VOCÊ SABIA QUE...

Em 1907 a grafia oficial da palavra Brasil era com S. Assim está na cunhagem das moedas de 500 réis desse ano. Trazem numa face a cabeça da República (uma mulher de barrete frígio, olhando para a esquerda)e, na circunferência está escrito: Estados Unidos do Brasil,1907.Do outro lado está escrito 500 réis e, em torno Ordem e Progresso,V gramas.

Em 1913 escrevia-se oficialmente com Z.A moeda de 500 réis, dêsse ano, traz numa face a cabeça da República olhando para a direita, em trono Estados Unidos do Brazil, com Z e a data 1913. Na outra face vemos as armas da
República, o valor 500 réis e Ordem e Progresso.

Em 1922 Brasil escrevia-se de novo com S. Nesse ano a moeda de 500 réis traz numa face a efígie de Pedro I semi-coberta pela de Epitácio Pessoa e dizeres lembrando a Independência e o seu primeiro centenário, tendo embaixo Brasil com S. Na outra face está escrito 500 réis,rememora-se com dizeres a Independência e o seu primeiro centenário, e há no centro um cruzamento de três hastes, sustentando um facho aceso, uma coroa e um barrete frígio.

O S e o Z na grafia do Brasil deram lugar a polemicas eruditas entre filólogos, em que o argumento final era o desaforo de parte a parte.

Transcrito do livro”
São Paulo Nesse Tempo (1915-1935)
Jorge Americano – Edições Melhoramentos

Comentários

Kaique Andrade disse…
Legal, Legal... Bem Interessante!
Abraços.
Unknown disse…
Essa nossa lingua pe mto complicada viw?!
Anônimo disse…
Com S ou com Z o nosso querido país anda a passos de tartaruga....para os menos favorecidos de conhecimento...infelizmente.

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS