz?  quanto trabalhei?  a quantos filmes assisti? quanto escrevi para os blogs? E twitter? Quantos contatos tive com a mídia? Como foi o meu contato com amigos? A quantos eventos fui? O pouco que viajei ? Quantas pessoas da familia morreram?

Vamos lá:

Quantos livros eu li    - apenas 22. Muito  menos do que eu costumo. Porque tenho que ler textos do cursos, principalmente de lingua Portuguesa que  são muitos e interessantes. Dos livros  que eu li gostei demais de “A Linguagem da Paixão” de Vargas llosa que tenho também o original. Não gostei nada de “Malu de Bicicleta” de Marcelo Rubens Paiva. É muito chulo (e eu não sou nada puraitana). Ele escreve muito bem para precisar desse recurso. Mas não sou critica literária e não estou aqui senão para registrar minhas leituras.

Quanto escrevi -  mais ou menos 28 textos dos mais variados assuntos. Todos impressos e na pasta do ano
.
Quantos cursos fiz – ano dificil. Poucos cursos. Apenas 10
Na USP - Encontros Culturais do prof. Terron, Memória e Acervos Pessoais (interrompido pelo IEB) na Biomédica tenho atividades variadas (curso Universo Sonoro etc etc.) Lingua Portuguesa –ECA; curso sobre Chopin na Mariantonia.
No Masp – História da Arte (curso continuado)
Na Casa das Rosas – Encontro com Clarice Lispector, O Mundo de Marcos Rey e Edição de Texto.
No CIEE – 7º curso sobre a História de São Paulo – São Paulo de todos os Povos. 10 palestras.

Quanto trabalhei – Remunerados:  Na Casa das Rosas: Palestra sobre o Centro de São Paulo e sobre a Avenida paulista (ppt); Trabalho sobre o Resgate de Memória que teve que ser  condensado em apenas 2 meses, mas teve sucesso.  Na Estação Ciência participação na  Exposição do prof. Pavan. Em Valinhos palestra com o tema “O Idoso na Era Atual”
Trabalhos pessoais – Atualização da lista telefônica – um trabalhão; Organização das pastas do meu acervo:  resultaram 21 pastas pessoais (minha vida desde que eu nasci até 31 de dezembro de 2010), 17 pastas de estudos e 18 pastas da familia.  Ajeitei melhor  o escritório para ficar com tudo a mão.

A quantos filmes assisti – nos Encontros Culturais  27, todos filmes escolhidos a dedo e diferentes.  No circuito comum  - 7; na TV 3. Não dá tempo de ir ao cinema. E às vezes nem de ver TV

Quanto escrevi para os blogs – não é fácil alimentar dois blogs e muitas vezes me atraso. E aí surge uma frase na tela do laptop: “Atualise seus Blogs” de meu filho que não me deixa esmorecer. Mesmo assim no blog da Vovó Neuza publiquei este ano 61 textos contra 71 em 2009 e 132 em 2008- Tenho 880 seguidores (com certeza sazonais)
No TopBlog, mais específico – só sobre a cidade de São Paulo – consegui publicar 56 textos
Twitter – 246 postagens com 118 seguidores.

Quantos contatos tive com a mídia – apenas 16 contra 39 do ano passado. Tv, rádio e jornal. Ainda bem que estão me esquecendo. Toma  tempo, dá trabalho,  mas eu não me nego porque é trabalho dos repórteres.

Minhas Atividades Culturais -  Fui a  40  concertos (ou recitais ou apresentação de pequenas formações). Assisti ao curso do Dante Pignatari sobre Chopin, e participei  como  palestrante do curso de uma semana  - Universo Sonoro (Biomédicas-Estação-Ciência).Visitei poucas exposições de Artes Visuais mas não faltei a um sábado da História da Arte no Masp.

Minha  relação com os amigos – Entre visitas feitas e recebidas consegui contabilizar  umas 60 durante o ano. Todos os assuntos, todas as idades, ambos os sexos. É muito gratificante.
A quantos eventos fui -  36 no ano.

O pouco que viajei – Costumo dizer em gozação que minhas condições financeiras não chegam para ir além de Pirituba. Não é bem assim, mas é quase assim.  Neste ano fui  uma vez à São Carlos (230 km),  3 vezes para São Roque (60 km), e para Sumaré-Valinhos  a trabalho.(pouco mais de 100km)

Quem morreu da familia— Dona Mercedes – mãe de minha cunhada; Davi primo do Ayrton, Mercês a mais chegada, amizade de 60 anos.

Vida dos filhos e netos. – É pessoal não entra neste resumo.

Na contabilidade do ano
ACHO QUE “VIVI”


Comentários

dorotypn@gmail.com disse…
Dona Neuza...amei esta sua contabilidade anual...a sua prestação de contas mesmo sendo "só" de seu interesse...nossa...dá muito o que pensar e refletir pra quem anda se queixando da vida e de falta do que fazer...cheguei ao seu blog agorinha pra conhecer...e fiquei encantada...já me deu muitas idéias do que fazer na minha vida pessoal...e agora vou tentar usar mais prontamente na vida profissional...muito obrigada por dividir tanta luz...bjus...Doroti

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS