MEMÓRIAS, BEIJOS, CINEMA PARADISO

ESCREVIVENDO é o nome da Oficina que faço na Casa das Rosas desde 2006. A cada bimestre um tema.
O tema deste bimestre é: MEMÓRIAS DE AMOR, e como primeiro texto tivemos que escrever sobre BEIJO. Enfoques os mais variados desde beijos roubados, de amor, de paixão, ocasionais, esperados, imaginados... Muitos escreveram, leram e tudo foi comentado.

Minha memória é associativa (nem sei se existe esse tipo de classificação) e não precisei muito para lembrar do filme CINEMA PARADISO que tem tudo a ver com o tema: foi feito em cima de MEMÓRIA e tem nos BEIJOS um fio condutor que só se evidencia no final.

Cinema Paradiso é um filme italiano de 1989, com direção e roteiro de Tornatore e musica de Ennio Morricone, o que por si só o recomenda.

Passa-se em uma pequena cidade da Sicília e através de flashbacks de memória, Salvatore lembra toda a sua vida de menino que se encantava com o velho cinema da cidade e aprendeu a projetar filmes quando o operador ficou cego. Hilariantes são as cenas de corte dos beijos dos filmes porque o padre não permitia que o povo os visse. E o final é de beijos e beijos e beijos. Não conto detalhes. Vejam o filme. Vale à pena.

Uma bela e emocionante maneira de ilustrar MEMÓRIA e BEIJOS.

Comentários

Joice Worm disse…
Olá Neuza, cheguei aqui através da dica do Tiago - Bossa Nova Café.
Descobri um texto dele que comenta sobre você e o seu bem escrever. (Não vou lhe tratar por senhora, pois assim crio uma distância que não pretendo... risos).
O Tiago tem razão. Tens uma escrita fluente e deliciosa. Hoje li este post (que por sinal, já vi o filme e adorei!) e seguirei lendo os anteriores. Estou em Espanha e vou saindo para o Curso. Aqui são agora...9:59. Cinco horas a mais que no Brasil. É possível que ainda estejas dormindo. O que me faz pensar que eu acordei muito cedo (hehe).
Um beijo doce minha querida.
Um bem haja à sua existência!
Joice Worm

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS